Fonte: http://www.morarmelhor.com |
Além de recursos de decoração, cortinas e tapetes são itens de conforto numa casa. Controlando a luminosidade e ajudando na manutenção da privacidade, no caso das cortinas, e trazendo conforto térmico, no caso dos tapetes, são itens que merecem cuidados na manutenção e limpeza.
Popularmente ouvimos falar que em casas de pessoas alérgicas “não pode” haver cortinas e tapetes. O “não pode” é muito radical, não? O que é preciso entender é que esses itens, se escolhidos de forma errada, podem agravar a situação de alergias porque acumulam pó e, por consequência, ácaros, que são os principais “vilões” das alergias. Mas há no mercado várias opções de tapetes e cortinas feitos de materiais antialérgicos, ou que não acumulam tanto pó e resíduos, e que podem ser usados, sim, em residências de alérgicos.
Mais do que tudo o importante é cuidar da manutenção e limpeza, que devem ser frequentes e cuidadosos.
Persianas e cortinas de tecidos leves e menos volumosos são mais adequados. As persianas, por sua forma e materiais, são mais práticas. Algumas podem mesmo ser lavadas com água e sabão. Mas cortinas de tecidos leves podem ser lavadas na máquina de lavar doméstica com a frequência necessária para garantir a correta manutenção.
Claro que, se é um caso especialmente grave de alergia, e com a recomendação médica, deve-se seguir todas as orientações e, sendo mesmo necessário, eliminar esses itens da decoração, mas antes de tomar uma atitude tão drástica, conheça as opções, converse com especialistas e experimente o que mais se adapta às suas necessidades.
Fonte: http://www.exemplo6.tanamaowebsite.com |
A maioria das persianas deve ser limpa somente com pano úmido, para remover a poeira e, em alguns casos, aspirador de pó.
Cortinas de tecido podem ser lavadas na máquina doméstica (dependendo do tamanho e tecido). Cortinas de ‘voil’ e renda, após lavadas, ao retirar da máquina, devem ser recolocadas diretamente no lugar, ou seja, nas janelas, mesmo que ainda um pouco úmidas. Elas terminam de secar já instaladas, dispensando o ferro de passar.
Fonte: http://lavanderiaetinturariafelix.blogspot.com |
No caso de acontecer um acidente e sujar o tapete o procedimento de limpeza vai depender do que foi derrubado. Se for líquido, use uma esponja ou um pano, sem esfregar, para absorver o que for possível antes de limpar. Se cair algo sólido no tapete, use uma espátula ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder e complete a limpeza com um pano limpo, um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro. Repita este procedimento várias vezes e trocando várias vezes o pano sujo por um limpo. Quando a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue, retirando a umidade. Preferencialmente deixe o ar circular pelo ambiente para secar mais rápido. Evite expor ao sol, pois as cores podem ser alteradas. Depois de seco, escove o tapete, no senti das fibras para recolocá-las na posição original.
Fonte: http://www.eev.com.br |
Tapetes de fibras sintéticas secam melhor se pendurados em varais ou muros. Se você não tem espaço suficiente, mande lavar em empresas especializadas. Não custa tão caro assim e sua saúde agradece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário