segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Organizando o fim do ano

Fonte: http://www.quechic.com.br
Ok, menos de um mês para o Natal? Sim! E essa constatação é quase o mesmo que dizer “contagem regressiva para o caos”? 

Sim, quase sempre é isso, fim de ano é sinônimo de acúmulo de atividades, o que, às vezes, causa certa desordem na rotina. São festas, eventos, presentes, tanta coisa!

Todo ano é a mesma coisa? Bom, este ano pode não ser... Se você se organizar, seu fim de ano pode ser menos caótico do que “de costume”.

A primeira coisa é se agendar. Ou seja, anotar mesmo, seja em papel ou no dispositivo eletrônico que você use para organizar suas atividades. Eu uso a agenda do celular, sincronizada com a do computador. Assim, se aceitar algum convite extra, para festas, encontros happy hours, enfim, algo que saia da sua rotina, agende!

Fonte: http://patandnasc.blogspot.com
A ideia das festas de fim do ano é serem confraternizações, ou seja, é que seja bom encontrar e reencontrar pessoas, amigos e conhecidos. Se você não gosta de determinadas pessoas, simplesmente não vá na festa que sabe que irá encontrar com elas! Simples assim. Ok, tem algumas que a gente não tem mesmo como fugir (Será mesmo? Enfim....)

Nessa categoria só acho mesmo que entra a da empresa... E olhe lá! Porque, de resto, para todos os tipos de evento que você não quer ir, a mesma desculpa serve: estou com a data cheia!

Aprender a dizer não é um dos princípios da organização. Dimensionar adequadamente o uso seu recurso ‘tempo’ é essencial para qualquer planejamento de organização.

Fonte: http://levezadoser.blog.br
Existem tarefas que não se pode adiar, e que ficam sempre para o fim do ano. Numa vida mais organizada algumas delas, como exames de rotina, check ups, documentos, podem e devem ser distribuídas ao longo do ano, mas, na emergência (Agora!), você pode lidar com elas por meio de listas. Faça listas de tudo: de atividades (a conhecida lista de ‘coisas a fazes’ ou ‘to do list’, do inglês),  listas de presentes, de compras, de tudo mesmo!

E abuse dos serviços que facilitam a vida! Por exemplo, se você tem que fazer as compras de natal, de presentes, pode cogitar usar a Internet ao invés de ter que enfrentar lojas lotadas, né? Mas lembre-se do tempo de entrega! Para garantir o recebimento até o natal faça pedidos no máximo até dia 15 de dezembro! Mesmo as melhores lojas virtuais enfrentam problemas logísticos esta época!

Outra opção legal é comprar direto de representantes. Cosméticos e perfumes são as coisas que estamos mais acostumados a ver nesse tipo de venda, mas existem também vendedores e representantes de roupas, vinhos, chocolates... As opções são muitas!

Também é uma boa opção dar uma olhada nas lojas do bairro. Papelarias e lojas de presentes pequenas são verdadeiros oásis para comprar presentinhos e lembrancinhas. Nas papelarias encontramos desde blocos e canetas transados até itens de informática úteis, como pendrives, mouses sem fio e cases (estojos) para eletrônicos.

Fonte: http://www.submarino.com.br
Os hipermercados também são fonte de grandes ideias! E, melhor, você faz as compras da ceia (Sim! O cardápio já deve estar decidido até dia 01/12, e as compras feitas até, no máximo, dia 10!) e aproveita para comprar coisas como DC e DVD, eletroeletrônicos e itens de informática (Pen drives nunca são demais, creia!), itens de cozinha (Itens para aquele kit gourmet, que tal?) ferramentas (Aquela amiga que acaba de se mudar para uma casa nova vai adorar uma caixa de ferramentas com as mais essenciais dentro, não acha?), artigos de pets (Que tal roupinhas e acessórios para o cãozinho de sua irmã?), itens de jardinagem (Sementes, terra preparada, vasos e ferramentas, para o kit de jardinagem para a mamãe? Lá tem!) malas, bolsas e sacolas (Para acomodar um kit esportivo de praia, com raquetes e bolinha de frescobol, para o sobrinho, por exemplo, uma sacola esportiva simples pode ser a embalagem ideal!), brinquedos e até mesmo roupas básicas, como meias e camisetas brancas. Tudo com preços, em geral, menores que nos shoppings.

Kit faça-você-mesmo de um violino! 
Outra sugestão legal são as lojas de bricolagem, como a Leroy Merlin. Lá você encontra itens de “faça você mesmo” bem interessantes! Prateleiras, mini armários, mosaicos, jardinagem... 

Você pode montar kits temáticos, de acordo com o presenteado, ou comprar os kits já prontos. Muitas delas fazem esse tipo de kit nessas ocasiões.

O importante é saber, com antecedência, o que você precisa! Por isso a organização e planejamento são fundamentais!

3 comentários:

  1. Oi Roseli,
    Obrigada pelo seu carinho! Os votos são recíprocos!
    Beijinho,
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Ju, adorei o blog!
    Muito bem organizado e uma grande referência para uma bela casa organizada!
    já o estou seguindo. Eu tb tenho dois blogs que poderá ver no meu perfil. Beijos
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  3. Emily,
    Obrigada por seu carinho e por suas palavras! Fico feliz em saber que as dicas ajudam!
    Ótimas festas para você também!
    Beijinho,
    Ju

    ResponderExcluir