quarta-feira, 29 de abril de 2015

Talheres em ordem

Fonte: http://mystudiesathome.wordpress.com
Na primeira gaveta... Já reparou que, em geral, essa é a resposta se você chega na casa de qualquer pessoa e pergunta: Onde estão os talheres? :-)

Parece brincadeira, mas é interessante notar porque isso acontece. Nós usamos os talheres muitas vezes e, por isso, precisamos ter acesso fácil a eles. Assim, a maior parte das pessoas guarda os talheres "na primeira gaveta". Por praticidade. Mas, se os talheres de serviço e de mesa ficarem todos juntos, misturados na gaveta, a praticidade vai embora!

A primeira regrinha para ter os talheres sempre em ordem é essa, separar talheres de mesa e de serviço. O que são os talheres de serviço? Conchas, espátulas, colheres de pau... Ou seja, os talheres que são usados para preparar os alimentos.

Fonte: http://familiacraft-familiacraft.blogspot.com
Uma ideia interessante é reutilizar peças já sem uso, como potes e jarras que você gosta, mas que já não usa mais para suas funções originais.

Se arrumados na bancada, perto do fogão, estarão sempre disponíveis na hora de cozinhar e deixarão a gaveta de talheres mais livre, para organizar os talheres de mesa.

Você pode, inclusive, separar por tipos. Por exemplos, talheres de doces separados dos de salgados, colheres de pau separadas de espátulas de silicone, enfim, organizar de acordo com seu uso pessoal. Há, inclusive, nas lojas de utensílios domésticos, potes específicos para isso.

Fonte: http://tupperwarefashion-ware.blogspot.com 
Se você tem pouco espaço disponível, ou só uma gaveta, existem outras soluções para guardar talheres, tão eficientes quanto a primeira gaveta e, em alguns casos, até mais práticas! Separar todos numa caixa plástica, por exemplo, e guardar junto com as panelas pode ser uma solução interessante. Na hora de cozinhar você pega a caixa toda, com todos dentro e, o que precisar, estará fácil de ser encontrado.

Fonte: http://www.rubbermaidbrasil.com.br/


Para os talheres de mesa também existem opções interessantes. Caixas, cestos, potes... 

Alguns são desenvolvidos para serem usados como uma gaveta extra. 

São caixas com divisórias que organizam e separam garfos, colheres e facas, que podem ser levadas de um lugar para outro (da cozinha para a sala de jantar, por exemplo) e mesmo serem colocadas em prateleiras em armários.

Fonte: http://detalhesfeminino.blogspot.com
Na hora de organizar talheres em eventos, como almoços, você pode abusar da criatividade! 

Veja como esses vazinhos, usados como porta-talheres, com os nomes das peças escritos neles dão um charme especial em qualquer mesa!

E as ideias são muitas! Procure no Google por "arrumando talheres" para ver a quantidade de sugestões bacanas e charmosas!


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Marcenaria

Investir em marcenaria pode valer a pena para aproveitar melhor os espaços, em especial criando confortos e comodidades em espaços reduzidos.

O lugar de refeições, organizado dessa forma, organiza a louça, roupa de mesa (nas gavetas), livros de culinária, ou não, e ainda sobra espaço para flores! :-)

Ideia linda que encontrei no Pinterest também, infelizmente sem os créditos. Usei como inspiração na cozinha da minha casa nova, que ganhou sofazinho com almofadas fofas, gavetões embaixo, e estante/prateleira de louças.

Branquinha assim, também, me dei ao luxo de, num dos armários superiores, ter portas de vidro amarelo gema, prá alegrar!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pouco espaço? Ideias criativas!

Papel higiênico sempre acaba quando a gente precisa...

Não tem muito espaço no banheiro/lavabo para ter um armário?

Veja só essa ideia, que ótima!

Você pode pedir a um marceneiro para fazer, de acordo com as medidas disponíveis no seu espaço, aproveitando cada cantinho.

Veja essa e outras ideias geniais de aproveitamento de espaço no http://ezzly.hubpages.com/hub/Easy-Storage-Ideas-for-Small-Spaces.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Porções certas!

Fonte: www.lunchinabox.net
Olha que ideia boa para guardar a carne moída em porções!

Você coloca a carne num saco de armazenamento com fecho, arruma bem, ocupando todo o espaço.

Tira o ar quando fechar, aperando bem, e, usando um palito de churrasco, faz marcações quadriculadas, separando a carne em pequenas porções.

Quando precisar, você abre o saco, parte o pedaço que precisa e recoloca o saco no congelador, preservando a carne.
Ótima ideia, não achou?

Eu adotei aqui em casa!