domingo, 2 de janeiro de 2011

Menus não servem só aos restaurantes!

Organizar menus para suas refeições pode parecer, em princípio, chato e limitador. Pode acreditar, eu, como "gulosa-de-carteirinha" que sou, e cozinheira-de-mão-cheia, achava isso até começar! Eu achava que fazer menus/cardápios semanais iria me "prender". E se eu, em plena quarta-feira, quisesse fazer ou comer uma coisa diferente do menu, como seria? E se não estivesse com vontade de comer aquilo? Bom, a ideia de fazer um menu/cardápio não é tornar você um escravo dele, mas sim a de organizar suas compras e, claro, sua alimentação! Na maioria das vezes a gente como "o que vê pela frente", por total falta de ânimo ou paciência de PENSAR no que vai comer.

Ao organizar seu cardápio para, digamos, uma semana, você vai pensar na sua alimentação com antecedência suficiente para se preparar adequadamente e não comer "sem pensar" qualquer bobagem que apareça pela frente, ou no fast food da esquina, só porque está exausto demais para qualquer outra coisa. Você também vai gastar bem menos com comida, porque vai comprar somente o que for necessário. Assim, as perdas, como frutas que se estragam na geladeira, leite que passa da validade e demais itens que você acaba jogando no lixo porque simplesmente não usou diminuirão e seu orçamento agradecerá!

Alguns supermercados já oferecem, por exemplo, frutas cortadas e descascadas. Geralmente são mais caras sim, mas você já parou prá pensar em quanto gasta com o que joga fora sem consumir, porque estragou, só porque você não teve tempo de preparar para consumir? E mais, se você mora sozinho, ou mesmo um casal, dificilmente comerá uma melancia toda em uma semana, não é? Porque não comprar pedaços menores? Ou então o abacaxi descascado e fatiado? Mas somente tendo um menu organizado, sabendo quantas porções de frutas você vai precisar/consumir em uma semana é que você saberá se vale, ou não, a pena levar aquele item...

Organizar um menu é uma coisa simples de fazer. Se você tem alguma restrição alimentar, como alergias, ou problemas com diabetes, colesterol etc, deve, é claro, seguir as orientações de um nutricionista. Este post não vai, nem pretende, substituir o trabalho deste profissional, mas sim vai ajudar a organizar suas compras até mesmo para atender as orientações do profissional de nutrição!

Neste site você encontra modelinhos de menu para usar, como este:

Mas uma planilha simples, feita no computador, ou mesmo uma folha de caderno comum pode servir para fazer seu cardápio. Lembre-se de pensar as três principais refeições (café, almoço e jantar), e de anotar os itens necessários na lista de compras ao lado.

Assim, quando for às compras, você já terá a listinha pronta, sem precisar pensar muito nela, e, melhor ainda, sem comprar itens desnecessários! Pode acreditar, no princípio parace um pouco confuso, mas você logo se acostuma e seu orçamento e sua saúde agradecerão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário