quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Férias!

Malas assinadas por Romero Brito.
Fonte: http://www.lepostiche.com.br
Arrumar malas é uma das coisas mais importantes para ter uma boa viagem. Isso porque uma mala bem arrumada, e adequada à duração e destino da viagem é, senão a garantia, um ótimo começo para uma viagem cheia de surpresas, mas somente as boas! :-)

Não existe uma única "receita" de mala bem arrumada, porque as necessidades das pessoas são diferentes, claro. Mas existe uma listinha básica de coisas a serem pensadas antes, e que podem ser úteis a todas as pessoas, que deve ser usada no planejamento e checagem da bagagem antes da viagem.

1. Considere a estação do ano do local de destino. Ok, é difícil pensar em casacos e chachecóis quando a gente sente na pele um calor de 40 graus, mas se no destino estará "nevando", vamos combinar, é essencial, né? O mesmo ao contrário... Verão, calor, combina com cor, roupas leves... Procure pensar nas roupas e acessórios que vai levar emmomentosde menos estresse, quando você pode ter calma suficiente para considerar as possibilidades.

2. Considere praticidade como principal conceito. Você quer estar bem arrumado(a) e lindo(a), mas, cá prá nós, ninuém consegue ser chic com bolhas nos pés, dor nas costas, roupas repuxando e amarrotada... Os melhores itens de uma boa mala são,sempre, os que deixam você bem, mas confortável. Calças e costumes de malha, ou com misturas de "stretch" são melhores escolhas no aspecto "amassado". Sim, porque não adianta nada o seu blaser de linho ser "divino" se estiver todo amarrotadão. Ok, nos bons hotéis sempre há serviços de lavanderia e passadeira, mas será mais uma preocupação na viagem, e mais uma despesa que, neste caso, pode ser evitada.

3. Coringas e essenciais. Coringas são peças básicas e/ou que podem ser misturadas e combinadas entre si e que, assim, garantem opções variadas de "looks" com menos quantidade de roupas na mala. Por isso é importante ter bom senso na hora da escolha. Por exemplo, aquela blusa lindíssima que você, que combina com aquele sapato maravilhoso, mas SÓ com ele deve ser evitada. Isso porque você vai ter que levar o sapato também em somente para uma única opção de troca... Compreende? Na categoria de peças coringa entram calças jeans, cintos, lenços, echarpes, pashiminas, faixas e acessórios em geral. Eles dão, as peças básicas, visuais diferentes, criando opções variadas de visual sem ocupar muito espaço. Os essenciais são as roupas de baixo (para homens cuecas / para mulheres calcinha e sutiã) e meias.

4. Leve somente o que você pode carregar. Isso é uma máxima que vale a pena ser seguida, mesmo que você não esteja fazendo "mochilão". É no mínimo burrice ter de pagar carregadores para suas "trocentas" malas por falta de planejamento... Existe uma ideia meio "romântica" no imaginário popular que uma mulher chic tem uma infinidade de malas atrás dela, abarrotando carregadores... Mas, olha, na boa... Não, não é nada chic... Ostentação NÃO é chic, em lugar nenhum. Se precisar, use serviços de despacho de bagagem desacompanhada. Mas pense bem se a despesa vale mesmo a pena. Se você estiver de mudança é outra coisa, viu?

5. Objetos de valor e joias. Me diz: é mesmo PRECISO levar aquele seu colar de diamantes deslumbrante na viagem? É realmente necessário? Pense... Uma joia caríssima, aparelhos eletro-eletrônicos ultra sofisticados, malas e bolsas carésimas são atrativos para qualquer um... ladrões idem. Né? A não ser que exista um motivo MUITO importante para estes objetos serem levados emviagens, o mais sensato é deixar para usar seus luxos quando você tiver menos coisas com que se preocupar. Vistos, reservas, seguros, documentos, dinheiro... Já é coisa sificiente, né?

6. Remédios e itens de higiene. Essenciais, os remédios devem ser muito bem pensados! Principalmente os de uso contúnuo. Eles devem cobrir o tempo de duração de viagem,com uma "folga"de até 20% a mais. Isso é por garantia. Porque você pode ter dificuldades de comprar mais,caso seja necessário, no destino. Certifique-se de ter as receitas adequadas de seu médico, principalmente para os de uso controlado. Alguns países inclusive só permitem a entrada de medicamentos desta forma. Agora, itens de higiene pessoal devem ser levados em embalagens pequenas, dentro das malas (os aeroportos, por segurança, barram a passagem de embalagens de mais de 100 ml, em média, em bagagem de mão, sabia?). Além do mais você teráchances de experimentar novidades nas compras de destino, né? Prá que levar perfumes para a França, me diz? :-)

Existem empresas e pessoas especializadas em arrumar malas, você sabia? Particularmente não gosto muito disso e prefiroeu mesma arrumar minhas malas, para qualquer viagem, longa ou curta, mas eu tenho muita experiência! Se sua viagem for grande (mais de um mês, por exemplo) e você tiver dificuldades em dimensionar o que vai realmente usar, pode contar com a ajuda de um profissionalde organização para ajudar na tarefa. Nem que seja para montar sua check list! esta aparente "despesa" pode significarmuita economia, de tempo e de dinheiro, ao longo da viagem! Pense nisso nas suas próximas férias!

Mais dicas sobre o tema podem serencontradas em vários sites. Algumas sugestões:

http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://www.portaisdamoda.com.br
http://www.portal180graus.com.br
http://turismo.revistadoonibus.com.br
http://arrumandoamala.blogspot.com/

No mais, o melhor conselho que posso dar é BOM SENSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário