sábado, 5 de janeiro de 2013

Organizando fotografias

No finzinho do ano, mas precisamente dia 29 de dezembro, recebi um e-mail muito simpático da Marlene, que coloco aqui abaixo, para "explicar" o motivo deste post de hoje.
Oi,
Acompanho sempre o blog e gosto muito das dicas que você dá. Procurei nos arquivos e não achei nada sobre como organizar fotografias.
Se você já falou disso e eu não consegui encontrar, poderia me dizem em qual postagem foi? É que gosto mesmo das suas ideias. Você não copia simplesmente as ideias dos outros e mesmo quando mostra imagens de outras pessoas, sempre dá os devidos créditos. Acho isso muito bacana!
Um grande abraço,
Marlene.
Primeiro, agradeço à Marlene pela mensagem carinhosa. Realmente sempre procuro dar os devidos créditos, não porque eu seja melhor do que ninguém, mas sim porque isso é o certo a ser feito. Embora muita gente nem pense nisso, ideias e imagens têm donos! Depois do 'alerta' que ela deu, também procurei também nos arquivos, pois não me lembrava se já havia falado de fotografias aqui, e também dei uma olhada nos temas que tenho arquivados com ideias de posts e, realmente, eu nunca falei de fotografias!

É certo que, hoje em dia, a gente acaba tendo mais fotos digitais do que em papel, pois são raras as pessoas que imprimem as fotos, mas mesmo assim, temos as antigas para guardar, não é? Bom, eu tenho "toneladas" de fotos! Dois filhos e uma quantidade grande de viagens, congressos etc., mais a minha compulsão por fotografar geraram duas portas inteiras da estante da sala com caixas, álbuns e envelopes, cheios de fotos, e, ainda, uma quantidade imensa de porta-retratos pela casa toda.

Os "entendidos" em decoração dizem que não se usa mais agrupar num só lugar coleções de porta-retratos, como se usava há alguns anos. Mas eu acredito firmemente que decoração tem muito mais a ver com gosto pessoal do que com moda e, assim, se você gosta de ter muitos porta-retratos na sua casa, vai fundo! :-)

Mas a ideia desse post é organizar as fotos, como pediu Marlene, de modo a estarem mais acessíveis e otimizando espaço, além de mais cuidadas, para serem preservadas de forma que sempre possamos revisitar nossas memórias pelas imagens.

Vamos então às ideias que pesquisei.

Página de scrapbooking digital com
imagens da festa dos meus 40 anos.
Álbuns de fotografias

São a primeira opção, certo? Álbuns podem ser tradicionais, onde somente são colocadas as fotos, e também podem ser seguindo as ideias e conceitos do scrapbooking.

Seja físico, em papel, seja virtual, em arquivos. Eu mesma pratico muito scrapbooking digital!

É necessário ter alguma habilidade com os softwares de edição de imagens, como Adobe Photoshop, ou Corel® PaintShop® Pro.

Os dois têm versões para experimentação antes de você comprar. Existem ainda softwares gratuitos bem interessantes.

Se você precisar dar uma retocana rápida numa imagem e estiver sem acesso a um computador com editor de imagens instalado, pode tentar um on line bem interessante: PhotoshopOnLin. Eu uso o GIMP (GNU Image Manipulation Program). Um software livre e gratuito, com recursos semelhantes ao Photoshop, com a imensa vantagem de ser gratuito!

Fonte: http://www.homemadesimple.com
Os álbuns tradicionais, em papel, também têm uma variedade imensa de opções.

Alguns amigos fotógrafos dizem, de brincadeira, que fotografias "são seres vivos" e, assim, precisam de cuidados! Exageros à parte, o fato é que fotografias tradicionais realmente são conseguidas com uso de vários produtos químicos e, assim, sofrem consequências se expostas à umidade, calor excessivo e mesmo luz demais. Já reparou como as fotos em porta-retratos ficam com as cores alteradas com o passar do tempo? Pois então, a principal atenção que se deve ter com o armazenamento de fotografias é o lugar onde serão guardadas.

Fonte: http://www.benzolimp.com.br
Evite guardar fotografias em armários com umidade, ou locais muito quentes.

O ideal é colocar potinhos de anti-mofo nos armários, como este ao lado, e trocar com uma frequência legal (nas embalagens vem explicadinho como fazer). São feitos com cristais de sílica, que absorve a umidade do ar, transformando-se em líquido dentro do pote.

Custam, em média, R$ 100,00 e são encontrados nos supermercados e lojas de material de construção com facilidade!

Para a organização das fotos você pode usar temas, como no scrapbooking, ou outra forma de indexação. As fotos das crianças eu guardo em álbuns identificados por anos. Mas também há álbuns específicos de viagens, de festas, de aniversários mais significativos, como os 15 anos da minha filha, ou a formatura.

O uso de cantoneiras de fixação de fotos, como na imagem do álbum, acima, também é interessante. Não se deve usar cola em fotografias pois a cola estraga as imagens. Cole as cantoneiras nas páginas do álbum e prenda nelas as fotografias. Além de proteger as fotos as cantoneiras dão um charme vintage ao seu álbum de memórias!

Inicialmente faça um agrupamento de todas as fotografias que tem, procurando juntar todas num mesmo local, por exemplo, em cima da cama, ou da mesa da sala de jantar. Procure em gavetas, sacolas, envelopes e junte tudo. Faça, então, uma triagem das imagens, usando o critério que escolher. Por exemplo, anos. Se as suas fotos estão completamente bagunçadas e desorganizadas, uma bom cálculo de tempo para a organização é considerar entre 3 e 4 horas para cada ano que precise ser organizado.

Separe as imagens, por anos, em caixas distintas. Depois você pode até separar por temas, como festas ou viagens, mas é importante essa primeira triagem por anos, para dimensionar quanto tempo você levará, no total, para o trabalho todo.

Depois da triagem vem a arrumação propriamente dita. Para ter uma ideia do tempo que leva a organização das fotos em álbuns, se são 30 anos de imagens, você vai levar em torno de 15 horas de trabalho, no mínimo. Cada álbum leva, em média, 30 minutos para ser organizado, ou seja, desde já saiba que você não vai fazer isso num único dia... Um fim de semana talvez, se houver dedicação e ajuda, mas não se apresse. Pode ser, inclusive, extremamente prazerosa a atividade se você contar com ajuda de mãe, companheiro, filhos...
Fonte: http://www.mundodosplasticos.com.br

Se o objetivo é só separar por anos, caixas plásticas, identificadas, identificadas podem ser a solução final.

Nas papelarias e lojas de suprimentos para escritórios as caixas-arquivos, plásticas podem ser encontradas com facilidade. Devem ser etiquetadas com o ano/tema das fotos, e guardadas em armários, oferecendo proteção para suas memórias de forma adequada.

Também podem ser usadas caixas-arquivo do tipo polionda, que custam bem mais barato que as caixas plásticas e são específicas para arquivamento de documentos.



Esse tipo de caixa oferece menos proteção que as caixas plásticas de armazenamento, mas se o local onde forem armazenadas estiver livre de umidade, são ótimas!

Férias são ótimos momentos para organizar fotografias! Se estiver chovendo, pode ser, inclusive, uma ótima atividade para distrair as crianças!

Espero que sejam úteis as ideias, Marlene!

E se você, leitor(a) gostaria de ver algum tema específico aqui no blog, deixe um recadinho, ou mande um e-mail, que eu vou adorar atender sua necessidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário