sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Oba, mudança!


Fonte: http://4.bp.blogspot.com 
Se existe um momento na vida em que a organização adequada não pode ser deixada de lado, este momento é uma mudança de casa.

Programar uma mudança não é uma coisa tão complicada, embora seja, sim, trabalhosa.

Há dois momentos distintos no planejamento de uma mudança: antes da mudança e a vida na casa nova.

Antes de mudar é importante defir ao certo o que será levado para a casa nova e o que não será levado. E isso não somente nos casos em que você muda para um imóvel menor. Nesses casos é, obviamente, imprescindível. Mas mesmo que você vá se mudar para um imóvel do mesmo tamanho, ou mesmo maior, é importante essa definição.

Isso para não gastar dinheiro atoa. Porque as empresas de mudanças combram por 'cubagem', ou seja, tamanho de sua mudança, em metro cúbicos.

Especialista em mudanças que sou (Na prática já me mudei de casa mais de 20 vezes!), posso garantir, não existe oportunidade melhor na vida para reafirmar objetivos e metas de vida do que uma mudança!

Para organizar sua mudança tenha em mente três coisas: tempo, objetividade e praticidade.

Aproximadamente um mês antes da mudança é interessante empacotar e etiquetar seus objetos de menos uso. Por exexmplo, se estivermos no verão, as roupas de inverno podem ser empacotadas e etiquetadas, e vice versa.

A menos que você use diáriamente, livros, filmes, CD e DVD também podem ser selecionados, embalados e etiquetados.

Uma boa maneira de organizar caixas e pacotes é separar por cor, ou numerar e listar o que cada um contém. Vai facilitar MUITO na chegada na nova casa, saber qual caixa abrir e arrumar primeiro.

Mesmo que você esteja se mudando "prá rua de cima" é importante marcar uma data (E cumprir!) para a mudança. Senão a mudança não termina nunca!

Já caí na estratégia, mais que furada, por sinal, de tentar me mudar "aos poucos"... Garanto: É fria! Depois de uma semana você já estará completamente confuso, sem saber se uma coisa que precisa já está na casa velha, se ainda está na casa nova, ou se perdeu-se...

Fonte: http://www.organizesuavida.com.br
Se você está trocando de mobília é interessante já mandar entregar as coisas novas no imóvel novo. Instale e teste tudo. Mas, se não é possível, como casos de imóveis em fim de obra, ou reforma, não deixe fechado sem testar. Podem perder a garantia antes mesmo de serem usados. Teste tudo, e certifique-se de estarem em ordem, ou deixe para comprar depois de já ter mudado.

O tempo necessário para a preparação de uma mudança varia de acordo com o tamanho da mudança, o tipo de itens que serão transportados e até mesmo a distância entre partida e chegada, mas, em média, uma semana é suficiente para preparar adequadamente uma mudança que seja feita por uma empresa especializada. Vamos ao passo a passo:

1. Uma semana antes: Separe as roupas que irá usar nesta semana, e na seguinte. A primeira semana na casa nova geralmente é dedicada a arrumar as coisas. Será mais simples se você já souber as roupas que vai precisar usar, e deixá-las à mão.

2. Objetos de valor, como joias e documentos, devem ser retirados de casa e, se possível, levados por você para a casa nova somente depois da mudança instalada lá. Deixe na casa de algum parente ou amigo, ou, ainda, se forem de muito valor, em cofres de bancos.

3. De dois a três dias antes da mudança reúna alimentos abertos e em uso, bem como panelas que ficaram em uso em uma caixa grande, que será definitivamente transportada no dia da mudança, preferencialmente em carro separado, mas que deve comportar as coisas necessária para o primeiro dia na casa nova. Cafeteira, alguns talheres, dois ou três compos e canecas, enfim, um "kit mudança" deve ser separado e estar junto com você.

4. Cerifique-se de reservar a data de saída e entrada no novo endereço da mudança. No caso de condomínios verticais há regras rígidas quanto a datas e horários. informe-se com antecedência e reserve datas, elevadores etc.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com 
5. Na véspera desligue geladeira, fogão, freezer e demais eletrodomésticos da tomada, recolha réguas de energia e benjamins em uma caixa única, bem como um kit de ferramentas com martelo, pregos, alicates, fita adesiva, chaves de fenda de diversos tamanhos etc. Pode ser muito útil, na casa nova, para as primeiras instalações. Durma em um hotel, se for possível, para evitar haver lençóis usados e toalhas úmidas a serem transportados. Se não for possível, use o mínimo necessário e, assim que acordar, empacote tudo, etiquete a aguarde a empresa de mudanças.

6. No dia da mudança procure acordar ao menos duas horas antes da hora marcada para mudar, se for marcada pela manhã, como na maioria dos casos. Tome café da manhã na padaria mais perto de casa e aguarde a empresa chegar vestindo roupas confortáveis e, preferencialmente, calçados seguros, como botas ou tênis.

7. Sempre deve haver alguém da família acompanhando a mudança, mas crianças e animais domésticos devem permanecer longe! Creches e 'day cares', bem como hotelzinho para os pets devem ser contratados com antecedência. se as crianças puderem dormir na casa de amigos ou parentes é melhor ainda.

8. Acompanhe todo o embalamento de sua mudança e certifique-se de que tudo o que vai ser transportado está dentro do caminhão antes de assinar a nota fiscal.

Pronto. A mudançca acabou!

Mesmo? Não...

Acabou a metade da mudança. Agora vamos ao momento pós-mudança: a chegada na casa nova.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/
Ok, você seguiu todas as dicas de como organizar sua mudança de casa, mudou, deu quase tudo certo e agora está na casa nova, no meio de pilhas e pilhas de caixas, sem saber direito por onde começar?

Vamos lá.

Uma lista de dicas para você começar a organizar sua casa nova:

1. A vontade de terminar tudo o mais rápido possível pode ser grande, mas, creia, é a maior inimiga de quem acaba de mudar. Isso porque, por mais planejada que seja uma mudança, sempre haverá eventualidades e acontecimentos para os quais a única coisa possível será ter paciência.

2. Para dar início à arrumação, estabeleça prioridades e crie um plano de trabalho. Qual o cômodo precisa estar em ordem primeiro? Se você trabalha em casa, como eu, escritório tem prioridade, só perdendo para cozinha e banheiro. Mesmo assim, é possível tomar banho sem box, mas trabalhar em um computador (meu caso), sem mesa, cadeira, meus itens de trabalho, como livros etc., é quase impossível!

3. Em média uma semana, no mínimo, se leva arrumando uma mudança. Pode ser interessante conseguir alguns dias de folga no trabalho, ou se organizar (Caso de profissionais liberais e autônomos) para estar de folga nessas datas.

4. Crie uma 'agenda de arrumação' e siga a programação! Se aguarda o t[ermino de móveis de quarto, como armários, por exemplo, as roupas podem ficar em araras, ou mesmo em malas, para não sujar, mas lembre-se, elas assim amassam mais e pode ser que você precisa repassar algumas. Se este é seu caso, pense na possibilidade de deixar a tábua de passar montada no seu quarto até que os armários fiquem definitivamente prontos.

5. Não se sobrecarregue, mas também não adie muito as tarefas da agenda de arrumação sob o risoc de 'nunca temrinar' de mudar.

6. Na preparação da mudança você deve ter separado roupas para uma semana, no mínimo, em lugar de fácil acesso. mas se não fez dessa forma, o quarto passa a ser uma prioridade.

Fonte: http://www.rubbermaidbrasil.com.br/
7. Tenha sempre em mente que tudo o que está dentro das caixas deve ser guardado em algum lugar. Assim, se não há armários suficientes, ou estes ainda não estão prontos, antes de desempacotar qualquer coisa, certifique-se de que é realmente necessário desmpacotar aquilo naquele momento. Por exemplo, roupa de cama, toalhas, casacos, roupas do dia a dia e sapatos devem ficar num mesmo cômodo.

8. Itens como sacos organizadores a vácuo, organizadores de gavetas e caixas transparentes de plástico podem ser bem úteis até que todos os armários necessários estejam organizados.

9. Sapateiras permitem que você escolha o sapato do dia sem precisar abrir várias caixas para encontrá-los. Pode ser interessante adquirir uma, mesmo que temporariamente.

ATENÇÃO: Uma boa ideia, sem você tem problemas em organizar coisas, é contratar um profissional de organização para ajudar nessa etapa.

Lembre-se sempre que essa pode ser sua grande oportunidade de substituir os velhos e maus hábitos, e criar uma rotina de organização que facilite sua vida!

Boa vida nova!