segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Reveillon em casa?

Ok, vamos combinar: se você vai fazer uma festa grande, ou um evento do tipo casamento, quinze anos, bodas, enfim, uma feeeeesta mesmo, eu recomendo fortemente que contrate serviços especializados! É tanta coisa envolvida na organização de um casamento, ou de uma festa de 15 anos, que é melhor mesmo contar com a ajuda de uma assessoria séria que, inclusive, vai ajudar você a economizar, já que estes profissionais conhecem todos os "truques" e "ciladas" que envolvem a organização de um evento de grande porte. :-)

Mas, se a ideia é fazer uma reuniãozinha no reveillon, com amigos queridos, e celebrar a chegada do novo ano, e isso chega a deixar você apavorado com a ideia, relaxe! Com um pouquinho de organização e planejamento você poderá ter uma festinha bacana e ainda ser elogiado pelos amigos! :-)

Vamos lá! Uma das melhores dicas que já vi (E usei!) para organizar uma festinha quando não se tem muito tempo livre e/ou experiência, é simplificar!

Se você tem pouco espaço, prefira convidar grupos pequenos. Não tem nada mais chato (e confuso!) do que ficarem 50 pessoas espremidas num kitnet! Se você tem serviço e acomodação para seis pessoas, só convide seis pessoas. Simples assim... Você sempre pode convidar as outras pessoas para outras ocasiões. Mas, se não tem como não convidar um grupo grande, sempre prefira o salão de festas do prédio ou, caso não haja, um restaurante ou bar são, com certeza, melhores opções!

A música.

Fonte: http://nossocasorio.loveblog.com.br 
Ok, numa festa, música é essencial. Mas vamos deixar a contratação daquele hiper-super-DJ para eventos maiores? Hum? Numa recepção simples, em casa, um som legal e suave é sempre bem-vindo. Mas nada de muito polêmico, ok? A não ser que tenha certeza absoluta dos gostos musicais dos convidados, evite gêneros específicos e, pior, somente eles. Explicando: Você pode amar sertanejos, mas, numa festa, evite tocar somente esse gênero e (Suprema heresia!), aos berros! Seus amigos não são obrigados a ouvir música que não gostam, né?

Você não precisa de um super equipamento de som para ter som de qualidade numa festa. Um bom MP3 ligado num player com amplificador é suficiente. Lembre-se, é uma festa na sua casa, não numa filial da casa de shows mais badalada da cidade.

Se tem dúvidas quanto ao que tocar, consulte sites especializados, ou peça para aquele seu amigo músico dar umas dicas, ou ainda, peça para seu irmão ou irmã, cunhada 'descolada', namorado, enfim, peça para quem sabe, que prepare uma seleção adequada à data, ou grave um CD para a festa, com músicas legais, variadas e, principal, adequadas aos convidados. DVD com show em telão só cabe se este for o objetivo da festa: assistir ao DVD tal... Se não é este o objetivo da reunião, corte. É over e, cá prá nós, coisa mais sem noção, não acha?

A comida.

A não ser que seu hobbie seja culinária, a parte de comes & bebes deve ser "terceirizada", ou seja, compre pronto ou encomende, ou ainda contrate quem faça. É menos estressante e, com certeza, mais garantido! Imagina só, você convida todo mundo que você gosta, se empolga todo e o bolo sai uma droga ou a comida queima? E calcular o quanto de comida e bebida deve comprar? Se você não sabe, pergunte! Ainda vou fazer um post especial para isso, mas, por enquanto, lembre-se sempre que o sucesso de uma festa está, em mais de 90%, na comida. Não precisa ser nada muito elaborado, sofisticado, mas tem, sim, que ter qualidade!

Fonte: http://www.mapfremulher.com.br
Também é bacana, se você tem algum amigo ou amiga que goste de cozinhar convidar esta pessoa para ser o cheff da festa! Você combina tudo antes (pode ser por e-mail mesmo!), compra e prepara os ingredientes e, no dia, o amigo(a)-cheff vai mais cedo para sua casa e prepara as coisas. Pode ser até uma ótima ideia para dar uma forcinha para aquela amiga que está iniciando um pequeno negócio de sobremesas, o colega que faz bolos divinos e está precisando de uma divulgaçãozinha para conseguir mais clientes, ou sua irmã, que faz os melhores brigadeiros do mundo! É claro que, no fim, você vai ter um presentinho bacana para agradecer ao cheff-conviado, né? Não se pode esquecer nunca: é preciso ser organizado e simplificar a vida, sim, mas sem jamais deixar de ser educado e elegante! :-)

Mesmo com a comida encaminhada, fazer uma festinha de reveillon vai exigir uma dose de organização. Ok, casa limpa e cheirosa é essencial, mas um "arzinho de festa" sempre cai bem, não acha? Não precisa contratar florista, nem nenhum exagero, mas um cuidado com a decoração cai sempre bem.

A mesa.

Preparar uma mesa de uma festa é bem mais simples se você tem um espaço para isso, como uma sala de jantar, com uma mesa bacana. Mas, mesmo que sua sala de jantar seja pequena, ou ainda se resuma ao balcão que separa sala e cozinha, você pode usar ideias bacanas para deixar sua festinha mais bonita e prática.

Fonte: http://www.coresdacasa.com.br
Se não tem uma toalha de mesa especial, uma canga, um tecido colorido com lenços por cima, um retalho grande de chita bem colorida, por cima de um lençol liso podem servir de toalhas de mesa diferentes e personalizadas!

Já reparou como, nas revistas, nos editoriais, usam muito este recurso? Selecionam uma cor e vários objetos dessa mesma cor para fazer editoriais específicos, em geral de tendências de moda. Uma boa ideia é, como sugerem as meninas do Rainhas do Lar, no post "Festa Azul" (Que, por sinal, são especialistas em receber bem!), escolher uma cor para a festa e se joga! Isso dá mais harmonia e, em ambientes pequenos, é essencial para não ficar "pesado". De preferência escolha uma cor que você goste, é claro, e ai, junte todos os objetos dessa cor que você tem em casa. Eu, por exemplo, adoro lilás e roxo, assim, não são raros por aqui todos os tipos de quinquilharias nesses tons. Vale agrupar: canecas, potes, bules, bandejas, lenços, fitas, cestos, caixas plásticas e mesmo baldes e bacias de plástico, tudo, e organize o serviço da festinha nestes recipientes.

Fonte: http://www.countryliving.com  
Um balde ou uma bacia grande, por exemplo, pode ser um ótimo cooler para gelar bebidas ou acomodar o gelo, que não pode faltar! Aqueles grandes, de alumíneo, são perfeitos! Mas, olha, preste atenção se não está velhão demais, nem quebrado, ok?

Louças, talheres e copos a serem usados podem ficar em uma bandeja, ou em cima da mesa, ou buffet, se o espaço permitir. É legal preparar "kits" com os talheres enrolados em guardanapos, arrematados por lacinhos de fita. Fica prático e você prepara com antecedência, não tendo que enlouquecer catando talheres na hora da festa. Uma outra ideia legal é arrumar os talheres em latinhas recicladas, pintadinhas. Se quiser mais charminho ainda, arremate cada latinha com lacinhos de fita. É barato, prático e super charmoso! Veja neste link muitas ideias legais para se inspirar.

Fonte: http://www.hotfrog.com.br/
Marcadores de copos também são ideias legais, ajudam a diminuir a louça suja, pois cada convidado mantém seu copo consigo durante toda a festa. Estes são deste site, mas se procurar no Google vai encontrar uma infinidade de ideias legais! Você também pode usar descartáveis. São práticos e tal, mas, além de serem antiecológicos (Pense na quantidade de lixo!), são tão impessoais... Só se justificam em churrascos e eventos bem informais, como assistir o jogo com os amigos em casa, ou no salão de festas do prédio. Em casa prefira louças e talheres "reais", ok?

A casa

Você não precisa redecorar sua casa para uma festinha, mas uma arrumada geral, com atenção para alguns pontos vai facilitar tanto a circulação na festa, quanto a arrumação pós-festa! Retire do sofá aquele mundo de almofadas, principalmente aquelas que você AMA mas que já não são tão bonitas assim. Guarde tudo no armário! De preferência esvazie mesas de centro e laterais, deixando somente cinzeiros (se você e seus amigos fumam) e um pote médio vazio, que servirá de "lixinho". Pode forrar este pote com um saquinho plástico transparente, ou filme de alimentos, para facilitar a retirada do lixinho. Você pode ainda arrumar uma bandeja bonita, com balde de gelo, copos, porta-copos e guardanapos e deixar na mesa de centro ou lateral. Vai ajudar na festa.

Se usar tapetes 'soltos' na decoração é aconselhável retirar também. Eu, por exemplo, adoro tapetinhos. De tecelagem artesanal, kilins, bordados... Mas retiro todos da sala quando tem festinhas em casa, pois podem escorregar e causar acidentes. Lembre-se você está acostumada com eles, seus convidados, não...

Reserve um lugar para guardar bolsas e objetos dos seus convidados. Pode ser no quarto, ou em qualquer outro lugar. Mas lembre-se que eles devem poder ter acesso aos seus bens quando quiserem... Portanto, se usar o quarto para isso, certifique-se de que esteja tudo em ordem por la´, ok? Uma ótima ideia para os guardachuvas, se o tempo estiver pedindo é, por exemplo, colocar um balde grande na entrada da sua casa. Assim as pessoas tem onde deixar o 'traste' e não vão molhar a sua casa toda com os pingos.

Mesmo que você não tenha um lavabo, no banheiro, troque as toalhas, deixe umas duas ou três a mais disponíveis, enroladas e providencie rolos reserva de papel-higiênico. Uns 2 ou três rolos extras são suficientes. Devem estar visíveis para as pessoas, numa cesta, por exemplo.

Fonte: http://evelynregly.com
Também é legal deixar uma cestinha na pia, bem visível, com aspirinas, bandaids, antiácidos, cotonetes, fio dental, lixa de unhas e até mesmo linha e agulha. Isso é uma gentileza com seus convidados. No caso de alguma "emergência" eles podem "resolver" a questão sem chamar atenção de ninguém... Existem profissionais especializadas em preparar estes kits para festas, basta encomendar com antecedência, ou providencie os itens necessários (veja a listinha básica aqui) e acomode em uma cestinha ou caixinha bonita.

Eu acho exagero deixar absorventes e camisinhas, né? Bom senso é tudo! E para convidados também! Cada um que providencie as suas, afinal! ;-)

Por fim, bolas de gás, bem coloridas e brilhantes, sempre completam o clima-de-festa! São baratas e podem ser encontradas até em pequenos mercados!

Pronto. Sua festa de reveillon está pronta! Tome um banho gostoso, escolha uma roupa bem confortável, relaxe e aproveite a festa, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário