Em 2013 teremos um planeta regente bem interessante. O Planeta Regente de 2013 será Saturno, em consequência, e por associação, o Orixá que regerá 2013 é Obaluâe. Alguns estudiosos ainda acreditam que também haverá a presença de Nanã, mãe de Obaluaê, nessa regência.
Obaluaê também é conhecido pelo nome de Omulu, em sua forma velha e, como o elemento de Omulu é a terra, e o de Nanã é representado por água e terra (lama e pântanos), as pessoas alarmistas (e, na minha opinião, desinformadas), comumente têm receios e mesmo medo de Omulu e Nanã. Pela teologia da Umbanda, no entanto, o medo é totalmente infundado, pois não se deve temê-los e sim respeitá-los, pois ambos têm ligação direta com a vida e a morte. Ambos os orixás estão ligados às coisas do mundo material e, assim, se bem trabalhados, ajudam e muito, nas coisas da saúde, já que Omulu detém o poder sobre as doenças, podendo ser sua causa ou cura e é o consolidador dos projetos e representa o nosso lado mais realizador e empenhado em construir algo de sólido em nossa vida.
Obaluâe, o orixá "Velho" do panteão africano, o Vovô na umbanda, patrono dos pretos-velhos e das Santas Almas que seguiremos num ano que pede atenção redobrada pois este ano é regido pelo materialismo!
Sobre o materialismo, vendo pelo lado bom, a regência de Obauaiê/Omulu faz de 2013 um período bastante propício para investir na carreira e ter avanços em sua vida profissional:
Nanã era esposa de Ogum e ocupava o cargo de juíza no Daomé e é mãe de Omulu, e a Senhora das doenças cancerígenas. Como protetora dos idosos, desabrigados, doentes e deficientes visuais, Nanã é o Orixá da vida, ao mesmo tempo em que representa a morte, também representa a possibilidade de se "conhecer a morte para se ter vida". O pensamento religioso em relação à ela é o de "agradar a morte para viver em paz".
Embora Omulu seja também um orixá da morte, isto não significa necessariamente um período de tragédias, mas, sim, aponta para um ano repleto de possibilidades de mudanças e transformações, sejam elas positivas ou negativas.
O ano de 2013 tem tudo para ser um "ano da razão", já que Saturno, planeta da estrutura, da consciência, das regras e da realização "mandará" nas coisas. Mas em 2013 será preciso muita atenção e cuidado com fenômenos da natureza, principalmente os relacionados a água, já que Nanã detém poder sobre a chuva... Vai ser um ano bem "molhado", viu... Pantanoso, seria o termo mais adequado.
Para os orixás
Suas saudações:
- Obaluaê: Atotô! Atotô babá!
- Nanã: Saluba, Nanã!
Suas cores:
- Obaluaê: branco e preto
- Nanã: azul, branco, lilás e roxo
Os dias da Semana:
- Obaluaê: segunda-feira
- Nanã: terça ou quarta-feira
Para se preparar para um ano novo regido pelos orixás Omulu e Nanã é interessante seguir alguns rituais, seja para limpar, seja para abrir os novos caminhos que chegam, com um ano novinho para ser vivido!
Para Obaluaê/Omulu.
Prepare um pacote de milho de pipoca em azeite, sem sal e sem deixar a pipoca queimar. Deixe esfriar completamente. Prepare um lençol branco grande aberto no chão. Passe as pipocas por todo seu corpo, como se fosse um banho mesmo, da cabeça aos pés, pedindo a Obaluaê que limpe seu corpo de todas as impurezas, inveja, olho gordo, eguns, doenças (físicas, espirituais ou psicológicas). Firme a mente em tudo que você quer que seja retirado de sua vida e peça a Obaluaiê que retire, que elimine, que leve embora. Junte as quatro pontas do lençol dando um nó, cuidando bem para não deixar nenhuma pipoca em sua casa, e despache a trouxa de lençol num mato bem longe de sua casa, num lugar por onde você não deverá passar por 21 dias. Ao chegar em casa, tome um banho com sabão de côco (de boa qualidade, por favor!) e vista-se com roupas claras. Acenda uma vela branca para seu anjo da guarda.
Para Nanã.
Prepare uma vassoura com galhos bonitos de ipê roxo. Com essa vassoura varra toda sua casa, dos fundos para a frente, e recolha tudo, jogando em água corrente (A vassoura também deve ser jogada na água). Ao jogar, peça prá Nanã levar embora todas as negatividades presentes em seu espaço. Particularmente não concordo com rituais que façam "sujeira" nas águas, e jogo tudo no lixo mesmo, devidamente separado para reciclagem.
Para completar a limpeza, em um balde com água limpa, mineral de preferência, prepare uma maceração de um maço de crisântemos roxos e perfume de alfazema; com um pano branco "virgem", ou seja, novo, e passe essa água perfumada em todo o ambiente: piso, portas, batentes... A tradição manda que se junte o pano e a vassoura e despache. Eu prefiro dar um fim mais ecológico, mesmo com o que sobra no balde: jogar no vaso sanitário, dando descarga em seguida.
Para completar, primeiro de janeiro de 2013 cai numa terça-feira dia do Orixá (Ogun), força da Lua Cheia, (Iemanjá). Não se esqueça de também saudar a ambos na virada!
As cores de 2013
Preto, branco e roxo (com suas variações).
Preto e branco são as cores de Omulu e a cor roxa (ou púrpura, ou violeta, enfim...) está ligada à Nanã, além de, também, ao místico. Estimula a espiritualidade, magia e mistério. O roxo pode transmitir a sensação de tristeza e introspecção, mas, como estimula o contato com o lado espiritual, proporciona a purificação do corpo e da mente, a libertação dos medos e inquietações. É a cor da transformação.
A Igreja Católica tem o roxo como uma das cores litúrgicas, usadas no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência, mas a cor roxa (obtida pela mistura das cores primárias azul e vermelho) não é triste, como alguns pensam... o roxo dá suntuosidade e introspecção ao ambiente, fazendo com que as pessoas fiquem sérias e em silêncio, proporcionando profunda concentração.
Os tons de roxo, violeta e anil estão associados ao Planeta Saturno e, ainda, roxo é a cor predominante no sétimo chakra, também chamado “coronário” ou chakra da coroa (corôa, ou alto da cabeça) e simboliza a complementação e equilíbrio dos estágios de vida: ao relaxamento na cor azul, e ao estímulo na cor vermelha. Com esses conceitos de cor, é possível se equilibrar divindade, a dignidade e a consciência.
Numerologia
Para a numerologia 2013 é um ano "6" (2 + 0 + 1 + 3 = 6).
O 6 é um número da união, da família, dos amigos e das sociedades. Os "grupos de apoio", seja a que causa forem, serão beneficiados. Ajudar e ajudar-se, mutuamente, é a regra em 2013, pois um dos pontos mais fortes do número 6 é a capacidade de ser útil às pessoas. Profissões como as que cuidam dos outros, ou que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao seu redor, como os profissionais da saúde (médicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, terapeutas etc.) devem ter um maior destaque em 2013.
O forte apelo do cuidado com o outro, no entanto, também mostra uma tendência meio 'grandinha' às doenças, epidemias, endemias e depressões, infelizmente... Se é preciso cuidar é porque existe algo ou alguém a ser cuidado, não? Assim, preste bem atenção às suas necessidades, ao descanso adequado, à prevenção de doenças, físicas e emocionais, combinado?
O 6 também é o número do senso estético, ou seja, 2013 será um ano em que a moda, a decoração, a beleza e a arte em geral deve ganhar destaque. Assim, cuidar mais de aparência e da saúde, assim como da sua casa e da harmonia estética em seus espaços fará com que você entre em harmonia com as 'demandas' do ano de 2013.
Também o 6 leva consigo uma vontade de estar junto e construir uma vida "a dois" do tipo "de verdade", por isso os pedidos de casamento podem ser mais comuns em anos 6. As relações que forem baseadas em sentimento real, construídas com base no respeito, na cumplicidade e na vontade de estar junto, devem durar. Do contrário, não. Isso porque, como disse, 2013 será um "Ano de Saturno", e Saturno não mantém, nem quer, nada que não seja verdadeiro, firme, claro.
Saturno é o regente de Capricórnio. A cabra montanhesa, símbolo deste signo, é o símbolo da perseverança: não deixa a concentração de lado e só tem olhos para alcançar o pico mais alto. Aqui, o passo a passo é que garante sua chegada. Perseverança é a palavra de ordem em 2013. Assim como Saturno, o número 6 não aceita aquilo que não vale à pena ser vivido, e Saturno traz consigo, ainda, a regência do Arcanjo Cassiel, de Tronos. Por meio de sua energia, rege a noite, o subconsciente, as emoções profundas, proporcionando conforto, secando as lágrimas, por trazer uma imensa capacidade de purificação e transformação.
O ano de 2013, no horóscopo chinês, é um ano da Serpente de água.
No ocidente a figura da serpente inspira medo e traição, mas a Serpente do horóscopo chinês é bem diferente. Ela simboliza, sim, o mistério sobre o que se pensa e sente. Porém é puro charme e parte de sua elegância inata, que tem uma moral diferente da que estamos acostumados. Para a serpente “os fins justificam os meios”.
Para os estudiosos desse oráculo, um ano da serpente é sempre um ano de reflexão, planejamento e de procurar respostas. Como é considerada um símbolo de boa sorte na China, anos regidos pelo signo da Serpente trazem amor e sabedoria, mas pedem muita calma, reflexão e planejamento, na verdade, nada muito diferente do que já é esperado com a regência de Saturno.
Para os chineses a serpente é um animal sagrado e leva em si um aspecto imensamente positivo: muita sorte. Mas a história mostra que anos regidos pela serpente nunca são muito tranquilos. Podemos notar que muitos desastres e desgraças que se iniciaram num ano do dragão (anterior ao da serpente, 2012 foi um ano do dragão) tendem a terminar no ano da serpente. Os dois signos têm uma relação muito próxima e, assim, as calamidades dos anos da serpente resultam, frequentemente, de abusos e excessos durante o reinado dos dragões no ano anterior.
Uma curiosidade é que, ainda segundo os chineses, o ano novo só se iniciará em 13 de fevereiro, pois eles se baseiam no calendário lunar, que dura doze meses e 29 dias, e não no calendário solar, que usamos e o azul é a cor da Serpente de água.
Eu, Ju, nasci num ano da serpente! :-)
Engenharia Dimensional
Não sabe o que é Engenharia Emocional?
São estudos numerológicos que possibilitam "construir" palavras, frases, nomes e expressões carregados de energias intencionais, usando a força nos números associados ao estudo das suas relações com as letras, com base nos cálculos da numerologia tradicional. Também chamada de Numerologia Científica.
Gilson Chveid Oen é o criador da Engenharia Dimensional. O brasileiro, estudioso e pesquisador do comportamento humano, é consultor em Engenharia Emocional, e atende pessoas que desejem "turbinar" sua vida, pela adoção de nomes especialmente calculados para elas. Pais de crianças em gestação, empresários, até mesmo de empresas, onde faz o que é chamado de "Engenharia Dimensional de Produtos", para novos lançamentos são seus clientes.
Gilson (http://www.gilsonchveidoen.com.br), criou o "Super Mantra", na forma de uma poesia, que, segundo ele, é "capaz de levar uma pessoa a viver uma Experiência Interior extremamente forte que a ajudasse a expandir o alcance da sua Dimensão de Realidade". Chamado de Teman (texto mântrico sob a forma de um poema), o super mantra é:
Princesa dona dos sete mares
Vento forte que acalma meus dias
Traga tudo de um simples nada
Seja o palácio das minhas alegrias
O teman deve ser repetido várias e várias vezes ao longo do ano de 2013.
Por fim, as previsões todas para 2013 me fazem lembrar, muito, a célebre frase de Chê Guevara: "Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás".
FELIZ ANO NOVO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário