quinta-feira, 16 de junho de 2011

Louças especiais: Como acomodar?

Travessinha para casquinha de siri.
Fonte: http://www.solostocks.com.br/
A menos que você seja fascinado por um desses pratos, ou seja um cheff, mesmo que amador, comprar e guardar louças especiais para algumas comidas é um problema doméstico. Por exemplo, pratos de escargot, conchas de casquinhas de sirí, pratinhos porta-saquinhos de chá, pratos de churrasco ou pizza, travessinhas e mini-bows para finger food, louças para culinária oriental... E assim vai! Eu, como gosto de cozinhar, tenho muitos deles, mas, confesso, são complicadinhos de guardar!

Linha Mikkel Jensen de louças para Finger Food
da Casamiga. Fonte: http://www.blogdadoural.com.br
O ideal, como tudo, é ter planejamento. Se você vai fazer uma festa temática somente, numa data específica, não tem necessidade alguma de comprar tudo. Alugue! É mais simples e prático.

Uma solução bacana é, em um grupo de amigos, dividir quem-compra-o-que e, assim, quando precisarem, uns emprestam aos outros e todos se divertem.

Por uma questão de praticidade mesmo, eu guardo esse tipo de louças e utensílios de pouco uso nas embalagens originais, nas prateleiras mais altas da despensa.

Isso deixa que fiquem sempre "por perto" e evita que, para usar, tenha que "escalar o mundo" para encontrar, mas muita gente não tem espaço na despensa, nem mesmo tem uma despensa para isso. O que fazer?

A gente sabe que, com pouco espaço, a gente tem que ser criativo, né? Caixas guarda-louça são ótimas soluções e, se bem pensadas, lindos itens de decoração. Resista à tentação de "porta-coisas" como os de matelassê... Ok, são lindos, mas exigem mais espaço ainda para serem acomodados em armários, né?

Guarda-roupas antigo, adaptado, com vidros
nas portas e laterais, guarda louças e cristais
de forma muito charmosa e prática.
Fonte: http://blogdareforma.wordpress.com.
Um belo guarda-louças antigo, repaginado, também pode ser uma opção bacana, prática, útil e, de quebra, bem charmosa.

Esse tipo de armário pode ser encontrado em antiquários e brechós e, como foi pensado para guardar justamente esse tipo de coisa, geralmente têm espaços internos generosos e pensados de forma a acomodar um número grande de ítens de forma segura.

Baús antigos, idem, adaptados, podem ser ótimos "esconderijos" para seus ítens queridos, sem deixar empoeirando e bem cuidados. Há alguns, inclusive, já feitos mesmo para isso, com divisórias internas específicas. E são ítens de decoração, podendo ser usados como mesa de centro, base de bar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário