sexta-feira, 31 de maio de 2013

Culinária cardio friendly


Ovos escalfados em molho de tomates frescos e bastante alho picado, refogado em azeite extra virgem, com lascas de azeitonas verdes dessalgadas e pimentão verde picado grosso, temperado com pimenta do reino moída na hora, cheiro verde e coentro.

Cebolas cozidas no azeite extra virgem com pimenta do reino moída na hora acompanhou, bem como arroz integral.

Sobremesa: café.

Bom demais!


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Culinária cardio friendly


Risoto de açafrão com parmesão, finalizado com azeite extra virgem; haddock assado (não fiz grelhado, a grelha estava suja e eu sem paciência de limpar) com molho de azeite extra virgem, alho e alcaparras.

Queijinho holandês Two Sisters, individual, arrematou o almoço, meu e de Caco, ainda que foi acompanhado de suco de uvas, natural e orgânico.

Sobremesa: Café spresso com canela!

Booooooom!


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Culinária cardio friendly


Risoto de couve de Bruxelas com presunto defumado, no caldo de legumes caseiro aromatizado com ervas, finalizado com azeite extra virgem.

Prato único, mas consistente e que combina com o frio!


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

domingo, 19 de maio de 2013

Etiqueta é frescura?

Tem gente 'abestada' que, porque não sabe, acha que etiqueta é "frescura". Educação não é frescura e maus modos nunca serão "sinônimo de personalidade", são só maus modos mesmo...

Regras de etiqueta são, antes de tudo, bom senso e civilidade! Ou você não se incomoda com um mal educado comendo com péssimos modos ao seu lado num restaurante?

Excessos, como em qualquer coisa, são ruins, é claro, mas as regrinhas mínimas de "bons modos" são partes dos códigos de boa convivência e, garanto, são muito, muito simples!

Por exemplo, nas refeições.

Há vários modos de serem servidas as refeições. À francesa, à inglesa, à russa, à americana... Cada uma delas tem uma rezão de ser, que reflete modos e costumes de uma cultura. Ao optar por uma delas, você também faz opções por seguir, mais ou menos, os conceitos dessa cultura.

Em eventos mais formais o que mais "assusta" as pessoas é a disposição dos talheres, copos e louças... Uma bobagem, pois, embora sejam muitos, em algumas ocasiões, estão dispostos exatamente na ordem do cardápio e, assim, basta seguir, de fora prá dentro, a sequência deles. Inclusive dá para saber o que será servido numa refeição pela ordem e disposição do equipo de mesa.


Viu? Bom senso puro!

Facas e colher de sopa sempre na direita, garfos sempre na esquerda. Talheres de sobremesa acima do prato. Ponto. Não, não pode usar a faca na mão esquerda. Você não sabe usar a faca na mão direita?

E não venha com desculpinhas imbecis... Aprenda, hora bolas! Você não nasceu sabendo usar na mão esquerda, não é? Então tem total capacidade de aprender a usar certo, na mão direita.

O serviço à americana, ao contrário do que muita gente pensa, não é somente menos formal que o à francesa. Ele inclui, na 'simplicidade' aparente, uma concepção das refeições. E não é somente o fato dos convidados se servirem que transforma uma refeição num serviço à americana. Sim, porque pratos já servidos, entregues prontos por garçons é que caracterizam o serviço americano. Serviços de buffet é outra coisa, e um buffet bem servido também segue uma lógica para fluir melhor, veja.

Fonte: http://www.pinterest.com
Esta imagem acima, encontrada no Pinterest, ilustra muito bem a disposição correta de um buffet.

A tradução da legenda:


Breads/rolls: é onde ficam os pãezinhos e as entradas.
Butter dish: pratinho de manteiga ou acompanhamento das entradas.
Flatware: os talheres organizados pra serem práticos.
Napkins: os guardanapos.
Beverages: bebidas que acompanham a refeição.
Plates: os pratos.
Main course: o prato principal.
Hot foods: comidas quentes.
Cold foods: comidas frias (como um maionaise, por exemplo).
Salad: as saladas.


Por sinal, muita gente confunde o serviço à francesa e, na verdade, avalia o serviço de forma equivocada.

Segundo o site do Buffet Demar os tipos mais comuns de serviço, nos buffets, são (em itálico as partes retiradas co site, com informações complementadas por mim, sem itálico):


Serviço à Francesa

Usado em banquetes muito requintados ou em casa de família, trata-se de um tipo de serviço onde o convidado serve-se da comida trazida na travessa pelo garçom. O garçom somente trás a travessa ao seu lado (direito) e você mesmo se serve, já que as travessa estarão equipadas com os talheres de servir. Para retirar seu prato, quando você terminar de comer, ele irá se aproximar pelo lado esquerdo. E isso tem toda uma lógica, porque o próximo prato estará sendo servido pelo seu lado direito e, ao retirar seu prato, imagina a confusão de dois garções se esbarrando do mesmo lado?

Serviço de Buffet

Em forma de bufê, neste caso uma mesa é montada com as comidas quentes e frias. Em eventos, o serviço de bufê é uma das melhores opções, pela facilidade de o convidado servir-se no momento que ele tenha vontade.

Serviço à Russa

Originário das cortes dos imperadores russos, esse tipo de serviço é considerado nos buffets como "inadequado aos tempos modernos". Consiste em apresentar aos convidados as travessas com grandes peças inteiras, como carnes, peixes e aves que devem ser cortadas e servidas a frente do clientes. Em restaurantes é bastante usado e, por isso mesmo, é confundido com o serviço à francesa, embora se pareça de verdade com o serviço à inglesa! A comida chega em um guéridon (mesa auxiliar) normalmente com um réchaud para mantê-la aquecida. O garçom começa a servir retirando o prato do convidado da mesa, levando até o apoio para servir a comida e logo após devolvendo o prato já servido ao convidado.

Serviço à Inglesa. 

Teve origem há milhares de anos a partir de um costume inglês, cultivado pelo próprio dono da casa, de servir ele mesmo a seus convidados. Esse tipo de serviço o garçom leva a comida em travessas e serve o convidado à mesa. O prato chega à mesa em travessas e é servido pelo garçom que segura a bandeja com a palma da mão esquerda, e com a outra mão serve os convidados, prato por prato, pelo lado esquerdo. Ou, ainda, serve todos e cobre com as cloches, que são retiradas todas de uma vez, ao estarem todos os convidados servidos. Isso não é à francesa, ok?

Serviço Empratado, ou à americana.

Se até os anos 80 era considerado simples demais, hoje é uma modalidade muito utilizada em jantares. Neste tipo de serviço, serve-se o prato à mesa já previamente elaborado na cozinha. Cercado de algumas controvérsias, o serviço à americana é muito elegante, pois o prato é individualmente preparado com arte e decoração na cozinha e servido aos convidados um a um. Aqui no Brasil é muito o serviço à americana é também conhecido como "empratado" e também é confundido com o serviço francês por quem desconhece as regras efetivas de etiqueta e 'acha' que sabe as coisas... Também apresenta uma sequencia de pratos a serem servidos, como o francês, e o serviço é feito pela direita do convidado, mas a forma de vir em pratos individuais que, em ocasiões mais requintadas, vêm com a mesma cloche do serviço à inglesa indireto, que o caracteriza, faz toda a diferença!


Exemplo de prato pronto coberto com a cloche
para não esfriar a comida enquanto todos são servidos.


sábado, 18 de maio de 2013

Culinária cardio friendly


Hambúrguer caseiro de carne com aveia; salada mix de alface americana e repolho rolho, com tomatinho cereja, com molho blue cheese light; macarrão dois queijos, de micro-ondas.

Hoje de manhã, na Ana Maria Braga, a receita era um macarrão de micro-ondas. Isso me fez lembrar os quase três meses que fiquei sem cozinha, quando reformei a da casa em que morava (reforma que iria durar 15 dias, segundo o pedreiro...) e tive que aprender "na marra" a cozinhar tudo em micro-ondas!

Faço, realmente, qualquer coisa em micro-ondas. Inclusive feijão e macarrão...

Os hambúrgueres já falei como faço: 1k de carne magra moída, no mínimo, duas vezes (usei patinho), uma colher de sopa cheia de alho picadinho, sal, pimenta do reino, cheiro verde a gosto, 2 ovos crus e uma xícara de flocos de aveia. Mistura tudo com as mãos, molda o hambúrguer e grelha na chapa quente. Ah! Coloquei canela também na carne!

Esse macarrãozinho que fiz hoje é quase um instantâneo-caseiro, de tão simples de fazer!

Num bowl fundinho, individual, de vidro pirex ou cerâmica refratária, enfim, que possa ir no micro-ondas, coloque 2/3 de xícara de massa seca curta (usei lacinho, piccolini, Barilla), uma xícara de água e sal, se desejar. Leve ao micro-ondas na potência alta por 4 minutos. Quando passarem os 4 minutos, abra, mexa bem com uma colher e volte ao micro-ondas por mais 4 minutos (Ou mais uns minutinhos, se preferir mais macio. Eu gosto de massa 'al dente'. E, se usar massa integral, vai ter que cozinhar mais um tantinho, porque ela é mais durinha).

Passado o tempo, com a a massinha cozida e firme, está sem água já (ou com pouquinha, que nem precisa escorrer), misture, ainda quente, com uma colher de sopa bem cheia de requeijão light e uma colher de parmesão ralado grosso. Pronto, pode comer!

Se preferir com molho vermelho, assim que tirar do micro-ondas, depois de cozido, acrescente umas 3 colheres de sopa de molho de tomates de sua preferência. Polvilha com queijo e 'mangia che te fa bene'! hehe

Na foto uns hamburguinhos que fiz noutro dia, com provolone e rúcula, servidos no pão de queijo.


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

terça-feira, 14 de maio de 2013

Área de serviço ou lavanderia?

E ai, como você chama o espaço da sua casa onde se lavam roupas? Geralmente chamamos de área de serviços em apartamentos, e de lavanderia, em casas térreas.

Cesto de roupas com peda, Sanremo,
Disponível por R$ 39,60, na Preçolândia.
Fonte: http://www.precolandia.com.br
Muito mais do que o nome do espaço, que varia muito de acordo com as regiões do Brasil, o importante é entender que este espaço da casa não é, nem deve ser, nunca, um lugar de "entulhação" de objetos.

Lembre-se: é neste espaço que as roupas são cuidadas e, por isso, deve-se ter muita atenção com a higiene principalmente! Cestos plásticos, específicos para lavanderia são ótimas soluções de organização de espaço e de cuidados.

Sujeira e bagunça podem sair caro! Desde perda de roupas, por mau uso de produtos como cloro e alvejantes respingados, até doenças sérias, como intoxicações por produtos de limpeza mal armazenados.

Já falei aqui sobre os cuidados com os produtos de limpeza, sobre como guarda-los em lavanderias, confira e relembre!

E relembrando, vale a pena investir num armário apropriado para a área de serviço ou lavanderia.

Estes armários podem ser encontrados em lojas de móveis, prontos, como este da imagem ao lado, que é vendido na Leroy Merin.

É feito em madeira, revestido em laminado, tem 1 Porta e mede 188 x 67,5 x 46,8 cm.

Ocupando pouco espaço e organizando todos os itens, produtos e ferramentas de limpeza, como vassouras, rodos, aspiradores de pó etc.

Pela segurança, praticidade e organização, valem o investimento, garanto!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Setorização

A tendência de trabalhar em casa, ou seja, home office, a gente já sabe que é forte e que veio para ficar. Mesmo porque a própria organização da vida e dos variados tipos de trabalho da atualidade nos "empurram" cada dia mais para isso.

Nem sempre é possível ter um espaço totalmente reservado ao escritório em casa, ou, ao home office. Assim, é bem comum nos encontrarmos na situação de termos que dividir os espaços domésticos com o trabalho.

Como otimizar os espaços para que sejam melhor utilizados nas suas funções? Vou falar de duas situações:

1. Sala dividindo espaço com escritório.
2. Quarto dividindo espaço com escritório.

Nos dois casos os profissionais de decoração e organização são quase unânimes em afirmar que o mais difícil é "separar" as áreas dentro do mesmo espaço. O que chama de setorizar.

Fonte: http://www.casosdecasa.com.br
Nos dois espaços mostrados nas imagens ao lalo, a sala é dividida de forma bem inteligente.

Colocar a mesa de trabalho atrás do sofá ajuda muito a setoriza o ambiente, sem 'atravanca' o espaço.

Seja num estilo mais clássico, como o primeiro exemplo, seja num mais contemporâneo, como o segundo exemplo, nos dois casos a colocação da mesa na posição estratégica faz toda a diferença na setorização.
Fonte: http://www.casosdecasa.com.br

Assim, tanto o trabalho quando o lazer ficam preservados, dentro de seus setores e, ao mesmo temo, integrados na decoração.

Mesmo que o espaço seja pequeno, experimente tentar esta organização em sua sala!

É realmente interessante e muito funcional!


Fonte: http://www.ionline.com.br
Quando a necessidade é distribuir o home office no quarto, a "regra" de organização é a mesma: setorizar.

No primeiro exemplo podemos ver a substituição da mesinha de cabeceira por uma pequena escrivaninha, no mesmo estilo dos móveis do quarto, para acomodar notebook e objetos de trabalho.

Fonte: http://papoevaidade.blogspot.com.br
Isso dá leveza ao ambiente e mantém tudo relativo ao trabalho separadinho, nas gavetas da escrivaninha, sem misturar com os objetos pessoais no quarto.

No outro exemplo, com mais espaço, um móvel de marcenaria com bancada baixa e armários aéreos organiza todo o material do escritório e de trabalho sem misturar-se com as roupas e sapatos, por exemplo.

Nos armários aéreos é possível acomodar pastas, arquivos e caixas para facilitar a organização.

São ótimos exemplos de organização sem perder a privacidade e, melhor, sem confundir os espaços, o que faz com que a "bagunça" seja controlada e o tempo, tanto de trabalho, quanto de lazer, sejam melhor aproveitados.

Como sempre digo, e repito: organização melhora a qualidade de vida das pessoas!

sábado, 11 de maio de 2013

Culinária cardio friendly


Sopa de abóbora com carne-seca, sobre fatia de muçarela light, grissini de parmesão, da padaria, acompanhando e café de sobremesa.

Refoguei uma colher de sopa de alho picado no azeite extra virgem e acrescentei 100 g de carne-seca desfiada (que estava num potinho do freezer), duas colheres de sopa de molho de tomates caseiro e 500 g de abóbora descascada cortada em cubinhos.

Um litro, mais ou menos, de água fervendo, por cima, e uma colher de sopa de sal grosso de ervas.

Ferveu até começar a desmanchar a abóbora.

Usei o amassador de feijão para desmanchar mais, porque não gosto de bater, gosto da sopa meio 'pedaçuda', e na hora de servir, uma fatia de muçarela light no fundo do bowl e a sopa por cima.

Booooom!


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

sábado, 4 de maio de 2013

Puxadores & maçanetas

Fonte: http://refugiourbano.com.br
Puxadores antigos de móveis, de porcelana, fixados diretamente na parede, junto com ganchos charmosos, além de enfeitar ajudam a dar ordem às bijuterias e acessórios.

Você pode comprar especialmente para isso ou reaproveitar de móveis antigos, que já não são mais usáveis.

Maçanetas de portas antigas também podem ter o mesmo uso.

O importante é que sejam fixados com bucha e parafuso, para aguentar as coisas penduradas neles.

Fonte: http://revista.mobly.com.br
Podem também ser fixados em uma superfície de madeira, como uma janela reaproveitada, e originar um lindíssimo cabide, totalmente original e personalizado.

Comece já a prestar atenção nos detalhes dos móveis por ai! Quem sabe pode ser a solução para a organização de seu tesouros!

Por fim, olhem estes puxadores, que demais! Sozinhos já dão uma super animada em qualquer visual de móveis!

São feitos em camadas de acrílico colorido agrupadas.

Fonte: http://finastampaprojetos.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Lenços...

Fonte: http://indulgy.com
Você ama lenços, certo? Por isso você compra muitos deles, e mesmo ganha outros tantos dos amigos e amigas que sabem de sua paixão.

Mas chegou uma hora em que o número de lenços que você tem é muito superior ao que você consegue usar, mas você não quer se desfazer deles, porque mesmo os que você não usa têm uma história pessoal envolvida e lembranças boas agregadas?

O que fazer? Uma capa de edredom!

Olhem que ideia mais linda e charmosa essa capa de edredom feita com um patchwork de lenços de seda!

É simples de fazer e requer pouca habilidade de costura. Selecione lenços suficientes para cobrir seu edredom, de preferência com o mesmo tamanho, para facilitar a costura. Monte a combinação de estampas de acordo com seu gosto, de forma que fique harmoniosa. Costure os lenços uns nos outros, formando duas peças do mesmo tamanho. Essas duas peças serão, então, costuradas uma na outra, de modo a formar um envelope grande, de lenços. Deixe, em um dos lados, uma abertura equivalente a, no mínimo, 1/3 da medida total da lateral. É por onde será inserido o edredom e, lembre-se, ele é volumoso! Esta abertura pode ter, ainda, um ziper, para ajudar a manter em ordem. E pronto! Seu edredom personalizadíssimo com seus tesouros de seda por perto que, de quebra, ainda dão um charme especial ao seu quarto. Isso sem falar no luxo do toque da seda aconchegando suas noites!

Culinária cardio friendly


JANTAR DE SÁBADO, FERIADO: Lamen com camarões no azeite, alho e cebolinha.

Coca Zero e café de sobremesa.

Simples, prático, delícia e saudável.


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D