segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cortinas e tapetes

Fonte: http://www.morarmelhor.com

Além de recursos de decoração, cortinas e tapetes são itens de conforto numa casa. Controlando a luminosidade e ajudando na manutenção da privacidade, no caso das cortinas, e trazendo conforto térmico, no caso dos tapetes, são itens que merecem cuidados na manutenção e limpeza.

Popularmente ouvimos falar que em casas de pessoas alérgicas “não pode” haver cortinas e tapetes. O “não pode” é muito radical, não? O que é preciso entender é que esses itens, se escolhidos de forma errada, podem agravar a situação de alergias porque acumulam pó e, por consequência, ácaros, que são os principais “vilões” das alergias. Mas há no mercado várias opções de tapetes e cortinas feitos de materiais antialérgicos, ou que não acumulam tanto pó e resíduos, e que podem ser usados, sim, em residências de alérgicos.

Mais do que tudo o importante é cuidar da manutenção e limpeza, que devem ser frequentes e cuidadosos.

Persianas e cortinas de tecidos leves e menos volumosos são mais adequados. As persianas, por sua forma e materiais, são mais práticas. Algumas podem mesmo ser lavadas com água e sabão. Mas cortinas de tecidos leves podem ser lavadas na máquina de lavar doméstica com a frequência necessária para garantir a correta manutenção.

Claro que, se é um caso especialmente grave de alergia, e com a recomendação médica, deve-se seguir todas as orientações e, sendo mesmo necessário, eliminar esses itens da decoração, mas antes de tomar uma atitude tão drástica, conheça as opções, converse com especialistas e experimente o que mais se adapta às suas necessidades.

Fonte: http://www.exemplo6.tanamaowebsite.com
De modo geral, cortinas devem ser limpas semanalmente e lavadas completamente no mínimo duas vezes por ano. Se forem persianas, existem ferramentas próprias para sua limpeza. O mesmo quando aos produtos de limpeza que devem ser usados: cada material tem suas especificações. Informe-se com o fabricante.

A maioria das persianas deve ser limpa somente com pano úmido, para remover a poeira e, em alguns casos, aspirador de pó.

Cortinas de tecido podem ser lavadas na máquina doméstica (dependendo do tamanho e tecido). Cortinas de ‘voil’  e renda, após lavadas, ao retirar da máquina, devem ser recolocadas diretamente no lugar, ou seja, nas janelas, mesmo que ainda um pouco úmidas. Elas terminam de secar já instaladas, dispensando o ferro de passar.

Fonte: http://lavanderiaetinturariafelix.blogspot.com
Tapetes e carpetes devem ser aspirados diariamente ou, no máximo, a cada dois dias. Pense assim, se você varreria o chão diariamente, o mesmo se aplica aos carpetes, compreende? Tapetes móveis, ou seja, que não sejam instalados como carpetes, que são fixos, merecem um cuidado semanal, no mínimo. A lavagem completa deve ser feita em dias quentes, para garantir secagem correta. Caso contrário podem guardar umidade, favorecendo ainda mais a proliferação de ácaros e mofo. Tapetes e carpetes também, além de serem itens de decoração, são úteis para o conforto. E há materiais antialérgicos, de manutenção simples, que podem ser usados sem grandes comprometimentos para a saúde. Com a manutenção adequada os tapetes e carpetes podem durar até três vezes mais.

No caso de acontecer um acidente e sujar o tapete o procedimento de limpeza vai depender do que foi derrubado. Se for líquido, use uma esponja ou um pano, sem esfregar, para absorver o que for possível antes de limpar. Se cair algo sólido no tapete, use uma espátula ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder e complete a limpeza com um pano limpo, um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro. Repita este procedimento várias vezes e trocando várias vezes o pano sujo por um limpo. Quando a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue, retirando a umidade. Preferencialmente deixe o ar circular pelo ambiente para secar mais rápido. Evite expor ao sol, pois as cores podem ser alteradas. Depois de seco, escove o tapete, no senti das fibras para recolocá-las na posição original.
Fonte: http://www.eev.com.br
DICA: Um bom aspirador de pó é quase garantia de poupar tempo e ganhar em saúde. Invista num de ótima qualidade. Não vale a pena a economia nesses casos. Aqui em casa temos um 'profissional', que absorve, inclusive, líquidos. Não são baratos, mas valem o investimento!

Tapetes de fibras sintéticas secam melhor se pendurados em varais ou muros. Se você não tem espaço suficiente, mande lavar em empresas especializadas. Não custa tão caro assim e sua saúde agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário