domingo, 30 de dezembro de 2012

Reveillon branquinho!


O fim do ano está pertinho e, com ele, muita gente gosta de usar branco. Eu, por exemplo, sou uma das que usa branco no Reveillon! Por motivos religiosos, como eu, ou somente pela tradição, se você gosta de usar branco no ano novo, tenho umas dicas legais.

Se sua roupa branca ficou guardada por muito tempo, e ficou amarelada, para recuperar a cor original você deve deixar de molho alguns minutos em um pouco de leite gelado. Depois, lavar bem.

Se preferir uma solução mais simples, dissolva três colheres de bicarbonato em um litro de água quente. Deixe a peça de molho durante meia hora e, em seguida, enxágue com água fria. Depois, lave com sabão comum.

Mas se a roupa ficou com manchas amarelas depois de ser passada a ferro, esfregue imediatamente uma solução de água e bórax, com a medida de meia colher (café) de bórax para um litro de água. Lave novamente em seguida, normalmente.

As mesmas dicas podem e devem ser usadas nas roupas de mesa. Toalhas e guardanapos ficam como novos!

Evite água sanitária (cloro), porque isso amarela mais ainda as roupas. Prefira os alvejantes sem cloro.

Para as pratarias, também muito usadas nas festas de reveillon, ficarem lindas, como novas, lave as peças escurecidas normalmente. Embrulhe em papel alumínio (daqueles de cozinha, de assar carnes) de modo que ele fique embrulhado, mas ainda entre água quando for mergulhado. Em uma panela de alumínio grande, coloque um pouco de detergente, encha de água, o suficiente para cobrir o pacotinho com as peças quando for colocado dentro, e coloque no fogo.

Quando estiver fervendo, com muito cuidado (Use uma pença de cozinha para ajudar), coloque o enbrulhinho com a sua peça de prata lá dentro. Deixe ferver por meia hora.

Tire o embrulhino da água com a ajuda da pinça e lave a peça em água fria com sabão e uma escovinha e, se ainda não estiver totalmente limpo, repita o processo.

Este ano conheci uma outra forma de limpar pratas. Em um litro de água em temperatura ambiente coloque três colheres de sopa de bicarbonato de sódio, três colheres de sopa de sal e um pedaço de papel alumínio, mergulhe a prata na solução e deixe de molho por um tempo e ela brilhará de novo. Essa ainda não testei, ok?

Ah! E, depois das festas, para guardar, se quiser evitar as manchas amareladas no próximo ano, guarde tudo que for de tecido dentro de sacos de tecido ou TNT lavadinho, limpinho, mas sem passar. Sim! Garanto que ano quem vem não estarão tão amarelinhas... :-)

Para as pratas o 'segredo' é, depois de lavadas e secas, passar um pano de algodão umedecido em álcool, deixar secar e embrulhar todas, individualmente, em papel de seda azul antes de guardar no armário. Oxidam bem menos e fica mais fácil no próximo uso.

No mais, muito obrigada por sua companhia no ano que passou! No próximo ano voltamos com mais dicas de organização e manutenção da casa para podermos viver melhor e num mundo mais organizado: o nosso mundo!

Que 2013 chegue lindo, feliz e que seja o melhor ano de nossas vidas!

Tim tim!

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário