quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Maurício Arruda


Humor, personalidade e simplicidade, características do trabalho do designer brasileiro contemporâneo Maurício Arrruda fazem sucesso na Europa e EUA.

Maurício Arruda é um designer brasileiro, da 'nova safra' de designers, e também um dos mais criativos.  Na verdade dizer que Maurício Arruda é arquiteto e empobrecer a cultura brasileira. Arruda é arquiteto, designer, professor e colaborador do Agenda 21 para a Construção Sustentável nos países em desenvolvimento.

Maurício Arruda faz um design moderno, funcional e, principalmente, sustentável. Levou o design brasileiro, com móveis acessíveis, baratos, construidos com materiais sustentáveis e que expressam a simplicidade e irreverência brasileira.

Sua linha 'José', inspiradas nas feiras-livres tão populares no país, apresenta peças com estruturas de madeira, design leve e simples. Caixas de engradado de plástico servem de gavetas, e são soltas, pra armazenar e também transportar. Essa linha é um sucesso estrondoso no exterior e acabou rendendo ao designer mais uma atividade, que é a de criar peças e móveis conceituais para a coleção 2014 da marca sueca Ikea, conhecida por vender móveis modernos, móveis acessíveis a preços convidativos.

Sim, Maurício, que hoje também comanda o coletivo Whydesign com os arqtuitetos Guto Requena e Tatiana Sakurai, é o primeiro designer brasileiro a criar para a Ikea, rede de loja de móveis virtual, e de itens de decoração.

Ciente de que a experimentação é muito importante e questão essencial para o design internacional contemporâneo, Maurício faz um trabalho influenciado pelo cotidiano, pelas ruas e pessoas que passam nelas.

Exemplo é a mesa 'Baralho', outra das criações do designer, que se caracteriza pela ludicidade, inspirada nos castelos de cartas, clássicos, que todo nós já tentamos fazer. Com tampo de vidro, as cartas são feitas em chapas de aço cortadas a lazer e soldadas.

Tanto as peças da Linha José, quanto a Mesa Baralho, tem alguns pontos em comum: senso de humor e personalidade, sendo formas simples, com função clara, características marcadamente notadas em todo o trabalho de Mauricio Arruda.

O trabalho de Maurício arruda vai bem na decoração da casa toda: cozinha, quarto, sala, varanda e mesmo no jardim!

Fonte: http://pernambucoconstrutora.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário