segunda-feira, 11 de abril de 2011

Métodos: Bons ou ruins?

Fonte: http://www.flylady.net/
Em 2001 uma dona de casa norte americana, da Carolina do Norte, Marla Cilley criou um que chamou de "FlyLady", que é um sistema  para a organização de casa e da vida. FLY significa Finally Loving Yourself (Algo como finalmente amando a sí mesma). O método tem um grande número de seguidores por lá e, no Brasil, há um grupo de apoio oficial para os adeptos, em português: Flying in Brazil, com um blog que posta o conteúdo traduzido para o português http://flyrobrasileira.blogspot.com.

Já no site HouseKeeping, em inglês, você pode conhecer o método  a 15 Minute Cleanup. Consiste num guia para manter a casa que inclui limpeza passo-a-passo, lista de compras, dicas etc.

As pessoas, nos EUA, realizam as tarefas domésticas munidas de um arsenal de produtos, equipamentos  e acessórios que somente há pouquíssimo tempo nos acostumamos a ver no Brasil.

Por exemplo, as máquinas de secar roupas e as de lavar louças ainda são consideradas pela maioria das pessoas como luxo, ou como alternativa para quem mora em apartamentomesmo coisas simples, como aspirador de pó, que facilita MUITO a limpeza diária, ainda é pouco usado por aqui.

Você não precisa seguir os métodos à risca, mas conhecê-los pode ajudar a organizar sua rotina da execução das tarefas e, ainda, a estabelecer um sistema próprio que funcione adequadamente na sua vida.

Para por em prática o método dos 15 minutos, por exemplo, é preciso analisar quais as tarefas principais e quais as secundárias. Perguntas simples como "Quantas vezes por dia são realizadas?", que você faz a si mesma, ajudam a distribuir o tempo. O mesmo com relação à cozinhar, cuidar da roupa, arrumação dos quartos etc.

O mais imporante é organizar-se. estabelecer seu método, e seguir, resulta numa solução prática para manter a casa e a vida em ordem. Reservar diariamente 15 minutos antes de sair de casa para uma rápida organização pode fazer diferença significativa ao final do dia, ganhando tempo para a família e o descanso.

2 comentários:

  1. Favor dar o crédito para o post original, que publiquei em 2009 no meu site - http://anaafonsoorganizer.com.br/2009/02/20/organizacao-domestica-arrumando-a-casa-em-15-minutos/ Ana Afonso - Organizadora Profissional

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Afonso,
    Que legal que vc conhece o método, mas não conheci no seu blog, e sim por indicação de uma amiga norte americana. Os detalhes conheci no próprio site do método e, assim, a referência está correta, ok?
    Um abraço,
    Ju

    ResponderExcluir