Objetivos

Café com bolo? Sempre!
Este blog tem como função principal reunir as informações e dicas sobre organização. 

Desde a organização de casa, passando pela organização de eventos, pequenas festas, mudanças, enfim, até a organização geral da vida!


Conta com dicas, sugestões e ideias que facilitam o dia a dia, bem como livros, artigos e sugestões de objetos que colaboram na facilitação das tarefas diárias. Organizar a vida é ganhar tempo!

Gerenciamento de tempo é um dos temas mais atuais de discussão e, desta forma, espero contribuir com reflexões, dicas  e conhecimentos, para que você consiga se organizar e organizar sua vida.



-Você gasta muito tempo procurando por coisas perdidas ou extraviadas?

-Você tem papéis amontoados, em vez de arquivados?

-Você está sempre atrasado para compromissos, perde prazos ou paga contas atrasadas?

-Você sente devido à desorganização?

-Você compra coisas novas, porque você não pode encontrar que você tem?



- Você leva mais do que deveria para fazer quase tudo, porque nada está onde deveria estar?

Se você respondeu "sim " a uma ou mais destas questões, eu posso ajudar você!



Ninguém nasce sendo organizado, as pessoas aprendem a ser organizadas. Podem aprender desde pequenas se são criados em ambientes onde a organização no dia a adia faça parte das vidas das pessoas, mas, mesmo as pessoas filhas de gente desorganizada pode aprender a serem organizadas.


Mais do que qualquer coisa ser organizado requer disposição em se organizar. Ou seja, não basta "querer" somente, mas sim deve-se adotar uma postura e um comportamento de organização. Assim, para transformar o "caos" em ordem, além de querer você terá que prestar atenção e fazer por onde!


Se não sabe por onde começar, acompanhe o blog, mas aqui vão algumas dicas:


1. Vamos começar pela mesa de trabalho, ou escrivaninha. Pegue duas caixas de papelão grandes, sente-se na frente de sua mesa e coloque numa das caixas tudo que "não deveria estar ali". Na outra caixa, coloque tudo o que deveria e deve estar em uma escrivaninha. Pode parecer simplista, mas esse exercício de catalogação é um treino inicial para sua "transformação"... E isso não é "mágica", nem papo vazio de auto-ajuda, é treino mesmo, igual na academia. Com treino diário você condiciona seu pensamento e seu comportamento e o transforma de um pensamento/comportamento caótico em um comportamento organizado.


2. O maior "segredo" da organização é PRESTAR ATENÇÃO. Sim, prestar atenção aonde coloca as coisas para, quando precisar delas, saber onde estão. No início você pode achar que é "perda de tempo", mas, seja honesto, quanto tempo você realmente perde procurando as coisas quando não sabe onde estão?


3. Estenda o exercício da mesa para as gavetas. Tire tudo de dentro delas e separe o que deve e o que não deve estar em cada uma delas, em duas caixas de papelão. Ao rearrumar as coisas nas gavetas, tenha em mente a frequência de uso delas. nas gavetas de acesso mais fácil devem estar as coisas de mais uso. Separadores de gavetas podem ser úteis se você tem muitas coisas miúdas espalhadas nas gavetas. E não precisa gastar para isso. Pequenas latas, do tipo das de balas, ou mesmo copinhos plásticos podem ser ótimos organizadores de gavetas! Sim, você vai gastar algum tempo para a primeira organização, mas, creia, esse tempo será compensado no dia a dia, quando precisar das coisas e ENCONTRAR cada uma delas. Será mesmo mais econômico até, se, ao invés de comprar uma caixa de clips de papel toda vez que precisar de um, você tiver clips à mão, não concorda?


4. Se você tem poucas gavetas, ou pouco espaço nelas, uma outra solução simples, e que deixa as mesas de trabalho mais livres sem "sumir" com as coisas que precisam estar sempre por perto são os painéis organizadores. Nas lojas de decoração você encontra para comprar. Em geral são variados e combinam com qualquer decoração, mas também geralmente são caros. Você pode ter uma solução "caseira" com poucos gastos, usando latinhas reaproveitadas, como as da imagem ao lado. Canetas, lápis, tesouras enfim, todo material de escritório pode ficar sempre à mão, sem ficar espalhado em cima da mesa.