quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lavando e passando roupas

Fonte: http://deborahbrito.blogspot.com
Um dos maiores "problemas" domésticos é a parte da lavanderia... :-)

Lavar, passar, enfim, manter as roupas, pessoais e da casa, toma tempo e, se feito inadequadamente, pode estragar as roupas, trazendo mais despesas.

Isso sem falar nas despezas extras, de uso ineficiente da máquina de lavar!

Para facilitar as coisas, vários sites dão dicas bem legais (Manual dos recém casados,  De(coeur)ação etc.), mas o que acheimais interessante foi o passo-a-passo do blog O Diário de Déborah, que fez uma compilação de dicas bem interessante.

Como uma coisa que sempre confunde as pessoas é a quantidade de roupas que pode ir na máquina de lavar, além das dicas, o site tem uma tabelinha super útil (reproduzida ao lado) com o peso aproximado das roupas, para você poder calcular certinho as quantidades delas na hora de colocar na máquina!

Isso faz com que você aproveite melhor os recursos das máquinas de lavar, economize e cuide melhor de suas roupas!

Espero que seja útil, pois essa é, sem dúvidas, uma das coisas mais chatinhas na manutenção e organização da casa!

Veja a listinha de dicas:

  • Em primeiro lugar, acumule uma boa quantidade de roupas a serem passadas. Com isso, você economiza energia, ajuda o nosso planeta e, além disso, resolve tudo em um dia só.
  • As roupas não devem ser deixadas no varal (e no Sol) por muito tempo, tire-as ainda ligeeeiramente úmidas. Com as roupas secas demais, a tarefa será ainda mais difícil. De brinde você economiza energia. Mas só faça isso se tiver uma rotina de passar roupas. Pois se ficarem no armário muito tempo, pode acontecer de federem a mofo.
  • Após recolher as roupas, dobre-as corretamente. Isso facilitará o processo de passar a roupa. Evite guardá-las de qualquer maneira, para que não apareçam dobras e vincos desnecessários.
  • Um bom ferro facilita o passar da roupa. Procure os produtos com a função à vapor e que tenham opções variadas para regulagem de temperatura.
  • Crie o hábito de ler as etiquetas de suas roupas. Muitas delas trazem informações importantes sobre como passá-las. Ou seja, a etiqueta pode lhe mostrar a temperatura correta ou mesmo lhe avisar se determinada roupa pode ou não ser passada. Caso não conste na etiqueta, vá graduando a temperatura aos poucos.
  • Na hora de passar roupas com partes emborrachadas, tome muito cuidado. Use baixas temperaturas e use um pano por cima, pra não grudar. Curiosidade: a parte brilhosa do cetim agarra no ferro de passar. Portanto, passe do avesso sempre.
  • Sempre passe roupas pretas do avesso. Isso evita brilhos e marcas. Se não quiser passar do avesso, coloque um pano bem fino por cima, como uma fralda. Outros tecidos que devem seguir este mesmo processo são o crepe, o cetim e o linho.
  • Teste utilizar algum spray facilitador de passar roupas. Estes produtos ajudam a desfazer vincos e dobras, e proporcionam que o ferro de passar deslize melhor. Outra dica também é borrifar água com um pouco de amaciante.
  • Se alguma coisa agarrou no seu ferro de passar roupa e você não consegue removê-lo, a dica é esquentá-lo e desligar da energia. Em seguida, pegue uma palha de aço seca, segure a palha com um pano e passe na parte suja. Pegue um pano úmido e retire os resíduos. Não faça isso, caso seu ferro seja revestido por teflon.
  • Você sabe o quanto de roupa deve colocar na máquina? Conhece peso de cada peça? É importante não sobrecarregar a máquina. (Lembrando que além do peso, deve ser considerado o volume, como no caso do edredon.) Muita roupa na máquina = roupa torcida e amassada, mais difícil de passar.
  • Estenda as roupas assim que acabar a programação. Esquecê-las na máquina, só vai deixá-las mais amassadas, mais difíceis de passar.
  • Aquela sacodidinha na roupa não é frescura de vó. Sacodi-las antes de pendurá-las elimina um pouco dobras e amassados.
  • Pendure camisas e vestidos de tecido não-elástico em cabides. Use cabides plásticos, para não manchar as peças, e pendure no varal. Para que as roupas não escorreguem do cabide, você pode usar pregadores.
  • Truque ninja: aquela roupa muito difícil de passar é só polvilhar a roupa seca com água, enrolar e colocar – dentro de um saquinho pra não pegar cheiro - na geladeira (geladeira não é freezer) por pelo menos uma hora antes de passá-las. Acredite, funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário