Em 2001 uma dona de casa norte americana, da Carolina do Norte,
Marla Cilley criou um que chamou de "
FlyLady", que é um sistema para a organização de casa e da vida. FLY significa
Finally Loving Yourself (Algo como finalmente amando a sí mesma). O método tem um grande número de seguidores por lá e, no Brasil, há um grupo de apoio oficial para os adeptos, em português:
Flying in Brazil, com um blog que posta o conteúdo traduzido para o português
http://flyrobrasileira.blogspot.com.
Já no site
HouseKeeping, em inglês, você pode conhecer o método a
15 Minute Cleanup. Consiste num guia para manter a casa que inclui limpeza passo-a-passo, lista de compras, dicas etc.
As pessoas, nos EUA, realizam as tarefas domésticas munidas de um arsenal de produtos, equipamentos e acessórios que somente há pouquíssimo tempo nos acostumamos a ver no Brasil.
Por exemplo, as máquinas de secar roupas e as de lavar louças ainda são consideradas pela maioria das pessoas como luxo, ou como alternativa para quem mora em apartamentomesmo coisas simples, como aspirador de pó, que facilita MUITO a limpeza diária, ainda é pouco usado por aqui.
Você não precisa seguir os métodos à risca, mas conhecê-los pode ajudar a organizar sua rotina da execução das tarefas e, ainda, a estabelecer um sistema próprio que funcione adequadamente na sua vida.
Para por em prática o método dos 15 minutos, por exemplo, é preciso analisar quais as tarefas principais e quais as secundárias. Perguntas simples como "Quantas vezes por dia são realizadas?", que você faz a si mesma, ajudam a distribuir o tempo. O mesmo com relação à cozinhar, cuidar da roupa, arrumação dos quartos etc.
O mais imporante é organizar-se. estabelecer seu método, e seguir, resulta numa solução prática para manter a casa e a vida em ordem. Reservar diariamente 15 minutos antes de sair de casa para uma rápida organização pode fazer diferença significativa ao final do dia, ganhando tempo para a família e o descanso.