quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Livros, objetos, tralhas...? Prateleiras!

O tema deste post de hoje é, ainda, relativo à mudanças.

No fim do ano é comum pintar um desejo grande de mudanças em casa, de renovar, trocar... Também porque eu ainda estou finalizando os detalhes da arrumação da minha casa nova depois da mudança, resolvi abordar o tema: onde colocar as coisas?

Os meus "problemas" aqui poderiam ser resumidos em resolver a equação objetos demais e espaço de menos! :-)

Problema que é, por sinal, o da maioria das pessoas. Casas cada vez menores exigem cada vez mais planejamento e organização.

No meu caso, mudei de uma casa imensa para uma pequenina. Por opção minha é pequena, ok, mas nem por isso eu quero "dar fim" aos objetos queridos e, principalmente, aos meus livros!

Sim... Livros... Eu tenho uma quantidade descomunal de livros! Um tanto por necessidade (Afinal, sou professora...), mas também por paixão mesmo. Eu adoro livros.

Sim, eu sei que na web há milhares de possibilidades de e-books, e tal. E tenho muitos e-books também, mas eu gosto do "objeto livro". Leio grande parte do tempo em dispositivos eletrônicos. Computador, celular, tablet... Mas gosto demais de ter livros. Gosto de ler, pegar, cheirar, ter perto... Entende?

Mas livros ocupam espaço! E muito!

Como se já não fosse suficiente ter uma infinidade de livros, eu sou uma pessoa, diria, "barroca"! :-)

Explico. Eu gosto de objetos, enfeites, tralhinhas em geral. De brinquedos à miniaturas. Chícaras, copos, taças, vasos... Coleciono elefantinhos, colherinhas "souvenir", castiçais, imagens de santos, latas... A estética predominante em meus ambientes pessoais é "over". Muito, de tudo!

Nesse percurso, de encontrar lugar prá tudo, dentro de um limite de espaço e orçamento enxuto, meio como uma coincidência, meio como resultado das minhas buscas na internet por ideias para resolver alguns probleminhas práticos de arrumação e decoração por aqui, percebi que estou com uma "coleção" considerável de imagens, com ideias prá lá de interessantes! Então, decidi compartilhar essa coleçãozinha de ideias com todos. Vamos lá?

Quando a ideia é aproveitamento de espaço, as prateleiras são imbatíveis!

Para muitos ou poucos objetos, para complementar um espaço, para solucionar o problema de pouco espaço, o uso de prateleiras e suportes de objetos nas paredes pode ajudar, e muito, a organizar os espaços além de trazer charme para qualquer decoração.

No Catálogo da Svpply encontrei essa ideia que é quase uma escultura de parede! Na ideia, a composição com várias sustentando vazinhos de plantas, mas deve ficar linda também para organizar uma coleção de garrafas.

No LikeCool encontrei esse "corner", ou seja, "canto", que pode ser usado, justamente, nos cantos! Em posições diferentes, o ângulo de 90o. sustenta livros ou pequenos objetos, como os vidrinhos de tempero.

Outra ideia linda para um canto, encontrada no Goods Home Design.
Os nichos em forma de balões de falas de cartoons também encontrei no LikeCool. São muito charmosos. Usados em composições ou mesmo sozinho, um deles, dá um toque de humor à decoração de qualquer espaço!
Têm altura ótima para livros!

Aproveitar o espaço acima da caixa acoplada do vazo sanitário, no banheiro ou lavabo pode ser uma grande ideia.
No Imperfectly Polished tem até tutorial para fazer essas prateleiras rústicas.
Se o seu banheiro tem um estilo mais arrojado, a ideia que encontrei na Vogue espanhola é perfeita! 
E o espaço acima das portas? Você já havia pensado em aproveitar? Esta ideia eu achei no Blog Poppy Talk.
No meu apartamento em São Paulo eu tenho uma prateleira acima da porta do banheiro, com cestos para miudezas, já que o banheiro é o único do apartamento e funciona como lavabo também, ajuda muito a "dar sumiço" em itens que, embora necessários, não são lá muito bonitos para ficarem expostos.
A ideia pode ser usada em todas as portas da casa, ou mesmo sobre as janelas!

Nesta ideia o interessante é que, além de aproveitar o canto, aproveita também uma porta antiga que, reciclada, assume  a identidade de uma estante interessante!
Ideia encontrada no Homestead Survival.

Mais uma ideia linda de aproveitamento. Uma estante feita de bancos, desses simples, de obras mesmo, coloridos e empilhados, usando os vãos para acomodar objetos e livros.
Ideia encontrada no Menos um na estante.
Esta ideia aqui, do Classy Clutter, precisará da ajuda de um bom marceneiro, mas pode render um ótimo aproveitamento de espaço na cozinha, acomodando itens como temperos, molhos, azeites...

Uma escada de demolição, pintada numa cor marcante, mas conservando as marcas do tempo pode funcionar como estante, num char personalizado que só você tem!
Encontrei essa imagem no Pinterest!

Outra ideia com escada. Esta é com uma escada de pintura, que mantém as características de seu uso e sua rusticidade, encostada na parede, apoiando livros que são arrumados em seus degraus.
Encontrada no The Duck and The Panel.
 Enfim, espero que tenha ajudado a você, como me ajudou aqui, conhecer essas ideias. Sempre é bom buscar ideias novas e ver coisas bacanas, não acham?


Nenhum comentário:

Postar um comentário