quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Área de serviço

Fonte: http://www.adaoimoveisblog.com.br
O post de hoje fala sobre a organização da área de serviço, ou lavanderia, como algumas pessoas também chamam esse espaço.

Geralmente pequenas, as áreas de serviço têm uma função dupla de espaço de trabalho e de armazenamento.

Espaço de trabalho, porque é nela que as roupas são lavadas e passadas, e, em muitos casos, as pessoas ainda exercem atividades profissionais e semi-profissionais, como é o caso de quem faz artesanato e trabalhos manuais em casa.

Ok, o ideal é ter um atelier, mas nem sempre dá e as atividades acabam acontecendo mesmo na área de serviço, né?

Como espaço de armazenamento é importante lembrar que, na área de serviço, ficam os produtos de limpeza, que muitas vezes são tóxicos, e escadas, tábua de passar, vassouras, rodos, baldes e panos de limpeza.

Como organizar isso tudo num mesmo espaço?

A dica número 1 é: JAMAIS, mas jamais mesmo, mude os produtos de limpeza de suas embalagens originais. Quando a indústria desenvolve um produto, a embalagem pensada para ele atende às exigências sanitárias de proteção e segurança. Mudar um produto de embalagem pode alterar, inclusive, suas propriedades. Se um produto vem embalado em vidro e porque ele DEVE ser embalado assim, em vidro. Plásticos e outros polímeros podem, em contato com a composição química do produto, provocar reações inesperadas e indesejáveis.

Uma lavanderia, ou área de serviço tem que ser, primeiramente, funcional. Ou seja, prática, que facilite o uso.

Um armário, preferencialmente com chaves, é um dos primeiros itens a ser pensado. Principalmente se você tem crianças e animais domésticos. Acidentes de ingestão de produtos de limpeza estão entre as principais causas de intoxicação de crianças e animais.

Produtos como soda cáustica e outros muito fortes devem ser comprados em quantidade suficiente para o uso e deve-se evitar armazenar sobras, descartando-as da forma correta (Cada substância tem seus modos de trabalho/descarte, procure conhecer), evitando, assim, acidentes que podem ser graves.

Ao pensar na arrumação, vamos usar o método "do todo para as partes", ou seja, analise o espaço primeiramente no todo. É pequeno? Grande? Cabe um armário pronto? Será necessário fazer um sob medida?

Depois, liste todas as funções que este espaço tem, ou terá: Lavar e passar roupas, guardar itens de limpeza e 'ferramentas' como vassouras, aspirados etc.?

Com esta listinha em mãos procure setorizar o espaço. Explico. Procure separar no espaço um 'canto' para cada coisa. Por exemplo, a máquina de lavar fica no canto da esquerda? Será interessante, então, ter próximo a ela um local para guardar sabão, amaciante, tira-manchas... Isso vai facilitar o dia a dia.

Imagine se, a cada vez que você for lavar suas roupas, tiver que procurar e encontrar estes itens espalhados por vários lugares? Perda de tempo sem sentido, né?

Fonte: http://www.adaoimoveisblog.com.br
Uma prateleira instalada acima da máquina, por exemplo, pode ser a solução ideal. É barata, simples de instalar e, garanto, no dia a dia vai fazer muita diferença!

Nessa prateleira os produtos podem estar acomodados em cestos plásticos para que, ao precisar, basta pegar o cesto e tudo estará lá, junto e disponível.

Se não há espaço para varais em quintais, como nos apartamentos, pense sempre que, ao instalar os de teto, três pontos devem ser levados em conta: Incidência de sol, circulação de ar e distância da máquina ou tanque. Imagina ter que carregar roupas molhadas (E, consequentemente mais pesadas) de um lado para outro toda vez que lavar roupas, porque o varal está longe da máquina? Chato, cansativo e desperdício de tempo e energia...

Ou ainda, pior, o varal estar num local abafado e sem sol, o que fará com que as roupas demorem a secar e as deixará, com certeza, com cheiro ruim.

Ainda com os varais, ao instalar, pense em deixar espaço para que algumas peças de roupas possam ser penduradas em cabides. Sim, cabides. Os mesmos de uso em guarda-roupa. Isso ajuda, e muito, a que a peça seque menos amassada, facilitando na hora de passar.

Cesto de roupas com peda, Sanremo,
Disponível por R$ 39,60, na Preçolândia.
Fonte: http://www.precolandia.com.br
Cestos grandes, para separar a roupa suja também são bem úteis.

Eu tenho dois, grandes, onde já separo peças claras e escuras. Nem sempre há uma quantidade suficiente de roupas que justifique ligar a máquina e, assim, elas ficam separadas aguardando haver mais itens da mesma cor, ou semelhantes, para serem lavadas juntas. É importante que fiquem protegidas de insetos enquanto esperam, né?

Roupas lavadas que aguardam passar devem ser armazenadas dobradas e não amontoadas. Isso facilita a hora de passar e, por consequência, reduz o trabalho e o tempo de ferro ligado que, todo mundo sabe, consome muita energia! Preferencialmente guarde as roupas limpas que aguardam passar dentro de armários, para evitar que sujem novamente antes mesmo de estarem prontas para o uso.

Se não for possível, caixas plásticas fechadas cumprem bem esta função e ajudam a organizar as coisas.

Vassouras, rodos e demais ferramentas devem ter um lugar próprio para serem guardadas. Pode ser um armário específico, se você tem espaço para isso, onde, inclusive pode ser guardado o aspirador de pó, espanador etc. Mas existem peças específicas para isso, simples e pequenas, que mesmo em espaços mínimos, como atrás da porta, podem ser instaladas e ajudam a organizar a bagunça!

Fonte: http://www.discutindorelacao.com.br
Baldes, bacias, esponjas, panos e luvas de borracha (Sempre!) devem estar sempre em bom estado. Economia "boba" nesses casos pode sair mais caro. Imagine a luva rasgar na hora em que você está limpando o vaso sanitário? E o pano, que deveria limpar, ficar soltando fiapos pela casa toda? Esponjas velhas acumulam bactérias que podem ser nocivas à saúde. Não é necessário jogar fora cada vez que usa, mas o bom senso recomenda estar atenta ao que chamamos de 'vida útil' desses objetos. Palha de aço velha enferruja e ferrugem causa manchas que, no mínimo são feias e difíceis de remover!

Uma vistoria periódica nesses itens ajudará a facilitar o dia a dia, garanto!

Fonte: http://geekchic.com.br
Por fim, como sempre, ter ordem nas coisas ajuda a ganhar tempo e ter mais qualidade de vida. A área de serviço, ou lavanderia, é parte da sua casa e nela você cuida das suas roupas. Roupas bem cuidadas duram mais e, dessa forma, seu 'dindim' agradece!

Com relação ao cuidado com as roupas mais detalhadamente, estou pensando em um post específico para os itens como sacos telado e capas de lavagem, bolinhas massageadoras etc., que a gente sempre vê prá vender e fica em dúvida se realmente funcionam.

Uma coisa posso adiantar: Os cestinhos esféricos de lavar sutiãs de bojo são realmente úteis! :-D

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Desapego


Noutro dia mesmo falamos aqui de 'desapego' e de encaminhar para quem mais precise, ou sirva, itens que não usamos mais, simplificando a vida.

Na semana passada a escritora Danuza Leão esteve no programa Mais Você, conversando com a Ana Maria Braga sobre seu novo livro, "É tudo tão simples", que trata exatamente do assunto: desapegar.

O livro fala de como a vida mais simples, mais organizada e prática, com menos ostentação e luxo desnecessário é mais feliz, confortável e... chique!

Vale a pena ler!

Formato: Livro
Editora: AGIR
Assunto: ETIQUETA


Culinária cardio friendly


Camarões, leite de coco, alho, muito coentro, páprica e pimenta do reino no refogado; acompanhado de pirão (feito com o caldo do refogado + caldo de legumes) e batatas cozidas com azeite extra virgem.


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Karim Rashid


Fonte: http://trendhousedesign.com
O egípcio Karim Rashid é considerado um dos grandes designers da atualidade, que defende que todos devem estar preocupados em difundir e usufruir da beleza.

Em seu “manifesto”, disponível em seu site pessoal, ele diz que “O Design de hoje é uma poética é baseada em uma infinidade de critérios complexos: experiência humana, comportamento social, global, questões econômicas e políticas, a interação física e mental, forma, visão e uma compreensão rigorosa e desejo para a cultura contemporânea”.

Também em seu site pode-se conhecer seu portfólio de trabalhos, onde podem ser conferidos trabalhos para clientes importantes e tão variados, como a Disney, Carolina Herrera, a marca italiana Contempo e a Audi, dentre vários outros.

Karim Rashid é um dos designers mais produtivos de sua geração, tendo concebido mais de 3000 projetos, e recebido mais de 300 prêmios, em mais de 40 países.

Cria móveis e decorações, moda, produtos, embalagens, faz projetos de iluminação e produz arte de ótima qualidade. É o verdadeiro exemplar do artista multimídia contemporâneo.

Fonte: http://www.solinemoveis.com.br/blog/
Seus premiados projetos incluem produtos de luxo para Christofle, Veuve Clicquot, e Alessi, produtos mais acessíveis e populares para Umbra, Bobble e a 3M, móveis para Bonaldo e Vondom, iluminação para Artemide e Fabbian, produtos de alta tecnologia para a Asus e Samsung, design de superfície para Marburg e Abet Laminati, identidade de marca para o Citibank e Sony Ericsson e embalagem para o Método, Baguette Paris, Kenzo e Hugo Boss.

Suas criações têm a marca de um design moderno, funcional, e seus móveis e projetos de decoração encantam ao mundo pela originalidade, arrojo de proposta e, principalmente, beleza. Grafismos e cores fortes marcam os projetos visuais de design de superfícies. Seus padrões de papéis e revestimentos de paredes são adorados pelos antenados, no mundo todo.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com
Dentre suas criações em móveis e decoração, destacamos a estrutura modular ‘Valdichienti Kivas’ (2011), a ‘Koop Chair’ (2010), a ‘Raynor Group Chakras’ (2010) e a mesa ‘Tonelli Splash’ (2011) como representantes da versatilidade desse jovem e produtivo artista.

Para saber mais sobre Karim Rashid, há uma vasta bibliografia disponível. Livros como "KarimSpace" (Rizzoli, 2009); "36 projetos de design de interiores de Karim", "O guia de Karim de bem viver" e "Design Your Self" (Harper Collins, 2006); "Digipop: uma exploração digital da computação gráfica" (Taschen, 2005 ); "Compact Portfolio", publicado pela Chronicle Books (2004), bem como duas monografias intitulado 'Evolution' (Universe, 2004) e "I Wanna Change the World" (Rizzoli, 2001) são alguns exemplos de referências do trabalho dele.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Culinária cardio friendly


Moqueca de cação com pirão de peixe. Refoguei cebola, alho, tomate e pimentão picados em azeite extra virgem, coloquei uma "caminha" de rodelas de cebolas e tomates no fundo da panela, em cima do refogado e, em cima dela, as postas de cação. Tampei e cozinhei por uns 15 minutos. Por cima, um fio de dendê, coentro e cebolinha picados deram o "toque" final. Quando estava cozido, coloquei um copo grande de caldo de legumes, deixei ferver, e coei para uma panela em que havia um refogadinho de alho e cebolas aguardando. Fervi e fui colocando a farinha de mesa "em nuvem", mexendo sem parar até o ponto do pirão.


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Maurício Arruda


Humor, personalidade e simplicidade, características do trabalho do designer brasileiro contemporâneo Maurício Arrruda fazem sucesso na Europa e EUA.

Maurício Arruda é um designer brasileiro, da 'nova safra' de designers, e também um dos mais criativos.  Na verdade dizer que Maurício Arruda é arquiteto e empobrecer a cultura brasileira. Arruda é arquiteto, designer, professor e colaborador do Agenda 21 para a Construção Sustentável nos países em desenvolvimento.

Maurício Arruda faz um design moderno, funcional e, principalmente, sustentável. Levou o design brasileiro, com móveis acessíveis, baratos, construidos com materiais sustentáveis e que expressam a simplicidade e irreverência brasileira.

Sua linha 'José', inspiradas nas feiras-livres tão populares no país, apresenta peças com estruturas de madeira, design leve e simples. Caixas de engradado de plástico servem de gavetas, e são soltas, pra armazenar e também transportar. Essa linha é um sucesso estrondoso no exterior e acabou rendendo ao designer mais uma atividade, que é a de criar peças e móveis conceituais para a coleção 2014 da marca sueca Ikea, conhecida por vender móveis modernos, móveis acessíveis a preços convidativos.

Sim, Maurício, que hoje também comanda o coletivo Whydesign com os arqtuitetos Guto Requena e Tatiana Sakurai, é o primeiro designer brasileiro a criar para a Ikea, rede de loja de móveis virtual, e de itens de decoração.

Ciente de que a experimentação é muito importante e questão essencial para o design internacional contemporâneo, Maurício faz um trabalho influenciado pelo cotidiano, pelas ruas e pessoas que passam nelas.

Exemplo é a mesa 'Baralho', outra das criações do designer, que se caracteriza pela ludicidade, inspirada nos castelos de cartas, clássicos, que todo nós já tentamos fazer. Com tampo de vidro, as cartas são feitas em chapas de aço cortadas a lazer e soldadas.

Tanto as peças da Linha José, quanto a Mesa Baralho, tem alguns pontos em comum: senso de humor e personalidade, sendo formas simples, com função clara, características marcadamente notadas em todo o trabalho de Mauricio Arruda.

O trabalho de Maurício arruda vai bem na decoração da casa toda: cozinha, quarto, sala, varanda e mesmo no jardim!

Fonte: http://pernambucoconstrutora.com.br/blog/

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Culinária cardio friendly


ALMOÇO DE HOJE: Paella!

Basiquinha, só de frutos do mar (lulas, mariscos, polvo e camarão), caprichadinha no açafrão espanhol azeite, idem, espanhol.

Cardápio todo: Paella, refresco de abacaxi com hortelã e, lá no fundinho, saladinha de pepinos com vinagrete verde de limão, cheiro verde, cebola, alho, alcaparras e azeite.

De sobremesa era prá ser manga. mas deixei prá de tarde e fui só de café mesmo...


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D