segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fios e cabos

Se tem coisa que sempre a gente está procurando como organizar, são os fios e cabos do aparelhos eletrônicos! É carregador de celular, tablet, câmera, notebook etc.

No site da Revista de decoração Minha Casa uma coleção de ideias interessantes vai ajudar a colocar ordem neles!

Esta aqui é só uma das ideias! Corre lá e vê todas!

Fonte: http://casa.abril.com.br 
"Tire da vista os cabos de uso esporádico, como carregadores de câmera fotográfica. uma forma de armazená-los é dentro de rolos de papel higiênico forrados de papel para scrapbook (casa da Arte, de R$ 1 a R$ 2,50 a folha). sacos plásticos com fecho hermético (da Qualitá, pão de Açúcar, R$ 9,99 o kit com dez unidades) dão conta de itens maiores. coloque tudo em uma caixa, que pode ter divisórias também revestidas de papel estampado."

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Documentos!

Cada vez que você precisa de um documento seu é um horror? Você nunca sabe onde está certidão de nascimento/casamento, título de eleitor etc. e perde um tempão procurando? A solução é bem simples e fácil. Ok, dá trabalho para começar a arrumar, mas, depois, é só alegria!

Fonte: http://casaefogao.blogspot.com
O ideal é que documentos sejam separados por tipos, e guardados em pastas etiquetadas/rotuladas. Eu uso a seguinte separação:

- Pessoais - nesta pasta ficam certidões originais, títulos de eleitor, passaportes e demais documentos que são usados somente eventualmente, como as carteirinhas de vacinação. Minha, das "crianças" (Sim,mesmo com 24 e 19 anos, respectivamente, são as minhas crianças... hehe) e mesmo dos animais daqui de casa. Cães e gatos sempre são vacinados e, claro, têm suas respectivas carteirinhas de vacinação. Também guardo cópias do RG, carteira de trabalho, CPF, PIS,enfim, de todos os documentos. Dentro dessa pasta tem uma sub-pasta dos contratos de planos de saúde com os recibos, mas pode ser separado, noutra pasta, se forem muitas pessoas na sua família, ok?

- Domésticos - Certidões, escrituras, recibos de IPTU, recibos de taxa de lixo, aluguel e condomínio (se houver), cópias dos documentos do carro, IPVA, multas pagas (Grrr... hehe) etc.

- Acadêmicos - Históricos, diplomas, certificados, enfim, todos os eventos que participo, e que têm certificados, ficam organizadinhos, por ordem de ano de conclusão/participação. Nesta pasta também tem sempre uma cópia do currículo atualizado (Noutro post falaremos sobre como organizar um currículo legal, ok?).

O mesmo método deve ser aplicado para contas, recibos e cerificados de garantia de eletro-eletrônicos. Assim, quando precisar localizar, vai saber direitinho onde está! Neste caso, porém, devemos lembrar que recibos e garantias têm validade e, desta forma, periodicamente devemos dar uma olhada prá nos certificar de não estarmos guardando coisa atoa.

Fonte: http://www.hotfrog.com.br
Separar em pastas é bastante útil quando você tem que localizar um documento ou recibo.

Tenho, ainda, uma caixa específica para colocar as contas ainda não pagas, que fica em cima da escrivaninha.

Existem objetos especiais para isso, como nos escritórios, mas você pode fazer uso, por exemplo, de uma caixa de camisa, ou uma pasta do tipo polionda, larga, deixada especialmente para isso.

A minha é uma caixa plástica, como uma bandeja, como esta ao lado.

Fonte: http://www.pastasmano.com.br/
Para organizar as pastas você pode usar caixas simples, compradas em papelarias e lojas de itens domésticos, ou mesmo ter um armário-arquivo, de pastas suspensas, em algum cômodo da casa.

Atualmente, guardo os documentos num armário destes, no escritório, mas quando não tinha escritório em casa, uma maleta de aço, como esta ao lado, específica para documentos, servia de "central dos documentos" aqui.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Memória e organização

Fonte: http://erineverafter.blogspot.com
Uma ideia linda e bem útil para organizar joias e bijouterias!

Aquelas xícaras e pires "descasados", mas liiiindos, que você tem um carinho especial e não quer se desfazer servem de separadores dentro de gavetas.

Potinhos de louça também servem e se você, como eu, coleciona xícaras, vai ser uma ótima oportunidade de manter a ordem das gavetas e ainda ter suas memórias bem pertinho de você e não enfurnados em armários, empoeirando e ocupando espaços.

O mais importante é que ajudam, e muito!

Ter memórias é ótimo, ser prática e organizada, melhor ainda!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Guardando botas...

Com o fim do inverno, um problema de arrumação e organização sempre aparece: os itens de inverno, como acomodar?

Se você, como eu, gosta de botas, deve ter, também, o mesmo 'problema' que eu: como guardar, corretamente, as queridas botas de inverno, até a próxima estação fria chegar, sem que fiquem amassadas?

Essas duas ideias são ótimas e podem ajudar, e muito, a conservar seus calçados de forma correta.

A primeira é do blog Browne Eyed Belle. Compre cabides de saias, com presilhas, e prendas os canos das botas nas presilhas, depois pendure-as no armário.

Fonte: http://browneidgirl.blogspot.com
A segunda, do blog Bles-Id, é mais simples ainda, e é a que eu uso na minha casa.

Sabe aquelas boias de piscina, conhecidas como "macarrão", que encontramos à venda até em supermercados? Pois então, coloque dentro das botas, corte no tamanho do cano e é só arrumar os pares no armário, sem que fiquem com os canos dobrados ou amassados. Pode mesmo usar reaproveitando os que estejam desbotadinhos e não use mais na piscina.

Fonte: http://bles-id.blogspot.com
Pronto: botas arrumadinhas e bom conservadas. Porque quem gosta de botas quer que elas durem prá sempre, né?