sábado, 1 de julho de 2017

Organizando o banheiro

O banheiro é uma parte da casa em que sempre há "certa tendência" ao caos... :-)

Por mais que a gente ache lindos os "banheiros de revista de decoração, as vezes é bem difícil manter a ordem, mais ainda se é usado por diversas pessoas. Num espaço relativamente pequeno (são raras as residências com banheiros grandes, né?) é preciso organizar uma infinidade de itens! Como fazer isso?

Primeiro, é preciso reavaliar a real utilidade dos itens que você deixa no banheiro.

Cuidado, por exemplo, comprimidos e remédios diversos, de seu uso pessoa. Por mais que seja comum deixar remédios no banheiro isso deve ser evitado. O que acontece é que o banheiro é um local úmido, com frequência tem vapor (do banho) e esse ambiente não é apropriado aos remédios, que podem sofrer alterações em suas formulações.

O ideal é guardar os remédios em um local fresco e seco, como num armário. Eu gosto muito de organizar os remédios, principalmente os de uso diário (como o meu da tireóide), na mesinha de cabeceira. Coloco todos, em suas caixas (é bom manter remédios nas embalagens originais, principalmente por causa das datas de validade!), dentro de um cesto plástico bacaninha e deixo lá, junto com o despertador, o estojo dos óculos e o Haroldo (Meu cofrinho de porquinho... Noutro post falamos mais de cofrinhos, ok?).

Ítens essenciais no banheiro:

- escova e pasta de dentes;
- pentes e escovas de cabelo;
- toalhas de rosto e banho;
- piso;
- papel higiênico;
- ítens de higiene como: sabonetes, shampoos e desodorantes.

É bom ter, mas pode ficar com os remédios, no armário do quarto, ou closed, se você tiver um:

- curativos tipo BandAid;
- hastes flexíveis tipo Cotonetes;
- algodão, em bolas, discos ou comum (cada um tem uma função, mas você pode escolher, é claro, de acordo com seus hábitos);
- anti-séptico para curativo em pequenos ferimentos, tipo Merthiolate e álcool.

Particularmente uso duas gavetas do banheiro para guardar lingerie. Pode acreditar, é MUITO prático ter as peças íntimas à mão ao sair do banho e, como estas peças tem frequência de uso, não há problemas com mofo, como poderia se pensar, com peças de uso eventual.

Fonte: http://renatavictor.blogspot.com
É importante destacar que as gavetas do banheiro, pela umidade do ambiente, são mais propensas a permitir a criação de mofo. Assim, a limpeza constante com produtos antimofo é recomendável, assim como manter os objetos em separadores e/ou organizadores de gavetas, o que facilita a limpeza e, naturalmente, a manutenção da organização, já que os produtos, por serem usados com frequência, precisam estar sempre à mão, com fácil acesso e, melhor, simples de guardar novamente.

Fonte: Este, da "Meu Móvel de Madeira",
sai por R$ 559,00 e você pode 
comprar pela Internet. 
A loja informa que só 
há, atualmente, na cor branca
que também é lindo!

Se você não tem armários no banheiro e não tem vontade, tempo ou não quer fazer obras porque o imóvel não é seu, pode resolver com algumas soluções não-definitivas, que podem ser removidas em caso de mudança.

Uma delas são as bancadas para pias de colunas.

São móveis desenvolvidos para encaixar embaixo de pias comuns em banheiros, de colunas, aproveitando o espaço, com a vantagem de poderem ser levados em caso de mudança.

Fonte: http://www.etna.com.br 
Existem vários modelos no mercado que apresentam acabamentos tão diferentes que, certamente, você vai encontrar um que atenda suas necessidades. Na Tok Stock e na Etna, por exemplo, tem vários deles. Aliás, um parêntese: Amo as duas! Sempre ajudam MUITO na organização da(s) casa(s). O ideal é que sejam revestidos, ao menos internamente, de laminado plástico (fórmica) para facilitar a higienização.

Você também pode reutilizar um móvel antigo e, com a ajuda de um bom marceneiro, fazer a adaptação para seu banheiro. Se customizar o móvel, vai ficar ainda mais bonito e com a vantagem de ser exclusivo.

Neste esquema, da Tok Stok, é fácil de entender/explicar ao seu marceneiro o que você precisa.

Fonte: http://www.tokstok.com.br
Outras opções:
Fonte: http://www.tokstok.com.br 
Fonte: http://esucasablog.com
O papel higiênico extra deve estar sempre à mão. Pode ser dentro do armário, ou em suportes específicos. Não é preciso que você tenha um estoque imenso de papel, mas um ou dois rolos extras sempre é bom ter. 

A menos que você more em uma casa grande, com uma despensa enorme, procure identificar o seu consumo semanal para evitar ter que guardar muitos rolos em armários, certo que não estragam, mas isso toma muito espaço. 

Se comprar semanalmente, dentro de sua frequência de uso, nunca faltará e você otimiza o espaço deste cômodo.


Por ser um ambiente de uso diário e íntimo, a arrumação do banheiro de deve levar em conta, principalmente, a praticidade e os produtos devem estar organizados por finalidade e frequência de uso, mas, se o seu banheiro também funciona como lavabo, ou seja, se só há um único banheiro no imóvel e suas visitas usam o mesmo banheiro que você e sua família, os cuidados com a arrumação devem ser ainda maiores! 

Fonte: http://www.realsimple.com
Além de práticos, os objetos do banheiro devem ser também bonitos e dar charme ao ambiente. Arranjos de flores são bem-vindos e toalhinhas de mão, além das de banho e rosto, devem estar disponíveis para as visitas. Nada é mais charmoso num banheiro/lavabo do que o toque pessoal do(a) dono(a) da casa. Ai, a decoração é por sua conta, claro, mas a harmonia e a praticidade sempre devem ser buscadas, justamente para promover e manter a organização. 

Na foto ao lado, uma bandeja e peças de louças coloridas organizam e deixam à mão objetos de uso diário com charme e personalidade.