segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Espaços multifuncionais

Fonte: http://gehspace.com/
Arrumas as coisas não significa, necessariamente deixar tudinho impecavelmente em ordem, sem nadinha "fora do lugar". Isso é coisa de revista de decoração. E de revista ruim, porque as boas, que sabem que nas casas moram pessoas e que gente é diferente e tem necessidades diferentes, as propostas de decoração sempre levam em conta um fato essencial: colocar as coisas ordem é facilitar o dia-a-dia, sem regras pré-estabelecidas de certo e errado.

Qual o lugar das chaves? O que você as encontre com facilidade!

Não adianta nada ficar ditando regras sobre a vida alheia, sem conhecer as necessidades reais daquela pessoa.

Os bons profissionais de decoração sabem disso e justamente fazem isso, hamonizando ambientes de acordo com as necessidades de quem os usa.

Por exemplo, tenho uma grande amiga que trabalha exclusivamente em casa, no chamado Home Office. No caso dela muito mais office do que home, hehe

Isso faz com que, na "sala de estar" da casa dela, estejam instaladas duas enormes bancadas, com os computadores e toda a parafernália eletro-eletrônica necessária ao seu trabalho. O espaço é completado com duas poltronas confortabilíssimas de trabalho, um pequeno sofá de dois lugares ("Para atender aos clientes, sabe"... diz ela) e uma mesa retangular grande, de madeira rústica, ladeada por dois bancos, onde cabem, confortavelmente, de 8 a 10 pessoas.

Nesse "cenário" ela trabalha de segunda a sexta. Na mesa grande são realizadas reuniões com fornecedores e clientes, trabalhos de criação, montagens de layouts, experiências de possíveis trabalhos e propostas... E nesse mesmo cenário, aos fins de semana, acontece uma deliciosíssima reunião de amigos, hora em torno de feijoadas divinas, hora de cozidos inesquecíveis...

Tem alguma coisa fora de ordem? Bom, fora de ordem prá quem? Certamente que não é uma casa "padrão". Mas, existe um único padrão de pessoas e necessidades? Este blog se propõe a dar dicas de organização, e não a ser uma bíblia, nem ditar padrões de certo e errado, ok? Isso posto, vamos ao post de hoje! :-)

Espaços multifuncionais.

São assim chamados pelo motivo óbvio: nesses espaços acontecem "coisas" diferentes e eles podem assumir diferentes 'formatos'. A sala da minha amiga, por exemplo, é um desses espaços.

Se você precisa dividir seus espaços para funções diferentes, antes de tudo deve avaliar suas próprias necessidades.

Fonte: http://www.leroymerlin.com.br
A cozinha atende, ao mesmo tempo, a família e um pequeno e doméstico negócio de bombons e trufas?

O escritório atende aos filhos, estudantes, e aos pais, profissionais?

A sala de estar é dividida entre espaço de convivência da família e de atendimento a clientes de algum tipo de profissional liberal?

A garagem assume, às vezes, função de escritório ou ateliê/oficina?

O quarto de hóspedes é, ao mesmo tempo, ateliê de scrapbooking ou algum outro trabalho manual, como costura, bordado, tricô e chochê?

Fonte: http://lampertop.com.br/
Depois de saber claramente o que você precisa 'de fato' fica muito mais fácil decidir e definir 'o que cabe aonde' e estabelecer a rotina de uso dos espaços.

Para colaborar com a ideia de ter espaços multifuncionais realmente funcionais existem recursos ótimos, como mesas dobráveis, sofás-cama, estantes embutidas...

Um decorador pode ajudar, sim, e muito, na (re)organização de um espaço multifuncional, mas ele também vai precisar dessas informações que só quem usa o espaço é que pode fornecer.

Vamos começar a traçar um 'super plano de ação' para organização de seu espaço multifuncional?
  • Tarefa 1: Listar as necessidades dos usuários do espaço.
  • Tarefa 2: Medir detalhadamente o espaço. Considerando inclusive espaços atrás de portas, embaixo de escadas...
  • Tarefa 3: Listar os itens que já se tem e que poderão, ou não, ser usados na nova configuração do espaço.
  • Tarefa 4: Listar os itens que precisarão ser comprados/encomendados a profissionais.
  • Tarefa 5: Estabelecer prioridades para as compras e um orçamento, que deverá ser seguido.
  • Tarefa 6: Colocar em prática! :-D
Se desejar contar prá gente como foi sua experiência e mostrar quais os resultados, por favor, mande um e-mail contando tudinho, de preferência com fotos! Antes e depois são coisas que adoramos ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário