Eu gosto muito de cozinhar. Infelizmente não tenho tempo livre suficiente para fazer exatamente como gosto o preparo das refeições, e ai tenho que simplificar, sem descuidar, claro, da alimentação. Mas, simplificar a tarefa de cozinhar, não é o mesmo que deixar a cozinha "ao Deus dará"! Pelo contrário!
Fonte: http://www.rainhasdolar.com |
No post sobre menus e cardápios (veja no índice de posts ao lado!) já falei sobre a importância de se organizar um menu para otimização de compras e preparo de alimentos. Neste post falamos sobre a organização dos itens da cozinha, como utensílios, talheres, panelas, travessas etc.
Começamos com uma lista de itens essenciais numa cozinha que funciona:
- panelas;
- talheres (de mesa e de cozinhar);
- pratos e travessas de servir;
- copos, xícaras e canecas;
- potes de armazenar;
- toalha de mesa ou jogo americano;
- guardanapos e panos de bandeja;
- panos de prato;
- escorredor de pratos e copos;
- esponja e detergente;
- lata de lixo.
Fonte: http://fernandareali.blogspot.com |
Vamos aos aspectos práticos.
Costuma circular na Internet uma piadinha que diz que mães, todas, quando vão ter seus filhos, na maternidade, recebem a instalação do aplicativo 'Mãe 1.0.', sabe porquê? Olha só... Talheres de mesa? Na primeira gaveta. Panelas? Embaixo da pia. Copos? Primeira porta do armário... :-)
Sabe porque isso acontece? Não, não recebemos a instalação do aplicativo, simplesmente seguimos o padrão de nossas casas e a maioria absoluta das casas tem o mesmo padrão: praticidade. Ou seja, os talheres ficam na primeira gaveta para estarem sempre à mão, quando são necessários. O mesmo com os copos, as panelas, travessas... Os itens que você mais usa devem estar mais fáceis de serem encontrados. Óbvio, né? Pois é, mas tem gente que complica as coisas...
Vamos aos detalhes, item por item:
Fonte: http://casadedesigner.blogspot.com |
É evidente que você pode e deve escolher as suas panelas de acordo com seus costumes, gostos, preferências etc. mas você não deve se esquecer de que alguns materiais são mais prejudiciais à saúde, como o alumínio, que apesar de ser o mais comum em panelas, segundo especialistas, libera toxinas ao preparar a comida.
Independente do tipo de material escolhido, é interessante você ter ao menos três panelas de tamanhos diferentes (naturalmente que se você mora sozinho as menores são mais uteis. A não ser que você goste de cozinhar muita comida e, por exemplo, armazenar. Mas ai é um caso bem específico. Três panelas, uma frigideira, uma caneca, um bule, uma chaleira e uma panela de pressão (Facilita horrores o dia a dia! Eu tenho duas!) são os itens básicos nesse aspecto. Escorredor de massas e espagueteira completam a lista.
Fonte: http://imoveis.culturamix.com |
O ideal é ter um lugar específico para cada tipo de talher. Ou seja, um para os talheres de mesa, e outro para os de cozinhar.
Geralmente usam-se gavetas para guardar os talheres, mas se você não tem espaço suficiente, ou mesmo prefere que eles fiquem mais expostos, há os suportes de talheres. Sejam de bancada ou de parede são itens muito interessantes e úteis, que deixam os itens fáceis de serem encontrados e ainda enfeitam a cozinha.
Fonte: http://www.desideratto.com |
Um serviço completo compreende garfo, faca e colher de mesa, garfo, faca e colher de sobremesa.
Eventualmente tem-se ainda talheres de peixe (garfo e faca) e outros especiais, como as pinças de escargot, garfos de fondue etc. Mas estes não pertencem ao serviço básico, embora devam, caso existam, ser do mesmo padrão, ou ao menos hamônicos entre si.
Fonte: http://www.ritzfestas.com.br |
- Pratos e travessas de servir.
Fonte: http://www.casasvitoria.com.br/ |
Fonte: http://quartinhodadany.blogspot.com |
As travessas de servir podem, ou não, pertencer ao mesmo jogo dos pratos. Eu, por exemplo, gosto demais dos vidros temperados, tipo Pirex e Marinex, transparentes. Combinam entre si e com qualquer tipo de louça de pratos! Também uso muito itens de aço inox, pelo mesmo motivo, mas prefiro os de vidro porque vão da mesa para a geladeira (colocando tampas ou filme plástico), para o forno, para o freezer, lavadora de louças, enfim, são mais práticos.
Fonte: http://lookcookonline.blogspot.com |
Olha que modelo lindo este de estrelas, da Look Cook! Custam R$ 27,00 (grande) e R$ 12,00 (pequena).
Sopeira em Cerâmica com Tampa, Le Creuset Laranja 10x11 cm. Fonte: http://www.maghomestyle.com.br. |
Bowls e salareirinhas individuais são peças essenciais! Além de servirem para sopas, caldos, saladas e sobremesas, ainda ajudam a servir pequenas porções à mesa. Não precisam ser do mesmo material nem pertenceram ao "jogo de pratos", mas a harminia deve ser buscada. Eu tenho, por exemplo, quatro jogos de bowls, de meia dúzia cada jogo (Mas meus pratos também são jogos de meia dúzia. Se seu jogo de pratos é de quatro, seus bowls podem ser em número de quatro, claro!).
Fonte: http://mercadooriental.com.br |
Isso não impede de você ter dezenas de outros potinhos! Adoro comprar bowls, de plástico, metal, louça... As vezes compro um só, ou dois ou três, depende do preço, da ocasião, do uso que pretenda das para eles... :-)
- Copos, xícaras e canecas.
Fonte: http://demadeiras.com.br |
Existem vários tipos de suportes de xícaras e canecas disponíveis no mercado. Alguns, inclusive, são usados dentro dos armários para facilitar a arrumação.
Para os copos, o mesmo se aplica. Suportes que ajudam na hora de lavar e secar copos, podem também ajudar a colocar ordem nos armários com a vantagem de irem direto para a mesa, na hora de servir.
Fonte: http://www.leroymerlin.com.br |
Os escorredores de copos, talheres e pratos podem ser seus aliados na arrumação da cozinha mo dia a dia, e ainda facilitam a vida na hora de servir à mesa. Se você escolher modelos charmosos e de materiais resistentes eles, além de durarem mais, facilitam na hora das refeições. Os trilhos de aço inixidável, para utensílios de cozinha, contam com acessórios de escorredores de pratos, copos e talheres, que podem ser adquiridos avulsos e que acomodam com sucesso a louça de uso diário.
Nem sempre a gente tem espaço suficiente para tudo que gostaria, assim, racionalizar o uso do espaço é a melhor solução. Escorredores que, depois de secos, são guardados dentro dos armários são ideias bastante interessantes. Se você estiver planejando seus armários de cozinha vale investir nesta ideia: armário escorredor. Instalado acima da pia, na hora de lavar a louça você vai colocando dentro do armário, no escorredor, e já fica tudo arrumado. Dê uma olhada neste projetos:
- Potes de armazenamento.
Produzidos em aço inoxidável, altamente durável, os potes destacam-se pelo design moderno e durabilidade do material. Estes são da loja Policenter. Fonte: http://www.policentercasa.com.br. |
Prático e com um jeitão retrô este conjunto de potes de vidro com estampa é perfeito para armazenar seu café e açúcar. Da loja Laris. Fonte: http://www.laris.com.br. |
Outros itens essenciais para manter a despensa em ordem são os fechos de sacos plásticos e os potes avulsos, para pequenas quantidades. Quando, por exemplo, você não usar o conteúdo todo de um pacote de lentilhas, por exemplo, mas vai usar em breve (em torno de uma semana depois) pode guardar o restante na própria embalagem, fechada herméticamente com um lacre, ou num pote, ou vidro reaproveitado. É muito melhor e mais saudável do que deixar aberto, com risco de se contaminar ou espalhar, atraindo insetos.
Fecho para sacos Cicley, a venda no Extra Hipermercados. Fonte: http://www.extra.com.br. |
Os sacos do tipo Ziplock são ótimos também fora da cozinha! Vamos ver algumas dicas de uso para guardar roupas de frio, conservando-as durante os meses de calor, que são essenciais para a arrumação de armários1
- Toalha de mesa e jogo americano, guardanapos, panos de bandejas e panos de prato.
Ou seja, as "roupas" da cozinha. Por estarem em contato com alimentos, é normal que as roupas da cozinha, como os guardanapos, toalhas e panos de prato, sujem de gordura. Assim na lavagem desses panos deve-se ter um cuidado especial com esse aspecto.
Fonte: http://rose-brytto.blogspot.com |
Para uma mesa especial você pode, ainda, usar as dobras artísticas para dar um charme extra à sua mesa.
Existem até cursos de dobras de guardanapos e, se você pretende ser um profissional de eventos, por exemplo, é essencial conhecer algumas delas. No uso diário um porta-guardanapos de papel, ou argolas, se você usar guardanapos de tecido, são suficientes.
Fonte: http://reinacoesdeluisa.blogspot.com |
Fonte: http://pt.artesanum.com |
Você não precisa ter essa 'frescurinha' também, mas esteja ciente de que o uso estraga mesmo e é necessário repor sempre panos de prato, até mesmo como cuidado de higiene, pois, panos encardidos podem acumular bactérias e isso não é nada saudável, não acha?
- Esponja e detergente.
Fonte: http://www.dimol.com.br |
Caso você opte pelas plásticas, alguns cuidados devem ser tomados na higienização das esponjas. Ao fim da lavagem da louça da refeição a esponja deve ser também lavada e, preferencialmente, fervida em água com detergente. É que esponjas acumulam bactérias que podem prejudicar sua saúde! E devem, ainda, ser trocadas no mínimo a cada mês (se o uso for pouco).
Existem suportes específicos para detergentes e esponjas que podem ser usados sobre a pia ou pendurados em suportes específicos, o que pode ser bastante útil se seu problema for falta de espaço. Caso você use pouca louça em cada refeição, evite acumular louça suja na pia. Isso atrai insetos, como as baratas, e acumula bactérias, pela deteriorização dos resíduos.
Lave a louça imediatamente após seu uso ou, caso seja possível, use uma lava-louças e junte nela a louça a ser lavada. Vale o investimento!
- Latas de lixo.
Fonte: http://entrefilhoselivros.blogspot.com |
Fonte: http://maniasustentavel.blogspot.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário