domingo, 25 de setembro de 2016

Canecas.

Eu amo canecas! Adoro mesmo. Acho divertidas e, na vida prática, muito úteis. Como eu tomo café o dia todo, e gosto de muito café, prefiro as canecas às xicrinhas.

Tanto compro, quanto ganho muitas canecas. Isso porque, como os amigos sabem que gosto, sempre que vêem alguma "diferentona" lembram de mim, e me dão de presente.

Quando comprei minha casa, esta que eu moro, decidi que tudo aqui teria "a minha cara", com muita cor e alegria, porque gosto de ambientes alegres e coloridos. Assim, decidi que minhas amadas canecas ficariam expostas e comecei a procurar alternativas para expôr as peças de um modo bacana.

A mais óbvia de todas foi instalar suportes embaixo das prateleira externa do armário da cozinha.

Foto do arquivo da autora.
Neste lugar ficam as canecas de uso diário.
Mas ainda havia canecas, e eu fiquei "matutando" como expôr minhas peças e ainda decorar a cozinha.

Quando morei numa outra casa, havia comprado este móvel para fazer a pia do lavabo. Eu havia trazido a cuba e a torneira douradas dos EUA, numa viagem (Ahhhhh! Bem anos 80 com seus 'dourados mil', né? hehehe Pois é... Modas!), e encontrei, na época, depois de pesquisar muuuuuito, um móvel pequeno e charmoso para instalar as peças.

Mas substituí o tampo do móvel por uma pedra de granito, como pode ser visto na imagem.

Foto do arquivo da autora.
A imagem não está muito nítida, pois recortei o detalhe de uma foto maior, mas é possível ver bem o móvel, com o tampo feito com a pedra de granito e a pia dourada instalada nele.

Bom, assim, o tampo desse móvel ficou encostado por anos! Mudanças outras vieram, e ele lá, firme e forte, guardado dentre as minhas "tralhas" que "um dia vão servir para alguma coisa".

Enfim, pesquisando na internet ideias para o meu porta-canecas atual, encontrei coisas bem legais. Vejam abaixo, no fim do post, vou deixar algumas ideias, para inspirar você ai também, ok?

A maioria absoluta das ideias é usar prateleiras, de diversos tamanhos e formatos. Mas eu não tenho espaço na cozinha suficiente para mais prateleiras, e queria algo diferente.

Ai, dentre as muitas possibilidades, o que mais me agradou foram os painéis, como este:

Fonte: http://blogremobilia.com
Achei lindo, pela simplicidade de ser um painel de madeira, com ganchos, e só! Além de mostrar a beleza das canecas, e suas formas diferentes, fica fácil de pegar e usar cada uma delas.

Foi então que me lembrei do tampo do móvel!

Fiz uma pátina em amarelo (porque adoro amarelo e a maior parte das coisas da minha cozinha é nessa cor), um acabamento em tinta ouro velho, e decorei com umas sobras de papel de parede que eu tinha, que foram do meu quarto, na mesma casa da pia ai acima (Sim, eu guardo sobras de papel de parede... Na verdade, guardo "de um tudo"! Sou "tralheira" sempre! hehe), instalei os ganchos e ficou assim meu painel porta-canecas!

Foto de arquivo da autora.
Detalhe: a primeira, de cima, da esquerda, fui eu quem pitei. Foi a minha primeira peça de faiança, e a pintura está meio falhada, além das linhas não terem ficado lá muito retas, mas adoro exatamente pelas imperfeições que tem! É única!

Aqui, seguem as imagens que serviram como inspirações, que encontrei na Internet, de outras pessoas que, como eu, amam canecas!

Vamos lá, quem sabe você se inspira ai e, durante a folga de carnaval faz a organização da sua coleção de canecas?

Vai ficar lindo, tenho certeza! 

domingo, 11 de setembro de 2016

Home Office novamente!

Fonte: http://hative.com
Mais uma ideia para Home Office: otimizando o espaço da mesa de trabalho.

Uma  'mesinha' de madeira, que o teclado se encaixa por baixo, quando não está em uso, organiza as miudezas da mesa, como clipes e lápis, além do celular...

A Ideia é do Blog Hative, e você pode conseguir um pedindo a um marceneiro para fazer para você um suporte igual.

domingo, 4 de setembro de 2016

Organizando coleções

Colecionar objetos é um hábito antigo das pessoas e também muito prazeroso. Neste post há algumas ideias de como integrar coleções à sua decoração para poder usufruir mais dela e, ao mesmo tempo, manter os objetos em ordem. Só que tem alguma coleção sabe a dificuldade de organizar todas as peças de forma a que fiquem sempre por perto, disponíveis e, ao mesmo tempo, protegidas. Sim, porque o colecionador não gosta de ver seus objetos preciosos se estragando.

Eu entendo BEM esse dilema! Poderia dizer que eu coleciono coleções!

Eu tenho coleção de elefantinhos, taças, chícaras, pratos, louças em miniaturas, castiçais, imagens de santos, colherinhas, misturadores de drinques, garrafas vazias, canecas, canetas de propaganda, caixas de fósforos... Enfim, várias! Os elefantinhos ficam todos reunidos numa pequena cristaleira que comprei exatamente para eles. Os misturadores de drinques e as caixinhas de fósforos ficam dentro de grandes vidros, na bancada do bar. As garrafas espalham-se pela sala de jantar e bar e os pratos quase revestem a parede maior da sala de jantar. As chícaras e taças alternam-se na cristaleira maior e os castiçais ocupam todo um aparador na sala de jantar, feito com o de pé de ferro da máquina de costura que era da minha bisavó, com um tampo de vidro temperado em cima.

Uma das que mais gosto é a coleção de colherinhas e talheres de prata. Comecei "por acaso" quando amigos me trouxeram de viagens umas colherinhas de prata, daquelas do tipo souvenir mesmo. Achei lindinhas! Eu usava todas para servir café mesmo aos amigos, mas quando atingi quase duas dúzias delas, a imensa maioria dadas por novos e novos amigos que reparavam que eu "colecionava", fiquei 'matutando' uma maneira de expor minha cleção sem que desse tanto trabalho de manter em ordem e limpo (Limpar, uma a uma, quase trinta colherinhas de prata consome certo tempo, né?), tive a ideia de organizar em caixas com vidros e fazer quadros delas. Estes quadros ficam no bar e todos adoram!

Fonte: http://www.casaejardim.globo.com
Procurando sobre o tema na Internet achei umas ideias bem interessantes para compartilhar.

No site da Casa & Jardim, essa foto expondo uma coleção de chapéus chamou minha atenção.

Arrumados em cabides sanfonados, encontrados em bazares e mesmo lojinhas de R$ 1,99, colocado verticalmente na parede, fica lindo e quase escultural, como diz o site, dando um charme especial ao hall de entrada da casa. Isso sem falar na praticidade de estarem à mão sempre que se quiser usar.


Fonte: http://receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com
Para uma coleção de garrafas vazias (Viu? Não sou a única 'maluca' a gostar de garrafas vazias...) a ideia de colocar todas reunidas numa bela bandeja se mostra uma solução perfeita!

Gosto muito da "padronização"  feita com as rolhas de cortiça. Dá unidade ao visual, harmonizando as peças. Tem gente que recicla as garrafas, fazendo trabalhos manuais com elas.

Eu gosto mesmo é das garrafas "in natura", ou seja, gosto os vidros mesmo, das formas...

Fonte: http://www.decoeuracao.com
Também gostei muito da forma como esta coleção de máquinas fotográficas antigas foi disposta na parede, com molduras presas em volta, ressaltando as peças.

Eu preferiria proteger mais as máquinas, mas realmente o efeito visual é bonito e, se a pessoa manuseia sempre a coleção, é mais prático assim mesmo.


Fonte: http://roselirorstad.multiply.com
Esta é uma bem tradicional, aliás, duas: tanto a coleção, de apontadores de bronze, quanto a forma de organizar, em uma prateleira. Mesmo assim eu quis registrar, porque não é somente de odeias novas que a organização vive. Ideias consagradas não devem ser descartadas só por isso.

Aliás, prateleiras são grandes soluções para muitas coisas, em termos de organização.