Cada vez que você precisa de um documento seu é um horror? Você nunca sabe onde está certidão de nascimento/casamento, título de eleitor etc. e perde um tempão procurando? A solução é bem simples e fácil. Ok, dá trabalho para começar a arrumar, mas, depois, é só alegria!
O ideal é que documentos sejam separados por tipos, e guardados em pastas etiquetadas/rotuladas. Eu uso a seguinte separação:
-
Pessoais - nesta pasta ficam certidões originais, títulos de eleitor, passaportes e demais documentos que são usados somente eventualmente, como as carteirinhas de vacinação. Minha, das "crianças" (Sim,mesmo com 24 e 19 anos, respectivamente, são as minhas crianças... hehe) e mesmo dos animais daqui de casa. Cães e gatos sempre são vacinados e, claro, têm suas respectivas carteirinhas de vacinação. Também guardo cópias do RG, carteira de trabalho, CPF, PIS,enfim, de todos os documentos. Dentro dessa pasta tem uma sub-pasta dos contratos de planos de saúde com os recibos, mas pode ser separado, noutra pasta, se forem muitas pessoas na sua família, ok?
-
Domésticos - Certidões, escrituras, recibos de IPTU, recibos de taxa de lixo, aluguel e condomínio (se houver), cópias dos documentos do carro, IPVA, multas pagas (Grrr... hehe) etc.
-
Acadêmicos - Históricos, diplomas, certificados, enfim, todos os eventos que participo, e que têm certificados, ficam organizadinhos, por ordem de ano de conclusão/participação. Nesta pasta também tem sempre uma cópia do currículo atualizado (Noutro post falaremos sobre como organizar um currículo legal, ok?).
O mesmo método deve ser aplicado para contas, recibos e cerificados de garantia de eletro-eletrônicos. Assim, quando precisar localizar, vai saber direitinho onde está! Neste caso, porém, devemos lembrar que recibos e garantias têm validade e, desta forma, periodicamente devemos dar uma olhada prá nos certificar de não estarmos guardando coisa atoa.
Separar em pastas é bastante útil quando você tem que localizar um documento ou recibo.
Tenho, ainda, uma caixa específica para colocar as contas ainda não pagas, que fica em cima da escrivaninha.
Existem objetos especiais para isso, como nos escritórios, mas você pode fazer uso, por exemplo, de uma caixa de camisa, ou uma pasta do tipo polionda, larga, deixada especialmente para isso.
A minha é uma caixa plástica, como uma bandeja, como esta ao lado.
Para organizar as pastas você pode usar caixas simples, compradas em papelarias e lojas de itens domésticos, ou mesmo ter um armário-arquivo, de pastas suspensas, em algum cômodo da casa.
Atualmente, guardo os documentos num armário destes, no escritório, mas quando não tinha escritório em casa, uma maleta de aço, como esta ao lado, específica para documentos, servia de "central dos documentos" aqui.