quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Guardando e conservando remédios

Fonte: http://www.portalemforma.com.br
Todo mundo sabe que não se deve tomar remédios sem prescrição médica, ou seja, sem ter sido indicado por um médico. Assim, esse post tem a ideia de ajudar na organização, como todo o blog, e não pretende incentivar ninguém a tomar remédios sem receita, combinado?

Além dos remédios que a gente sempre tem em casa, como anti-ácidos e aspirinas, é comum termos na nossa "farmacinha" coisas como material para curativos simples, ou curativos prontos, do tipo BandAid; hastes flexíveis, como cotonetes; pomadinhas de assadura etc., muitas pessoas usam remédios continuamente, como os de controle de pressão arterial; anticoncepcionais e hormônios, como os de tratamentos de tireóide.

Dessa forma, é preciso conhecer algumas coisinhas para manter os remédios em ordem. Alguns erros de armazenamento podem, inclusive, comprometer a qualidade do medicamento.

Algumas dicas são meio que "óbivias", como manter seus remédios longe do alcance das crianças, mas outras a gente desconhece e, assim, mesmo achando que está cuidando direitinho, pode comprometer a eficiência do tratamento. Por exemplo, você sabia que devemos guardar os remédios sempre em suas embalagens originais e bem fechadas?

Sim, evite retirá-los da embalagem original, pois os componentes podem sofrer degradação físico-química ou microbiológica, comprometendo assim sua eficácia e segurança. Ou seja, podem estragar. É que as embalagens são desenvolvidas para manter esses componentes em ordem, protegidos e quando você altera a forma de guardar, mudando de embalagem, pode alterar o medicamento.

Outra dica que é meio "óbvia", mas que muita gente nem repara, é que nunca devemos guardar medicamentos fora do prazo de validade ou que apresentarem alguma alteração na coloração ou aspecto. Os medicamentos vencidos ou que tiveram composição cujo aspecto ou a coloração sofreram alteração, com certeza apresentam alguma degradação em seus componentes químicos e se utilizados, podem apresentar risco à saúde.

Mas NUNCA descarte medicamentos no lixo comum, ou, pior, como faz muita gente, no vaso sanitário!

Os remédios vencidos ou alterados devem ser entregues nas farmácias para que seja feito o descarte técnico. Jogar no lixo pode contaminar o ambiente e promover acidentes em outras pessoas.

Em se tratando de organização doméstica, tema de nosso interesse principal aqui, a dica mais "quente" é: Nunca guarde medicamentos no banheiro".

Por quê? Porque o banheiro é um dos ambientes mais úmidos da casa e grande parte dos medicamentos possui componentes que sofrem "hidrólise", ou seja, se degradam, estragam quando permanecem por um tempo em contato com a água. O ideal é manter em um local seco, longe do calor, da luz e da umidade.

É preferível guardá-los em caixas com tampa, dentro de armários, no quarto ou mesmo na sala.

Nem pense em guardar remédios junto com venenos ou outras substâncias perigosas. Isso pode aumentar o risco de contaminação por estes produtos e, claro, o risco de uma intoxicação. Porque, numa hora confusa, com dor, vai que você ingere a substância errada? Um perigo!

Também não deve estar junto com alimentos. Mesma coisa: risco de contaminação. No caso, dos alimentos, que podem ser contaminados pelas substâncias dos remédios e, claro, fazer mal.

Uma dica bem legal é, durante um tratamento, manter uma listinha com os medicamentos que usa e as suas dosagens para ter sempre bem claro "o que" está tomando, "para que está" tomando e, principalmente "até quando" estará tomando o remédio. Isso diminui muito riscos de substituir um pelo outro, tornando mais seguro seu tratamento.

Mesmo que você use remédios contínuamente, como a gente já falou acima, é importante a listinha para evitar confusões.

As substâncias têm nomes parecidos que, para leigos, podem gerar confusões que podem ter sérias consequências.

Cuidar da sua saúde inclui esses cuidados com medicamentos, ok?

Uma listinha de itens de a gente deve ter sempre em casa para emergências leves é:

  • termômetro;
  • tesourinha e pinça, para retirar ferrões ou farpas;
  • cotonetes;
  • bolsa de água quente;
  • conta-gotas;
  • curativos aderentes, tipo band-aid;
  • álcool 70° (para desinfetar);
  • água boricada;
  • solução fisiológica (Para limpar os olhos, e, se necessário, desobstruir as narinas.);
  • água oxigenada ou líquido bactericida (Por exemplo os à base de clorexidina.);
  • gaze, algodão e esparadrapo (De preferência do tipo microporo, que é antialérgico.);
  • pomada contra assaduras;
  • pomada contra picadas de insetos (Idem, com indicação médica.);
  • comprimidos para dor de cabeça;
  • antitérmico para combater a febre (Seu médico deve ter indicado, pois alguns podem causar alergias sérias!);
  • protetor solar e repelente de insetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário