3... 2... 1... FELIZ ANO NOVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
domingo, 30 de dezembro de 2012
Reveillon branquinho!
O fim do ano está pertinho e, com ele, muita gente gosta de usar branco. Eu, por exemplo, sou uma das que usa branco no Reveillon! Por motivos religiosos, como eu, ou somente pela tradição, se você gosta de usar branco no ano novo, tenho umas dicas legais.
Se sua roupa branca ficou guardada por muito tempo, e ficou amarelada, para recuperar a cor original você deve deixar de molho alguns minutos em um pouco de leite gelado. Depois, lavar bem.
Se preferir uma solução mais simples, dissolva três colheres de bicarbonato em um litro de água quente. Deixe a peça de molho durante meia hora e, em seguida, enxágue com água fria. Depois, lave com sabão comum.
Mas se a roupa ficou com manchas amarelas depois de ser passada a ferro, esfregue imediatamente uma solução de água e bórax, com a medida de meia colher (café) de bórax para um litro de água. Lave novamente em seguida, normalmente.
As mesmas dicas podem e devem ser usadas nas roupas de mesa. Toalhas e guardanapos ficam como novos!
Evite água sanitária (cloro), porque isso amarela mais ainda as roupas. Prefira os alvejantes sem cloro.
Para as pratarias, também muito usadas nas festas de reveillon, ficarem lindas, como novas, lave as peças escurecidas normalmente. Embrulhe em papel alumínio (daqueles de cozinha, de assar carnes) de modo que ele fique embrulhado, mas ainda entre água quando for mergulhado. Em uma panela de alumínio grande, coloque um pouco de detergente, encha de água, o suficiente para cobrir o pacotinho com as peças quando for colocado dentro, e coloque no fogo.
Quando estiver fervendo, com muito cuidado (Use uma pença de cozinha para ajudar), coloque o enbrulhinho com a sua peça de prata lá dentro. Deixe ferver por meia hora.
Tire o embrulhino da água com a ajuda da pinça e lave a peça em água fria com sabão e uma escovinha e, se ainda não estiver totalmente limpo, repita o processo.
Este ano conheci uma outra forma de limpar pratas. Em um litro de água em temperatura ambiente coloque três colheres de sopa de bicarbonato de sódio, três colheres de sopa de sal e um pedaço de papel alumínio, mergulhe a prata na solução e deixe de molho por um tempo e ela brilhará de novo. Essa ainda não testei, ok?
Ah! E, depois das festas, para guardar, se quiser evitar as manchas amareladas no próximo ano, guarde tudo que for de tecido dentro de sacos de tecido ou TNT lavadinho, limpinho, mas sem passar. Sim! Garanto que ano quem vem não estarão tão amarelinhas... :-)
Para as pratas o 'segredo' é, depois de lavadas e secas, passar um pano de algodão umedecido em álcool, deixar secar e embrulhar todas, individualmente, em papel de seda azul antes de guardar no armário. Oxidam bem menos e fica mais fácil no próximo uso.
No mais, muito obrigada por sua companhia no ano que passou! No próximo ano voltamos com mais dicas de organização e manutenção da casa para podermos viver melhor e num mundo mais organizado: o nosso mundo!
Que 2013 chegue lindo, feliz e que seja o melhor ano de nossas vidas!
Tim tim!
Feliz Ano Novo!
Preparando o Reveillon 2013!
Em 2013 teremos um planeta regente bem interessante. O Planeta Regente de 2013 será Saturno, em consequência, e por associação, o Orixá que regerá 2013 é Obaluâe. Alguns estudiosos ainda acreditam que também haverá a presença de Nanã, mãe de Obaluaê, nessa regência.
Obaluaê também é conhecido pelo nome de Omulu, em sua forma velha e, como o elemento de Omulu é a terra, e o de Nanã é representado por água e terra (lama e pântanos), as pessoas alarmistas (e, na minha opinião, desinformadas), comumente têm receios e mesmo medo de Omulu e Nanã. Pela teologia da Umbanda, no entanto, o medo é totalmente infundado, pois não se deve temê-los e sim respeitá-los, pois ambos têm ligação direta com a vida e a morte. Ambos os orixás estão ligados às coisas do mundo material e, assim, se bem trabalhados, ajudam e muito, nas coisas da saúde, já que Omulu detém o poder sobre as doenças, podendo ser sua causa ou cura e é o consolidador dos projetos e representa o nosso lado mais realizador e empenhado em construir algo de sólido em nossa vida.
Obaluâe, o orixá "Velho" do panteão africano, o Vovô na umbanda, patrono dos pretos-velhos e das Santas Almas que seguiremos num ano que pede atenção redobrada pois este ano é regido pelo materialismo!
Sobre o materialismo, vendo pelo lado bom, a regência de Obauaiê/Omulu faz de 2013 um período bastante propício para investir na carreira e ter avanços em sua vida profissional:
Nanã era esposa de Ogum e ocupava o cargo de juíza no Daomé e é mãe de Omulu, e a Senhora das doenças cancerígenas. Como protetora dos idosos, desabrigados, doentes e deficientes visuais, Nanã é o Orixá da vida, ao mesmo tempo em que representa a morte, também representa a possibilidade de se "conhecer a morte para se ter vida". O pensamento religioso em relação à ela é o de "agradar a morte para viver em paz".
Embora Omulu seja também um orixá da morte, isto não significa necessariamente um período de tragédias, mas, sim, aponta para um ano repleto de possibilidades de mudanças e transformações, sejam elas positivas ou negativas.
O ano de 2013 tem tudo para ser um "ano da razão", já que Saturno, planeta da estrutura, da consciência, das regras e da realização "mandará" nas coisas. Mas em 2013 será preciso muita atenção e cuidado com fenômenos da natureza, principalmente os relacionados a água, já que Nanã detém poder sobre a chuva... Vai ser um ano bem "molhado", viu... Pantanoso, seria o termo mais adequado.
Para os orixás
Suas saudações:
- Obaluaê: Atotô! Atotô babá!
- Nanã: Saluba, Nanã!
Suas cores:
- Obaluaê: branco e preto
- Nanã: azul, branco, lilás e roxo
Os dias da Semana:
- Obaluaê: segunda-feira
- Nanã: terça ou quarta-feira
Para se preparar para um ano novo regido pelos orixás Omulu e Nanã é interessante seguir alguns rituais, seja para limpar, seja para abrir os novos caminhos que chegam, com um ano novinho para ser vivido!
Para Obaluaê/Omulu.
Prepare um pacote de milho de pipoca em azeite, sem sal e sem deixar a pipoca queimar. Deixe esfriar completamente. Prepare um lençol branco grande aberto no chão. Passe as pipocas por todo seu corpo, como se fosse um banho mesmo, da cabeça aos pés, pedindo a Obaluaê que limpe seu corpo de todas as impurezas, inveja, olho gordo, eguns, doenças (físicas, espirituais ou psicológicas). Firme a mente em tudo que você quer que seja retirado de sua vida e peça a Obaluaiê que retire, que elimine, que leve embora. Junte as quatro pontas do lençol dando um nó, cuidando bem para não deixar nenhuma pipoca em sua casa, e despache a trouxa de lençol num mato bem longe de sua casa, num lugar por onde você não deverá passar por 21 dias. Ao chegar em casa, tome um banho com sabão de côco (de boa qualidade, por favor!) e vista-se com roupas claras. Acenda uma vela branca para seu anjo da guarda.
Para Nanã.
Prepare uma vassoura com galhos bonitos de ipê roxo. Com essa vassoura varra toda sua casa, dos fundos para a frente, e recolha tudo, jogando em água corrente (A vassoura também deve ser jogada na água). Ao jogar, peça prá Nanã levar embora todas as negatividades presentes em seu espaço. Particularmente não concordo com rituais que façam "sujeira" nas águas, e jogo tudo no lixo mesmo, devidamente separado para reciclagem.
Para completar a limpeza, em um balde com água limpa, mineral de preferência, prepare uma maceração de um maço de crisântemos roxos e perfume de alfazema; com um pano branco "virgem", ou seja, novo, e passe essa água perfumada em todo o ambiente: piso, portas, batentes... A tradição manda que se junte o pano e a vassoura e despache. Eu prefiro dar um fim mais ecológico, mesmo com o que sobra no balde: jogar no vaso sanitário, dando descarga em seguida.
Para completar, primeiro de janeiro de 2013 cai numa terça-feira dia do Orixá (Ogun), força da Lua Cheia, (Iemanjá). Não se esqueça de também saudar a ambos na virada!
As cores de 2013
Preto, branco e roxo (com suas variações).
Preto e branco são as cores de Omulu e a cor roxa (ou púrpura, ou violeta, enfim...) está ligada à Nanã, além de, também, ao místico. Estimula a espiritualidade, magia e mistério. O roxo pode transmitir a sensação de tristeza e introspecção, mas, como estimula o contato com o lado espiritual, proporciona a purificação do corpo e da mente, a libertação dos medos e inquietações. É a cor da transformação.
A Igreja Católica tem o roxo como uma das cores litúrgicas, usadas no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência, mas a cor roxa (obtida pela mistura das cores primárias azul e vermelho) não é triste, como alguns pensam... o roxo dá suntuosidade e introspecção ao ambiente, fazendo com que as pessoas fiquem sérias e em silêncio, proporcionando profunda concentração.
Os tons de roxo, violeta e anil estão associados ao Planeta Saturno e, ainda, roxo é a cor predominante no sétimo chakra, também chamado “coronário” ou chakra da coroa (corôa, ou alto da cabeça) e simboliza a complementação e equilíbrio dos estágios de vida: ao relaxamento na cor azul, e ao estímulo na cor vermelha. Com esses conceitos de cor, é possível se equilibrar divindade, a dignidade e a consciência.
Numerologia
Para a numerologia 2013 é um ano "6" (2 + 0 + 1 + 3 = 6).
O 6 é um número da união, da família, dos amigos e das sociedades. Os "grupos de apoio", seja a que causa forem, serão beneficiados. Ajudar e ajudar-se, mutuamente, é a regra em 2013, pois um dos pontos mais fortes do número 6 é a capacidade de ser útil às pessoas. Profissões como as que cuidam dos outros, ou que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao seu redor, como os profissionais da saúde (médicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, terapeutas etc.) devem ter um maior destaque em 2013.
O forte apelo do cuidado com o outro, no entanto, também mostra uma tendência meio 'grandinha' às doenças, epidemias, endemias e depressões, infelizmente... Se é preciso cuidar é porque existe algo ou alguém a ser cuidado, não? Assim, preste bem atenção às suas necessidades, ao descanso adequado, à prevenção de doenças, físicas e emocionais, combinado?
O 6 também é o número do senso estético, ou seja, 2013 será um ano em que a moda, a decoração, a beleza e a arte em geral deve ganhar destaque. Assim, cuidar mais de aparência e da saúde, assim como da sua casa e da harmonia estética em seus espaços fará com que você entre em harmonia com as 'demandas' do ano de 2013.
Também o 6 leva consigo uma vontade de estar junto e construir uma vida "a dois" do tipo "de verdade", por isso os pedidos de casamento podem ser mais comuns em anos 6. As relações que forem baseadas em sentimento real, construídas com base no respeito, na cumplicidade e na vontade de estar junto, devem durar. Do contrário, não. Isso porque, como disse, 2013 será um "Ano de Saturno", e Saturno não mantém, nem quer, nada que não seja verdadeiro, firme, claro.
Saturno é o regente de Capricórnio. A cabra montanhesa, símbolo deste signo, é o símbolo da perseverança: não deixa a concentração de lado e só tem olhos para alcançar o pico mais alto. Aqui, o passo a passo é que garante sua chegada. Perseverança é a palavra de ordem em 2013. Assim como Saturno, o número 6 não aceita aquilo que não vale à pena ser vivido, e Saturno traz consigo, ainda, a regência do Arcanjo Cassiel, de Tronos. Por meio de sua energia, rege a noite, o subconsciente, as emoções profundas, proporcionando conforto, secando as lágrimas, por trazer uma imensa capacidade de purificação e transformação.
O ano de 2013, no horóscopo chinês, é um ano da Serpente de água.
No ocidente a figura da serpente inspira medo e traição, mas a Serpente do horóscopo chinês é bem diferente. Ela simboliza, sim, o mistério sobre o que se pensa e sente. Porém é puro charme e parte de sua elegância inata, que tem uma moral diferente da que estamos acostumados. Para a serpente “os fins justificam os meios”.
Para os estudiosos desse oráculo, um ano da serpente é sempre um ano de reflexão, planejamento e de procurar respostas. Como é considerada um símbolo de boa sorte na China, anos regidos pelo signo da Serpente trazem amor e sabedoria, mas pedem muita calma, reflexão e planejamento, na verdade, nada muito diferente do que já é esperado com a regência de Saturno.
Para os chineses a serpente é um animal sagrado e leva em si um aspecto imensamente positivo: muita sorte. Mas a história mostra que anos regidos pela serpente nunca são muito tranquilos. Podemos notar que muitos desastres e desgraças que se iniciaram num ano do dragão (anterior ao da serpente, 2012 foi um ano do dragão) tendem a terminar no ano da serpente. Os dois signos têm uma relação muito próxima e, assim, as calamidades dos anos da serpente resultam, frequentemente, de abusos e excessos durante o reinado dos dragões no ano anterior.
Uma curiosidade é que, ainda segundo os chineses, o ano novo só se iniciará em 13 de fevereiro, pois eles se baseiam no calendário lunar, que dura doze meses e 29 dias, e não no calendário solar, que usamos e o azul é a cor da Serpente de água.
Eu, Ju, nasci num ano da serpente! :-)
Engenharia Dimensional
Não sabe o que é Engenharia Emocional?
São estudos numerológicos que possibilitam "construir" palavras, frases, nomes e expressões carregados de energias intencionais, usando a força nos números associados ao estudo das suas relações com as letras, com base nos cálculos da numerologia tradicional. Também chamada de Numerologia Científica.
Gilson Chveid Oen é o criador da Engenharia Dimensional. O brasileiro, estudioso e pesquisador do comportamento humano, é consultor em Engenharia Emocional, e atende pessoas que desejem "turbinar" sua vida, pela adoção de nomes especialmente calculados para elas. Pais de crianças em gestação, empresários, até mesmo de empresas, onde faz o que é chamado de "Engenharia Dimensional de Produtos", para novos lançamentos são seus clientes.
Gilson (http://www.gilsonchveidoen.com.br), criou o "Super Mantra", na forma de uma poesia, que, segundo ele, é "capaz de levar uma pessoa a viver uma Experiência Interior extremamente forte que a ajudasse a expandir o alcance da sua Dimensão de Realidade". Chamado de Teman (texto mântrico sob a forma de um poema), o super mantra é:
Princesa dona dos sete mares
Vento forte que acalma meus dias
Traga tudo de um simples nada
Seja o palácio das minhas alegrias
O teman deve ser repetido várias e várias vezes ao longo do ano de 2013.
Por fim, as previsões todas para 2013 me fazem lembrar, muito, a célebre frase de Chê Guevara: "Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás".
FELIZ ANO NOVO!
Obaluaê também é conhecido pelo nome de Omulu, em sua forma velha e, como o elemento de Omulu é a terra, e o de Nanã é representado por água e terra (lama e pântanos), as pessoas alarmistas (e, na minha opinião, desinformadas), comumente têm receios e mesmo medo de Omulu e Nanã. Pela teologia da Umbanda, no entanto, o medo é totalmente infundado, pois não se deve temê-los e sim respeitá-los, pois ambos têm ligação direta com a vida e a morte. Ambos os orixás estão ligados às coisas do mundo material e, assim, se bem trabalhados, ajudam e muito, nas coisas da saúde, já que Omulu detém o poder sobre as doenças, podendo ser sua causa ou cura e é o consolidador dos projetos e representa o nosso lado mais realizador e empenhado em construir algo de sólido em nossa vida.
Obaluâe, o orixá "Velho" do panteão africano, o Vovô na umbanda, patrono dos pretos-velhos e das Santas Almas que seguiremos num ano que pede atenção redobrada pois este ano é regido pelo materialismo!
Sobre o materialismo, vendo pelo lado bom, a regência de Obauaiê/Omulu faz de 2013 um período bastante propício para investir na carreira e ter avanços em sua vida profissional:
Nanã era esposa de Ogum e ocupava o cargo de juíza no Daomé e é mãe de Omulu, e a Senhora das doenças cancerígenas. Como protetora dos idosos, desabrigados, doentes e deficientes visuais, Nanã é o Orixá da vida, ao mesmo tempo em que representa a morte, também representa a possibilidade de se "conhecer a morte para se ter vida". O pensamento religioso em relação à ela é o de "agradar a morte para viver em paz".
Embora Omulu seja também um orixá da morte, isto não significa necessariamente um período de tragédias, mas, sim, aponta para um ano repleto de possibilidades de mudanças e transformações, sejam elas positivas ou negativas.
O ano de 2013 tem tudo para ser um "ano da razão", já que Saturno, planeta da estrutura, da consciência, das regras e da realização "mandará" nas coisas. Mas em 2013 será preciso muita atenção e cuidado com fenômenos da natureza, principalmente os relacionados a água, já que Nanã detém poder sobre a chuva... Vai ser um ano bem "molhado", viu... Pantanoso, seria o termo mais adequado.
Para os orixás
Suas saudações:
- Obaluaê: Atotô! Atotô babá!
- Nanã: Saluba, Nanã!
Suas cores:
- Obaluaê: branco e preto
- Nanã: azul, branco, lilás e roxo
Os dias da Semana:
- Obaluaê: segunda-feira
- Nanã: terça ou quarta-feira
Para se preparar para um ano novo regido pelos orixás Omulu e Nanã é interessante seguir alguns rituais, seja para limpar, seja para abrir os novos caminhos que chegam, com um ano novinho para ser vivido!
Para Obaluaê/Omulu.
Prepare um pacote de milho de pipoca em azeite, sem sal e sem deixar a pipoca queimar. Deixe esfriar completamente. Prepare um lençol branco grande aberto no chão. Passe as pipocas por todo seu corpo, como se fosse um banho mesmo, da cabeça aos pés, pedindo a Obaluaê que limpe seu corpo de todas as impurezas, inveja, olho gordo, eguns, doenças (físicas, espirituais ou psicológicas). Firme a mente em tudo que você quer que seja retirado de sua vida e peça a Obaluaiê que retire, que elimine, que leve embora. Junte as quatro pontas do lençol dando um nó, cuidando bem para não deixar nenhuma pipoca em sua casa, e despache a trouxa de lençol num mato bem longe de sua casa, num lugar por onde você não deverá passar por 21 dias. Ao chegar em casa, tome um banho com sabão de côco (de boa qualidade, por favor!) e vista-se com roupas claras. Acenda uma vela branca para seu anjo da guarda.
Para Nanã.
Prepare uma vassoura com galhos bonitos de ipê roxo. Com essa vassoura varra toda sua casa, dos fundos para a frente, e recolha tudo, jogando em água corrente (A vassoura também deve ser jogada na água). Ao jogar, peça prá Nanã levar embora todas as negatividades presentes em seu espaço. Particularmente não concordo com rituais que façam "sujeira" nas águas, e jogo tudo no lixo mesmo, devidamente separado para reciclagem.
Para completar a limpeza, em um balde com água limpa, mineral de preferência, prepare uma maceração de um maço de crisântemos roxos e perfume de alfazema; com um pano branco "virgem", ou seja, novo, e passe essa água perfumada em todo o ambiente: piso, portas, batentes... A tradição manda que se junte o pano e a vassoura e despache. Eu prefiro dar um fim mais ecológico, mesmo com o que sobra no balde: jogar no vaso sanitário, dando descarga em seguida.
Para completar, primeiro de janeiro de 2013 cai numa terça-feira dia do Orixá (Ogun), força da Lua Cheia, (Iemanjá). Não se esqueça de também saudar a ambos na virada!
As cores de 2013
Preto, branco e roxo (com suas variações).
Preto e branco são as cores de Omulu e a cor roxa (ou púrpura, ou violeta, enfim...) está ligada à Nanã, além de, também, ao místico. Estimula a espiritualidade, magia e mistério. O roxo pode transmitir a sensação de tristeza e introspecção, mas, como estimula o contato com o lado espiritual, proporciona a purificação do corpo e da mente, a libertação dos medos e inquietações. É a cor da transformação.
A Igreja Católica tem o roxo como uma das cores litúrgicas, usadas no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência, mas a cor roxa (obtida pela mistura das cores primárias azul e vermelho) não é triste, como alguns pensam... o roxo dá suntuosidade e introspecção ao ambiente, fazendo com que as pessoas fiquem sérias e em silêncio, proporcionando profunda concentração.
Os tons de roxo, violeta e anil estão associados ao Planeta Saturno e, ainda, roxo é a cor predominante no sétimo chakra, também chamado “coronário” ou chakra da coroa (corôa, ou alto da cabeça) e simboliza a complementação e equilíbrio dos estágios de vida: ao relaxamento na cor azul, e ao estímulo na cor vermelha. Com esses conceitos de cor, é possível se equilibrar divindade, a dignidade e a consciência.
Numerologia
Para a numerologia 2013 é um ano "6" (2 + 0 + 1 + 3 = 6).
O 6 é um número da união, da família, dos amigos e das sociedades. Os "grupos de apoio", seja a que causa forem, serão beneficiados. Ajudar e ajudar-se, mutuamente, é a regra em 2013, pois um dos pontos mais fortes do número 6 é a capacidade de ser útil às pessoas. Profissões como as que cuidam dos outros, ou que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao seu redor, como os profissionais da saúde (médicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, terapeutas etc.) devem ter um maior destaque em 2013.
O forte apelo do cuidado com o outro, no entanto, também mostra uma tendência meio 'grandinha' às doenças, epidemias, endemias e depressões, infelizmente... Se é preciso cuidar é porque existe algo ou alguém a ser cuidado, não? Assim, preste bem atenção às suas necessidades, ao descanso adequado, à prevenção de doenças, físicas e emocionais, combinado?
O 6 também é o número do senso estético, ou seja, 2013 será um ano em que a moda, a decoração, a beleza e a arte em geral deve ganhar destaque. Assim, cuidar mais de aparência e da saúde, assim como da sua casa e da harmonia estética em seus espaços fará com que você entre em harmonia com as 'demandas' do ano de 2013.
Também o 6 leva consigo uma vontade de estar junto e construir uma vida "a dois" do tipo "de verdade", por isso os pedidos de casamento podem ser mais comuns em anos 6. As relações que forem baseadas em sentimento real, construídas com base no respeito, na cumplicidade e na vontade de estar junto, devem durar. Do contrário, não. Isso porque, como disse, 2013 será um "Ano de Saturno", e Saturno não mantém, nem quer, nada que não seja verdadeiro, firme, claro.
Saturno é o regente de Capricórnio. A cabra montanhesa, símbolo deste signo, é o símbolo da perseverança: não deixa a concentração de lado e só tem olhos para alcançar o pico mais alto. Aqui, o passo a passo é que garante sua chegada. Perseverança é a palavra de ordem em 2013. Assim como Saturno, o número 6 não aceita aquilo que não vale à pena ser vivido, e Saturno traz consigo, ainda, a regência do Arcanjo Cassiel, de Tronos. Por meio de sua energia, rege a noite, o subconsciente, as emoções profundas, proporcionando conforto, secando as lágrimas, por trazer uma imensa capacidade de purificação e transformação.
O ano de 2013, no horóscopo chinês, é um ano da Serpente de água.
No ocidente a figura da serpente inspira medo e traição, mas a Serpente do horóscopo chinês é bem diferente. Ela simboliza, sim, o mistério sobre o que se pensa e sente. Porém é puro charme e parte de sua elegância inata, que tem uma moral diferente da que estamos acostumados. Para a serpente “os fins justificam os meios”.
Para os estudiosos desse oráculo, um ano da serpente é sempre um ano de reflexão, planejamento e de procurar respostas. Como é considerada um símbolo de boa sorte na China, anos regidos pelo signo da Serpente trazem amor e sabedoria, mas pedem muita calma, reflexão e planejamento, na verdade, nada muito diferente do que já é esperado com a regência de Saturno.
Para os chineses a serpente é um animal sagrado e leva em si um aspecto imensamente positivo: muita sorte. Mas a história mostra que anos regidos pela serpente nunca são muito tranquilos. Podemos notar que muitos desastres e desgraças que se iniciaram num ano do dragão (anterior ao da serpente, 2012 foi um ano do dragão) tendem a terminar no ano da serpente. Os dois signos têm uma relação muito próxima e, assim, as calamidades dos anos da serpente resultam, frequentemente, de abusos e excessos durante o reinado dos dragões no ano anterior.
Uma curiosidade é que, ainda segundo os chineses, o ano novo só se iniciará em 13 de fevereiro, pois eles se baseiam no calendário lunar, que dura doze meses e 29 dias, e não no calendário solar, que usamos e o azul é a cor da Serpente de água.
Eu, Ju, nasci num ano da serpente! :-)
Engenharia Dimensional
Não sabe o que é Engenharia Emocional?
São estudos numerológicos que possibilitam "construir" palavras, frases, nomes e expressões carregados de energias intencionais, usando a força nos números associados ao estudo das suas relações com as letras, com base nos cálculos da numerologia tradicional. Também chamada de Numerologia Científica.
Gilson Chveid Oen é o criador da Engenharia Dimensional. O brasileiro, estudioso e pesquisador do comportamento humano, é consultor em Engenharia Emocional, e atende pessoas que desejem "turbinar" sua vida, pela adoção de nomes especialmente calculados para elas. Pais de crianças em gestação, empresários, até mesmo de empresas, onde faz o que é chamado de "Engenharia Dimensional de Produtos", para novos lançamentos são seus clientes.
Gilson (http://www.gilsonchveidoen.com.br), criou o "Super Mantra", na forma de uma poesia, que, segundo ele, é "capaz de levar uma pessoa a viver uma Experiência Interior extremamente forte que a ajudasse a expandir o alcance da sua Dimensão de Realidade". Chamado de Teman (texto mântrico sob a forma de um poema), o super mantra é:
Princesa dona dos sete mares
Vento forte que acalma meus dias
Traga tudo de um simples nada
Seja o palácio das minhas alegrias
O teman deve ser repetido várias e várias vezes ao longo do ano de 2013.
Por fim, as previsões todas para 2013 me fazem lembrar, muito, a célebre frase de Chê Guevara: "Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás".
FELIZ ANO NOVO!
sábado, 29 de dezembro de 2012
Culinária cardio friendly
Vinagrete verde com nozes!
OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D
sábado, 22 de dezembro de 2012
Maquiagem: em ordem é mais simples de usar!
Festas, festas, festas... fim de ano é sempre assim, não?
E festa é quase sinônimo de maquiagem, mesmo para quem, no dia a dia, usa pouco.
Manter os acessórios de maquiagem em ordem requer disciplina e planejamento. De um simples necessair de bolsa até os modelos mais complexo de organizadores, para quem tem muitos itens, a organização da maquiagem vem sempre acompanhada com cuidados com a higiene dos itens como pincéis e esponjas, mesmo por questão da saúde. Pinéis e esponjas sujos e sem manutenção acumulam bactérias que podem causar alergias e mesmo sérias complicações em sua pele.
Batons
Os batons devem ser guardados em lugares frescos e secos, como armários e gavetas.
Embora seja bastante comum, deve-se evitar guardar itens de maquiagem em banheiros, pois o calor e umidade podem ser fatores de estrago e contaminação de seus itens de beleza.
Suportes como estes, em acrílico, ajudam, e muito, a manter os itens organizados e com fácil acesso. Podem ser adquiridos em lojas de comércio popular, como as da Rua 25 de Março, em SP, e pela Internet, em lojas de e-commerce especializadas em itens de beleza, ou no Mercado Livre.
Pesquise! Há uma infinidade de modelos e somente você pode definir o que atende melhor às suas necessidades!
E festa é quase sinônimo de maquiagem, mesmo para quem, no dia a dia, usa pouco.
Manter os acessórios de maquiagem em ordem requer disciplina e planejamento. De um simples necessair de bolsa até os modelos mais complexo de organizadores, para quem tem muitos itens, a organização da maquiagem vem sempre acompanhada com cuidados com a higiene dos itens como pincéis e esponjas, mesmo por questão da saúde. Pinéis e esponjas sujos e sem manutenção acumulam bactérias que podem causar alergias e mesmo sérias complicações em sua pele.
Fonte: http://www.burguesinhas.com.br |
Os batons devem ser guardados em lugares frescos e secos, como armários e gavetas.
Embora seja bastante comum, deve-se evitar guardar itens de maquiagem em banheiros, pois o calor e umidade podem ser fatores de estrago e contaminação de seus itens de beleza.
Suportes como estes, em acrílico, ajudam, e muito, a manter os itens organizados e com fácil acesso. Podem ser adquiridos em lojas de comércio popular, como as da Rua 25 de Março, em SP, e pela Internet, em lojas de e-commerce especializadas em itens de beleza, ou no Mercado Livre.
Pesquise! Há uma infinidade de modelos e somente você pode definir o que atende melhor às suas necessidades!
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Organização da lingerie
Fim de ano é época de arrumações e organização, não é mesmo? Não raras vezes as pessoas deixam exatamente para esta época a "arrumação anual" do armário, ou seja, aquele "mega bota-fora", onde acontece uma repaginada geral nas coisas.
Fiz recentemente aqui, justamente por causa de uma mudança de residência, mas as ideias que usei na mudança podem ser aproveitadas por todos nessa arrumação de fim de ano.
O tema deste post é lingerie. Ou seja, peças íntimas. Seja você mulher ou homem, não importa, a necessidade de arrumar adequadamente e de forma prática e funcional as lingeries sempre vai ser uma preocupação.
Particularmente prefiro organizar a lingerie em gavetas dentro do banheiro mesmo.
No meu caso, três gavetas resolvem: calcinhas, meias e sutiãs.
Na gaveta de meias o uso de colmeias como esta pode ser bem útil para mantar os pares juntos e evitar perda de tempo na hora de se vestir, mas os organizadores são interessantes para todo tipo de roupas íntimas.
Na Utilplast, por exemplo, você encontra para comprar vários modelos, e escolhe de acordo com sua necessidade, como este da imagem ao lado.
Estampado em Animal Print organiza e dá um charme às suas gavetas!
Modelos de organizadores diferentes não faltam!
Esta peça ao lado, para organizar sutiãs, pode ser comprada no Mercado Livre por R$ 14,00 e colocada dentro da gaveta para organizar as peças.
Os modelos de sutiãs com bojo moldado geralmente perdem a forma e duram menos se forem amassados e embolados com outras peças de roupas.
Ou seja, organizar também ajuda a economizar, fazendo suas peças durarem mais!
O modelo colmeia, como estes, ao lado, saem por R$9,90, no Mercado Livre R$ 29,00 na loja OZ!
Se você for habilidosa(o) e adepto do DIY (Do inglês Do It Yourself, ou seja, 'Faça você mesmo'), há um leque ainda maior de opções de organizadores.
De tecido, de feltro, de madeira, EVA, compensado, MDF...
Uma busca pelo tema no Google pode resultar em coisas incríveis e mil ideias!
Fiz recentemente aqui, justamente por causa de uma mudança de residência, mas as ideias que usei na mudança podem ser aproveitadas por todos nessa arrumação de fim de ano.
O tema deste post é lingerie. Ou seja, peças íntimas. Seja você mulher ou homem, não importa, a necessidade de arrumar adequadamente e de forma prática e funcional as lingeries sempre vai ser uma preocupação.
Colmeia organizadora de TNT e plástico onça 38 x 13 x 10 cm. Fonte: http://www.utilplast.com.br |
No meu caso, três gavetas resolvem: calcinhas, meias e sutiãs.
Na gaveta de meias o uso de colmeias como esta pode ser bem útil para mantar os pares juntos e evitar perda de tempo na hora de se vestir, mas os organizadores são interessantes para todo tipo de roupas íntimas.
Na Utilplast, por exemplo, você encontra para comprar vários modelos, e escolhe de acordo com sua necessidade, como este da imagem ao lado.
Organizador de sutiãs. Mercado Livre. |
Estampado em Animal Print organiza e dá um charme às suas gavetas!
Modelos de organizadores diferentes não faltam!
Esta peça ao lado, para organizar sutiãs, pode ser comprada no Mercado Livre por R$ 14,00 e colocada dentro da gaveta para organizar as peças.
Organizador de gavetas modelo colmeia. Fonte: Mercado Livre. |
Os modelos de sutiãs com bojo moldado geralmente perdem a forma e duram menos se forem amassados e embolados com outras peças de roupas.
Ou seja, organizar também ajuda a economizar, fazendo suas peças durarem mais!
O modelo colmeia, como estes, ao lado, saem por R$9,90, no Mercado Livre R$ 29,00 na loja OZ!
Se você for habilidosa(o) e adepto do DIY (Do inglês Do It Yourself, ou seja, 'Faça você mesmo'), há um leque ainda maior de opções de organizadores.
Na OZ, por R$ 29,00. |
Uma busca pelo tema no Google pode resultar em coisas incríveis e mil ideias!
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Boas ideias!
Ferramentas, tintas e pincéis nas mãos, e várias ideias na cabeça! Receita de sucesso para organizar, arrumar, organizar e decorar seus espaços! Porque comprar novo se você pode usar suas próprias habilidades para conseguir espaços únicos?
Alicate e cabides de arame organizam as sapatilhas! |
Um charme especial nas prateleiras! |
Ilusão de ótica também vale! |
Solução para tudo! Em todos os espaços, com ideias originais e alguma habilidade!
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Reaproveitamento, reciclagem, reuso... DIY!
D.I.Y. é uma sigla para a expressão em inglês "do iy yourself", que, em português, significa "faça você mesmo".
Essa ideia de reaproveitamento e reuso de uma mesinha como uma linda prateleira é ótima, não acham? Você pode aproveitar uma mesinha ai na sua casa, que esteja sem uso, ou procurar uma parecida num brechó ou loja de móveis usados. Um pouquinho de habilidade com serra e tintas e você ganha uma prateleira/estante totalmente exclusiva!
Ideia do Scraphacker.com. |
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Organizando o fim do ano
Fonte: http://www.quechic.com.br |
Ok, menos de um mês para o Natal? Sim! E essa constatação é quase o mesmo que dizer “contagem regressiva para o caos”?
Sim, quase sempre é isso, fim de ano é sinônimo de acúmulo de atividades, o que, às vezes, causa certa desordem na rotina. São festas, eventos, presentes, tanta coisa!
Todo ano é a mesma coisa? Bom, este ano pode não ser... Se você se organizar, seu fim de ano pode ser menos caótico do que “de costume”.
A primeira coisa é se agendar. Ou seja, anotar mesmo, seja em papel ou no dispositivo eletrônico que você use para organizar suas atividades. Eu uso a agenda do celular, sincronizada com a do computador. Assim, se aceitar algum convite extra, para festas, encontros happy hours, enfim, algo que saia da sua rotina, agende!
Fonte: http://patandnasc.blogspot.com |
A ideia das festas de fim do ano é serem confraternizações, ou seja, é que seja bom encontrar e reencontrar pessoas, amigos e conhecidos. Se você não gosta de determinadas pessoas, simplesmente não vá na festa que sabe que irá encontrar com elas! Simples assim. Ok, tem algumas que a gente não tem mesmo como fugir (Será mesmo? Enfim....)
Nessa categoria só acho mesmo que entra a da empresa... E olhe lá! Porque, de resto, para todos os tipos de evento que você não quer ir, a mesma desculpa serve: estou com a data cheia!
Aprender a dizer não é um dos princípios da organização. Dimensionar adequadamente o uso seu recurso ‘tempo’ é essencial para qualquer planejamento de organização.
Fonte: http://levezadoser.blog.br |
Existem tarefas que não se pode adiar, e que ficam sempre para o fim do ano. Numa vida mais organizada algumas delas, como exames de rotina, check ups, documentos, podem e devem ser distribuídas ao longo do ano, mas, na emergência (Agora!), você pode lidar com elas por meio de listas. Faça listas de tudo: de atividades (a conhecida lista de ‘coisas a fazes’ ou ‘to do list’, do inglês), listas de presentes, de compras, de tudo mesmo!
E abuse dos serviços que facilitam a vida! Por exemplo, se você tem que fazer as compras de natal, de presentes, pode cogitar usar a Internet ao invés de ter que enfrentar lojas lotadas, né? Mas lembre-se do tempo de entrega! Para garantir o recebimento até o natal faça pedidos no máximo até dia 15 de dezembro! Mesmo as melhores lojas virtuais enfrentam problemas logísticos esta época!
Outra opção legal é comprar direto de representantes. Cosméticos e perfumes são as coisas que estamos mais acostumados a ver nesse tipo de venda, mas existem também vendedores e representantes de roupas, vinhos, chocolates... As opções são muitas!
Também é uma boa opção dar uma olhada nas lojas do bairro. Papelarias e lojas de presentes pequenas são verdadeiros oásis para comprar presentinhos e lembrancinhas. Nas papelarias encontramos desde blocos e canetas transados até itens de informática úteis, como pendrives, mouses sem fio e cases (estojos) para eletrônicos.
Fonte: http://www.submarino.com.br |
Os hipermercados também são fonte de grandes ideias! E, melhor, você faz as compras da ceia (Sim! O cardápio já deve estar decidido até dia 01/12, e as compras feitas até, no máximo, dia 10!) e aproveita para comprar coisas como DC e DVD, eletroeletrônicos e itens de informática (Pen drives nunca são demais, creia!), itens de cozinha (Itens para aquele kit gourmet, que tal?) ferramentas (Aquela amiga que acaba de se mudar para uma casa nova vai adorar uma caixa de ferramentas com as mais essenciais dentro, não acha?), artigos de pets (Que tal roupinhas e acessórios para o cãozinho de sua irmã?), itens de jardinagem (Sementes, terra preparada, vasos e ferramentas, para o kit de jardinagem para a mamãe? Lá tem!) malas, bolsas e sacolas (Para acomodar um kit esportivo de praia, com raquetes e bolinha de frescobol, para o sobrinho, por exemplo, uma sacola esportiva simples pode ser a embalagem ideal!), brinquedos e até mesmo roupas básicas, como meias e camisetas brancas. Tudo com preços, em geral, menores que nos shoppings.
Kit faça-você-mesmo de um violino! |
Outra sugestão legal são as lojas de bricolagem, como a Leroy Merlin. Lá você encontra itens de “faça você mesmo” bem interessantes! Prateleiras, mini armários, mosaicos, jardinagem...
Você pode montar kits temáticos, de acordo com o presenteado, ou comprar os kits já prontos. Muitas delas fazem esse tipo de kit nessas ocasiões.
O importante é saber, com antecedência, o que você precisa! Por isso a organização e planejamento são fundamentais!
sábado, 8 de dezembro de 2012
Novas ideias...
...podem mudar as coisas, prá melhor!
Coleção de fôrmas antigas... |
...e escorredores viram luminárias exclusivas ou... |
...vasos muito transados! |
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Livros, objetos, tralhas...? Prateleiras!
O tema deste post de hoje é, ainda, relativo à mudanças.
No fim do ano é comum pintar um desejo grande de mudanças em casa, de renovar, trocar... Também porque eu ainda estou finalizando os detalhes da arrumação da minha casa nova depois da mudança, resolvi abordar o tema: onde colocar as coisas?
Os meus "problemas" aqui poderiam ser resumidos em resolver a equação objetos demais e espaço de menos! :-)
Problema que é, por sinal, o da maioria das pessoas. Casas cada vez menores exigem cada vez mais planejamento e organização.
No meu caso, mudei de uma casa imensa para uma pequenina. Por opção minha é pequena, ok, mas nem por isso eu quero "dar fim" aos objetos queridos e, principalmente, aos meus livros!
Sim... Livros... Eu tenho uma quantidade descomunal de livros! Um tanto por necessidade (Afinal, sou professora...), mas também por paixão mesmo. Eu adoro livros.
Sim, eu sei que na web há milhares de possibilidades de e-books, e tal. E tenho muitos e-books também, mas eu gosto do "objeto livro". Leio grande parte do tempo em dispositivos eletrônicos. Computador, celular, tablet... Mas gosto demais de ter livros. Gosto de ler, pegar, cheirar, ter perto... Entende?
Mas livros ocupam espaço! E muito!
Como se já não fosse suficiente ter uma infinidade de livros, eu sou uma pessoa, diria, "barroca"! :-)
Explico. Eu gosto de objetos, enfeites, tralhinhas em geral. De brinquedos à miniaturas. Chícaras, copos, taças, vasos... Coleciono elefantinhos, colherinhas "souvenir", castiçais, imagens de santos, latas... A estética predominante em meus ambientes pessoais é "over". Muito, de tudo!
Nesse percurso, de encontrar lugar prá tudo, dentro de um limite de espaço e orçamento enxuto, meio como uma coincidência, meio como resultado das minhas buscas na internet por ideias para resolver alguns probleminhas práticos de arrumação e decoração por aqui, percebi que estou com uma "coleção" considerável de imagens, com ideias prá lá de interessantes! Então, decidi compartilhar essa coleçãozinha de ideias com todos. Vamos lá?
Quando a ideia é aproveitamento de espaço, as prateleiras são imbatíveis!
Para muitos ou poucos objetos, para complementar um espaço, para solucionar o problema de pouco espaço, o uso de prateleiras e suportes de objetos nas paredes pode ajudar, e muito, a organizar os espaços além de trazer charme para qualquer decoração.
Enfim, espero que tenha ajudado a você, como me ajudou aqui, conhecer essas ideias. Sempre é bom buscar ideias novas e ver coisas bacanas, não acham?
No fim do ano é comum pintar um desejo grande de mudanças em casa, de renovar, trocar... Também porque eu ainda estou finalizando os detalhes da arrumação da minha casa nova depois da mudança, resolvi abordar o tema: onde colocar as coisas?
Os meus "problemas" aqui poderiam ser resumidos em resolver a equação objetos demais e espaço de menos! :-)
Problema que é, por sinal, o da maioria das pessoas. Casas cada vez menores exigem cada vez mais planejamento e organização.
No meu caso, mudei de uma casa imensa para uma pequenina. Por opção minha é pequena, ok, mas nem por isso eu quero "dar fim" aos objetos queridos e, principalmente, aos meus livros!
Sim... Livros... Eu tenho uma quantidade descomunal de livros! Um tanto por necessidade (Afinal, sou professora...), mas também por paixão mesmo. Eu adoro livros.
Sim, eu sei que na web há milhares de possibilidades de e-books, e tal. E tenho muitos e-books também, mas eu gosto do "objeto livro". Leio grande parte do tempo em dispositivos eletrônicos. Computador, celular, tablet... Mas gosto demais de ter livros. Gosto de ler, pegar, cheirar, ter perto... Entende?
Mas livros ocupam espaço! E muito!
Como se já não fosse suficiente ter uma infinidade de livros, eu sou uma pessoa, diria, "barroca"! :-)
Explico. Eu gosto de objetos, enfeites, tralhinhas em geral. De brinquedos à miniaturas. Chícaras, copos, taças, vasos... Coleciono elefantinhos, colherinhas "souvenir", castiçais, imagens de santos, latas... A estética predominante em meus ambientes pessoais é "over". Muito, de tudo!
Nesse percurso, de encontrar lugar prá tudo, dentro de um limite de espaço e orçamento enxuto, meio como uma coincidência, meio como resultado das minhas buscas na internet por ideias para resolver alguns probleminhas práticos de arrumação e decoração por aqui, percebi que estou com uma "coleção" considerável de imagens, com ideias prá lá de interessantes! Então, decidi compartilhar essa coleçãozinha de ideias com todos. Vamos lá?
Quando a ideia é aproveitamento de espaço, as prateleiras são imbatíveis!
Para muitos ou poucos objetos, para complementar um espaço, para solucionar o problema de pouco espaço, o uso de prateleiras e suportes de objetos nas paredes pode ajudar, e muito, a organizar os espaços além de trazer charme para qualquer decoração.
No Catálogo da Svpply encontrei essa ideia que é quase uma escultura de parede! Na ideia, a composição com várias sustentando vazinhos de plantas, mas deve ficar linda também para organizar uma coleção de garrafas. |
No LikeCool encontrei esse "corner", ou seja, "canto", que pode ser usado, justamente, nos cantos! Em posições diferentes, o ângulo de 90o. sustenta livros ou pequenos objetos, como os vidrinhos de tempero. |
Outra ideia linda para um canto, encontrada no Goods Home Design. |
Os nichos em forma de balões de falas de cartoons também encontrei no LikeCool. São muito charmosos. Usados em composições ou mesmo sozinho, um deles, dá um toque de humor à decoração de qualquer espaço! Têm altura ótima para livros! |
Aproveitar o espaço acima da caixa acoplada do vazo sanitário, no banheiro ou lavabo pode ser uma grande ideia. No Imperfectly Polished tem até tutorial para fazer essas prateleiras rústicas. |
Se o seu banheiro tem um estilo mais arrojado, a ideia que encontrei na Vogue espanhola é perfeita! |
E o espaço acima das portas? Você já havia pensado em aproveitar? Esta ideia eu achei no Blog Poppy Talk. No meu apartamento em São Paulo eu tenho uma prateleira acima da porta do banheiro, com cestos para miudezas, já que o banheiro é o único do apartamento e funciona como lavabo também, ajuda muito a "dar sumiço" em itens que, embora necessários, não são lá muito bonitos para ficarem expostos. A ideia pode ser usada em todas as portas da casa, ou mesmo sobre as janelas! |
Nesta ideia o interessante é que, além de aproveitar o canto, aproveita também uma porta antiga que, reciclada, assume a identidade de uma estante interessante! Ideia encontrada no Homestead Survival. |
Mais uma ideia linda de aproveitamento. Uma estante feita de bancos, desses simples, de obras mesmo, coloridos e empilhados, usando os vãos para acomodar objetos e livros. Ideia encontrada no Menos um na estante. |
Esta ideia aqui, do Classy Clutter, precisará da ajuda de um bom marceneiro, mas pode render um ótimo aproveitamento de espaço na cozinha, acomodando itens como temperos, molhos, azeites... |
Uma escada de demolição, pintada numa cor marcante, mas conservando as marcas do tempo pode funcionar como estante, num char personalizado que só você tem! Encontrei essa imagem no Pinterest! |
Outra ideia com escada. Esta é com uma escada de pintura, que mantém as características de seu uso e sua rusticidade, encostada na parede, apoiando livros que são arrumados em seus degraus. Encontrada no The Duck and The Panel. |
Assinar:
Postagens (Atom)