domingo, 19 de junho de 2011

Alguns minutos e...

Fonte: http://lady-jai.blogspot.com/
...ordem no caos!

Sim, se a vida chegou ao limite do caos você vai precisar de ao menos alguns minutos para "organizar a organização", saca? Pois é... Em meio ao caos completo que a vida se configurou nesta semana que passou, apertadérrima, com todos os prazos vencendo "dia 15", minha casa se tornou uma filial da baderna!

Sapatos na sala, bolsas idem, várias sacolas com coisas diferentes espalhadas por todos os cômodos... Afe! Agora de noite, domingo, PRECISEI tirar uns minutos para ao menos levas as coisas aos cômodos certos, prá começas a arrumar!

Foram 15 minutos. Só... E a casa já se assemelha a uma casa de fato... Antes estava parecendo um depósito de coisas, e desarrumado!

Não que seja uma grande arrumação, mas já dá certa aparência de ordem que, amanhã configurar-se-á em ordem de fato! :-)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pratos de bolo

Se tem uma coisa de "coisas de casa" que eu amo são pratos de bolo! Adoro, acho lindos.

Os de pé, então, ai, ai... E nem precisa lugar prá guardar porque eles devem ficar é expostos mesmo, de tão lindos! Então, já sabe, se quiser me dar um presente que vou amar, na certa, é um destes. Se for do tipo "da vó" então, eu apaixono!


 


Louças especiais: Como acomodar?

Travessinha para casquinha de siri.
Fonte: http://www.solostocks.com.br/
A menos que você seja fascinado por um desses pratos, ou seja um cheff, mesmo que amador, comprar e guardar louças especiais para algumas comidas é um problema doméstico. Por exemplo, pratos de escargot, conchas de casquinhas de sirí, pratinhos porta-saquinhos de chá, pratos de churrasco ou pizza, travessinhas e mini-bows para finger food, louças para culinária oriental... E assim vai! Eu, como gosto de cozinhar, tenho muitos deles, mas, confesso, são complicadinhos de guardar!

Linha Mikkel Jensen de louças para Finger Food
da Casamiga. Fonte: http://www.blogdadoural.com.br
O ideal, como tudo, é ter planejamento. Se você vai fazer uma festa temática somente, numa data específica, não tem necessidade alguma de comprar tudo. Alugue! É mais simples e prático.

Uma solução bacana é, em um grupo de amigos, dividir quem-compra-o-que e, assim, quando precisarem, uns emprestam aos outros e todos se divertem.

Por uma questão de praticidade mesmo, eu guardo esse tipo de louças e utensílios de pouco uso nas embalagens originais, nas prateleiras mais altas da despensa.

Isso deixa que fiquem sempre "por perto" e evita que, para usar, tenha que "escalar o mundo" para encontrar, mas muita gente não tem espaço na despensa, nem mesmo tem uma despensa para isso. O que fazer?

A gente sabe que, com pouco espaço, a gente tem que ser criativo, né? Caixas guarda-louça são ótimas soluções e, se bem pensadas, lindos itens de decoração. Resista à tentação de "porta-coisas" como os de matelassê... Ok, são lindos, mas exigem mais espaço ainda para serem acomodados em armários, né?

Guarda-roupas antigo, adaptado, com vidros
nas portas e laterais, guarda louças e cristais
de forma muito charmosa e prática.
Fonte: http://blogdareforma.wordpress.com.
Um belo guarda-louças antigo, repaginado, também pode ser uma opção bacana, prática, útil e, de quebra, bem charmosa.

Esse tipo de armário pode ser encontrado em antiquários e brechós e, como foi pensado para guardar justamente esse tipo de coisa, geralmente têm espaços internos generosos e pensados de forma a acomodar um número grande de ítens de forma segura.

Baús antigos, idem, adaptados, podem ser ótimos "esconderijos" para seus ítens queridos, sem deixar empoeirando e bem cuidados. Há alguns, inclusive, já feitos mesmo para isso, com divisórias internas específicas. E são ítens de decoração, podendo ser usados como mesa de centro, base de bar...