quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Área de serviço

Fonte: http://www.adaoimoveisblog.com.br
O post de hoje fala sobre a organização da área de serviço, ou lavanderia, como algumas pessoas também chamam esse espaço.

Geralmente pequenas, as áreas de serviço têm uma função dupla de espaço de trabalho e de armazenamento.

Espaço de trabalho, porque é nela que as roupas são lavadas e passadas, e, em muitos casos, as pessoas ainda exercem atividades profissionais e semi-profissionais, como é o caso de quem faz artesanato e trabalhos manuais em casa.

Ok, o ideal é ter um atelier, mas nem sempre dá e as atividades acabam acontecendo mesmo na área de serviço, né?

Como espaço de armazenamento é importante lembrar que, na área de serviço, ficam os produtos de limpeza, que muitas vezes são tóxicos, e escadas, tábua de passar, vassouras, rodos, baldes e panos de limpeza.

Como organizar isso tudo num mesmo espaço?

A dica número 1 é: JAMAIS, mas jamais mesmo, mude os produtos de limpeza de suas embalagens originais. Quando a indústria desenvolve um produto, a embalagem pensada para ele atende às exigências sanitárias de proteção e segurança. Mudar um produto de embalagem pode alterar, inclusive, suas propriedades. Se um produto vem embalado em vidro e porque ele DEVE ser embalado assim, em vidro. Plásticos e outros polímeros podem, em contato com a composição química do produto, provocar reações inesperadas e indesejáveis.

Uma lavanderia, ou área de serviço tem que ser, primeiramente, funcional. Ou seja, prática, que facilite o uso.

Um armário, preferencialmente com chaves, é um dos primeiros itens a ser pensado. Principalmente se você tem crianças e animais domésticos. Acidentes de ingestão de produtos de limpeza estão entre as principais causas de intoxicação de crianças e animais.

Produtos como soda cáustica e outros muito fortes devem ser comprados em quantidade suficiente para o uso e deve-se evitar armazenar sobras, descartando-as da forma correta (Cada substância tem seus modos de trabalho/descarte, procure conhecer), evitando, assim, acidentes que podem ser graves.

Ao pensar na arrumação, vamos usar o método "do todo para as partes", ou seja, analise o espaço primeiramente no todo. É pequeno? Grande? Cabe um armário pronto? Será necessário fazer um sob medida?

Depois, liste todas as funções que este espaço tem, ou terá: Lavar e passar roupas, guardar itens de limpeza e 'ferramentas' como vassouras, aspirados etc.?

Com esta listinha em mãos procure setorizar o espaço. Explico. Procure separar no espaço um 'canto' para cada coisa. Por exemplo, a máquina de lavar fica no canto da esquerda? Será interessante, então, ter próximo a ela um local para guardar sabão, amaciante, tira-manchas... Isso vai facilitar o dia a dia.

Imagine se, a cada vez que você for lavar suas roupas, tiver que procurar e encontrar estes itens espalhados por vários lugares? Perda de tempo sem sentido, né?

Fonte: http://www.adaoimoveisblog.com.br
Uma prateleira instalada acima da máquina, por exemplo, pode ser a solução ideal. É barata, simples de instalar e, garanto, no dia a dia vai fazer muita diferença!

Nessa prateleira os produtos podem estar acomodados em cestos plásticos para que, ao precisar, basta pegar o cesto e tudo estará lá, junto e disponível.

Se não há espaço para varais em quintais, como nos apartamentos, pense sempre que, ao instalar os de teto, três pontos devem ser levados em conta: Incidência de sol, circulação de ar e distância da máquina ou tanque. Imagina ter que carregar roupas molhadas (E, consequentemente mais pesadas) de um lado para outro toda vez que lavar roupas, porque o varal está longe da máquina? Chato, cansativo e desperdício de tempo e energia...

Ou ainda, pior, o varal estar num local abafado e sem sol, o que fará com que as roupas demorem a secar e as deixará, com certeza, com cheiro ruim.

Ainda com os varais, ao instalar, pense em deixar espaço para que algumas peças de roupas possam ser penduradas em cabides. Sim, cabides. Os mesmos de uso em guarda-roupa. Isso ajuda, e muito, a que a peça seque menos amassada, facilitando na hora de passar.

Cesto de roupas com peda, Sanremo,
Disponível por R$ 39,60, na Preçolândia.
Fonte: http://www.precolandia.com.br
Cestos grandes, para separar a roupa suja também são bem úteis.

Eu tenho dois, grandes, onde já separo peças claras e escuras. Nem sempre há uma quantidade suficiente de roupas que justifique ligar a máquina e, assim, elas ficam separadas aguardando haver mais itens da mesma cor, ou semelhantes, para serem lavadas juntas. É importante que fiquem protegidas de insetos enquanto esperam, né?

Roupas lavadas que aguardam passar devem ser armazenadas dobradas e não amontoadas. Isso facilita a hora de passar e, por consequência, reduz o trabalho e o tempo de ferro ligado que, todo mundo sabe, consome muita energia! Preferencialmente guarde as roupas limpas que aguardam passar dentro de armários, para evitar que sujem novamente antes mesmo de estarem prontas para o uso.

Se não for possível, caixas plásticas fechadas cumprem bem esta função e ajudam a organizar as coisas.

Vassouras, rodos e demais ferramentas devem ter um lugar próprio para serem guardadas. Pode ser um armário específico, se você tem espaço para isso, onde, inclusive pode ser guardado o aspirador de pó, espanador etc. Mas existem peças específicas para isso, simples e pequenas, que mesmo em espaços mínimos, como atrás da porta, podem ser instaladas e ajudam a organizar a bagunça!

Fonte: http://www.discutindorelacao.com.br
Baldes, bacias, esponjas, panos e luvas de borracha (Sempre!) devem estar sempre em bom estado. Economia "boba" nesses casos pode sair mais caro. Imagine a luva rasgar na hora em que você está limpando o vaso sanitário? E o pano, que deveria limpar, ficar soltando fiapos pela casa toda? Esponjas velhas acumulam bactérias que podem ser nocivas à saúde. Não é necessário jogar fora cada vez que usa, mas o bom senso recomenda estar atenta ao que chamamos de 'vida útil' desses objetos. Palha de aço velha enferruja e ferrugem causa manchas que, no mínimo são feias e difíceis de remover!

Uma vistoria periódica nesses itens ajudará a facilitar o dia a dia, garanto!

Fonte: http://geekchic.com.br
Por fim, como sempre, ter ordem nas coisas ajuda a ganhar tempo e ter mais qualidade de vida. A área de serviço, ou lavanderia, é parte da sua casa e nela você cuida das suas roupas. Roupas bem cuidadas duram mais e, dessa forma, seu 'dindim' agradece!

Com relação ao cuidado com as roupas mais detalhadamente, estou pensando em um post específico para os itens como sacos telado e capas de lavagem, bolinhas massageadoras etc., que a gente sempre vê prá vender e fica em dúvida se realmente funcionam.

Uma coisa posso adiantar: Os cestinhos esféricos de lavar sutiãs de bojo são realmente úteis! :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário