domingo, 20 de março de 2016

Bjarke Ingels


Fonte: http://www.fastcompany.com/
Bjarke Ingels é o diretor da BIG (Bjarke Ingels Group), com base em Copenhague, na Dinamarca. Arrojado, criativo e moderno são adjetivos que fazem parte de qualquer descrição desse gênio contemporâneo.

Como ex-aluno de Rem Koolhaas na OMA (fundada em 1975 por Rem Koolhaas), Ingels tem uma abordagem similar em seus trabalhos: experiências com o espaço puro, mas nunca perdendo de vista a ideia do projeto como uma solução para um problema do mundo real.

Seu manifesto "Yes Is More" assume a forma de um cartoon gigante, de 130 metros de comprimento, como uma história em quadrinhos, que lembra as pessoas à continuar 'pensando grande' ao olhar todos os nossos problemas modernos, vendo-os como desafios que nos inspiram.

Suas obras são profundamente pensadas e, muitas vezes, bastante grandes. O portfolio inclui vários edifícios do tipo arranha-céus, projetos de uso misto, como o premiado “8 House”, além de um projeto para um novo shopping em Copenhagen. Uma de suas mais conhecidas obras é o projeto do Pavilhão Dinamarquês para a Expo 2010, em Xangai. O pavilhão é descrito como "um laço, um velódromo e um conto de fadas interativo", e, não surpreendentemente para um dinamarquês, incluia 1.500 bicicletas que os visitantes podiam usar.

Bjarke Ingels é arrojado e, além de seus projetos, costuma ser conhecido também por seus pontos de vista e ideias radicais. Por exemplo, ele defende que arquitetura e urbanismo deveriam ser endinados nas escolas, como modo de dotar os estudantes de conhecimentos sobre a cidade antes de querer que eles tenham e assumam responsabilidades sobre o espaço urbano.

Ganhador do “Prêmio Europeu de Arquitetura 2010”, concedido anualmente pelo Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Desenho e Estudos Urbanos e pelo museu The Chicago Athenaeum, e com apenas 36 anos, o dinamarquês de ideias arrujadas é uma das figuras de maior evidência no cenário da arquitetura internacional.

Bjarke Ingels veio ao Brasil em 2011 dar palestras. Esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro no início de abril de 2011 para falar sobre seu trabalho. Sua arquitetura tem grandes preocupações com sustentabilidade, usando muita iluminação natural, privilegiando a circulação de ar para evitar uso de ar condicionado etc.

O arrojo e as linhas fortes de seus trabalhos em arquitetura foram a fonte de inspiração para o estúdio de design KiBiSi criar, na linha 'Brics', o sofá 'Versus'. O sofá reflete o "estilo de vida" de Bjarke Ingels, totalmente ligado na arquitetura, simulando uma pilha de tijolos empilhados e até as almofadas são enfeitadas com botões especiais feitos de fibra de concreto.

Fonte: http://tecnisaideias.com.br/referencia--sofa-so-good-um-sofa-feito-de-travesseiros--299 

Nenhum comentário:

Postar um comentário