quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desempacotando roupas de frio

Fonte: http://atualizei.com
O inverno chegou ai? Bom, creio que, mesmo estando no outono o friozinho (ou friozão, em alguns casos!) que chegou na maior parte no Brasil fez com que muita gente tivesse que desempacotar as roupas mais quentes e agasalhos.

Muita gente deve ter tido um belo "susto" com a poeira e o mofo ao desempacotar edredons e cobertores... Uns vão dizer: "Ah, mas isso é normal!" Desculpe dizer, mas isso não é normal não... Isso acontece quando as roupas de frio, edredons e cobertores são guardados, ou empacotados, de maneira errada.

Sim, errada. Como é que você guardou seu edredon ou cobertor? Dobrou e colocou num saco plástico grandão e guardou no maleiro do armário, né? Pois é... 90% das pessoas fizeram assim. E ai é que está errado! Saco plástico é péssimo para armazenar roupas e agasalhos! Sim, PÉSSIMO.

Por quê? Porque saco plástico favorece a umidade e, em consequência, o mofo! Isso porque com a mudança de temperatura das estações mais quentes as peças podem “suar” e com isso, você estará proporcionando um ambiente propício para o surgimento mofo, bactérias e ácaros.


Fonte: http://www.altenburg.com.br
Qual a solução?

Guarde tudo em sacos e capas de TNT (Que é a sigla para Tecido Não Tecido, é um tecido classificado como um não tecido. É produzido a partir de fibras desorientadas que são aglomeradas e fixadas, não passando pelos processos têxteis mais comuns que são fiação e tecelagem ou malharia). Há basicamente dois tipos distintos, os duráveis e os não duráveis, podendo ambos serem produzidos a partir de fibras naturais (p. ex.: algodão, lã) ou sintéticas (p.ex.: poliéster, polipropileno)).

Você pode comprar os sacos prontos, ou fazer os seus. Pode mesmo somente embrulhar as peças em TNT (sem necessidade de serem capas, com fechos etc) e só ai colocar nos armários. Mesmo assim nãodápara deixar lámeses sem fim e só na hora de usar querer pegar e achar que vai estar tudo "lindinho". De tempos em tempos (uma vez por mês é suficiente) as peças devem ser arejadas, tomar sol, enfim, devem "respirar".

Outro ponto é: Você lavou as peças antes de guardar? A maioria das pessoas, não... Gente... Não é porque a gente usa "pouco" que as coisas não sujam! Antes de guardar uma peça de inverno ela deve ser muito bem lavada e estar muitíssimo seca!

Para resolver agora, ou pelomenos diminuir o estrago e poder usar suas peças já que está fazendo bastante frio. Mofo ou bolor são causados pela ação de fungos que se desenvolvem rapidamente em lugares úmidos. Por isso é importante remover os fungos. Uma ótima ideia e lavar as peças com produtos como Lysoform, ou semelhantes, e secar bem,de preferência ao sol. Produtos como este matam os fungos.

Fonte: http://audiolist.org/
Se os armários estão apresentando muitos episódios de mofo, você deve, também providenciar uma super limpeza deles, com produtos antimofo e providenciar desumidificadores. Existem ótimos do tipo potinhos, com cristais que absorvem a umidade, diminuindo a possibilidade do mofo que, como já disse, é resultado da ação dos fungos. Já usei este Hippo e gostei bastante, mas existem várias marcas, todas muito boas.

Para remover as manchas causadas pelo mofo em tecidos você pode usar leite. Molhe a mancha com leite e deixe no sol até o leite secar, depois lave normalmente. Se necessário repita a operação até remover a mancha por completo. Pode também usa suco de limão, do mesmo modo, principalmente se o tecido for branco. Depois lavar com água e sabão e pendurar num cabide, ao sol.

Manchas de mofo com pontinhos pretos são as mais difíceis de sair, mas pode ajudar se você deixar a peça de molho em água fervente com sal, deixando a roupa mergulhada até que a água esfrie. Seque ao sol. Se o mofo for avermelhado ou amarronzado, experimente ferver a peça em água com um pouco de fubá. Depois de ferver, enxágue e deixa quarar ao sol. Enxágue novamente e deixe secar ao sol também.

Nos tecidos coloridos é bom usar leite fervendo, molhando a mancha e enxaguando até desaparecer o mofo. Em seguida deve lavar com água morna e vinagre branco. E, se o mofo estiver nas toalhas de banho, mesma coisa: banho de leite fervendo, enxague e água morna com vinagre no fim.

Se o problema forem traças, você pode juntar às embalagens de TNT pedrinhas de cânfora,que espantam o bichinho, ou mesmo grão de pimenta espalhados pelo armário. Gosto demais de usar pedrinhas de cânfora também. Gosto do cheirinho! Diferente das naftalinas! Arg! Para completar, sachês cheirosos ajudam muito, deixando as roupas com cheirinho gostoso.

Ok, dá trabalho sim, Muito! Mas, pense assim, se você fizer tudo certinho quando for guardar da próxima vez, será a última vez que fará a "desmofização"! :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário