quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Arrumações de fim de festas

Fonte: http://anaafonsoorganizer.com.br
As festas passaram, ok? Então é hora de reorganizar a vida e a casa para realmente dar início ao tão propagado ano novo!

Tem uma frase, muito popular, atribuída a Albert Einstein, que diz: "Insanidade é fazer as coisas do mesmo modo e esperar resultados diferentes"! Pois é... Se você tem como meta de ano novo mudar alguma coisa, tem que começar a mudar o modo como encara essa coisa!

Muita gente faz promessa de ser mais organizado no ano novo. Nesse ponto a gente, aqui, pode ajudar! :-D

Vamos começar, de fato, uma mudança na organização da nossa vida? Que tal começar já, segundo dia do ano e, prá ser melhor ainda, numa linda segunda-feira?

Já arrumou as coisas das festas? Aqui eu tenho o hábito de arrumar tudo dia primeiro mesmo. Pode parecer paranoia, mas garanto, dá uma ideia bem boa de Ano Novo começar o dito com a casa em ordem!

Fonte: http://momentosdacasa.blogspot.com
Louças e talheres "de festa" lavados, embalados e guardados. Como? Lave no fim da festa e aguarde umas 12 horas para garantir que estejam bem secos. Se os utensílios são de pouco uso, ou seja, se ficam guardados até a próxima festa, antes de guardar passe uma flanela nos talheres, para evitar que manchinhas de água deixem manchas que, depois, serão difíceis de serem removidas.

Com as louças, o mesmo. Bem sequinhas, devem ser guardadas em seus armários preferencialmente protegidas.

Fonte: http://anaafonsoorganizer.com.br
O ideal é ter um guarda-louças específico para elas, como na imagem acima, onde fiquem concentrados todos os itens usados somente em festas e eventos, para ficar mais prático, quando for usar e evitar acidentes, quando fora de uso. Mas se o espaço é restrito, existem peças de armazenamento, usadas pelos buffets, que são bem úteis para a arrumação de louças. São feitos em tecido matelassado, para proteger as peças, que devem ser guardadas intercaladas com folhas de TNT recortadas no formato adequado (evitam lascas) ou mesmo papel toalha.

Se você tem habilidades com costura pode fazer os seus, todos do mesmo tecido e, além da organização, ganhar um super visual nos armários!

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br
Para cristais o ideal é mesmo ter uma cristaleira, onde fiquem bem protegidos e, de quebra, ainda trazem charme para a decoração, mas, igualmente, se o espaço não permite, lave todos bem lavadinhos, passe um pano de algodão embebido em álcool, deixe secar e guarde todos em armário seguro, evitando lugares onde possa haver mudança brusca de temperatura, pois cristais podem se quebrar nessas condições. Se forem peças bem pouco usadas, talvez seja interessante providenciar embalagens específicas, como os  buffets usam, que protegem bem os cristais.

São caixas, em madeira ou plástico, como na imagem, com divisórias revestidas de espuma ou EVA, onde são acomodados individualmente os copos que, dessa forma, ficam protegidos. deve-se ter o número suficiente de caixas, em variados tamanhos, para acomodar os cristais corretamente e com segurança.

Toalhas de mesa e guardanapos de tecidos devem, como já disse em outro post, ser bem lavados, removidas todas as possíveis manchas e ser guardados SEM PASSAR. E, preferencialmente embaladas em sacos de TNT (evita as manchinhas amarelas "de guardado").

Uma ideia bem bacana, que a mãe de uma grande amiga minha faz, é guardar toalhas em armários de rouparia, penduradas em cabides. Ela dobra pelo comprimento o suficiente para caberem no cabide, pendura e deixa disponível no armário da rouparia. Mas ela tem um uso frequente das toalhas e, por isso, precisa delas sempre à mão, e prontas para o uso. Por isso as guarda passadas e engomadas. Se seu uso for restrito à algumas datas específicas, não recomendo a técnica, que pode danificar fibras mais delicadas, como linho, e bordados.

Existem toalhas de mesa que são verdadeiras joias, com bordados riquíssimos e detalhes que devem ser muito bem protegidos. Eu tenho uma dessas "preciosidades", uma toalha 'de banquete', da Ilha da Madeira (PT), com jogo completo de guardanapos para 12 pessoas. Uso muito pouco, é claro, e, por isso, esta 'joia de mesa' fica guardadinha, dobrada e sem passar, dentro de uma embalagem de TNT que fiz especialmente para ela, na gaveta do buffet da sala de jantar.

Você pode pensar: "Mas para quê ter uma toalha de mesa desse tipo?" Ok, é direito total seu ser mais prática e preferir modelos que exijam menos cuidados. Eu mesma sou fã incondicional das toalhas de tecidos leves que podem ser lavadas na máquina de lavar. No reveillon mesmo usei uma branca, de renda, que já está lavadinha e pronta para guardar. Mas eu amo rouparia de luxo. Amo toalhas de mesa finas e "pago o preço" de ter itens assim: dá trabalho manter, sim. Mas o prazer de usar compensa! E opto por conservar minha preciosidade com cuidado extremo!

Quanto aos enfeites da casa para as festas, os de Natal em especial, diz a tradição que devem ser retirados somente dia 06 de janeiro, Dia de Reis. Mas, se você prefere, nada impede que sejam retirados antes, ou depois. Como este ano o dia 06 cairá numa segunda-feira, vou tirar no domingo, 05. Mas todos têm lugares específicos para guardar! A árvore de Natal, os enfeites, tudo. Geralmente conservo as embalagens originais deles, o que facilita MUITO a arrumação em armários.

O ideal é ter um lugar específico onde possam ficar todos os enfeites 'temáticos' juntos (Natal, Páscoa, Festas Juninas...), mas, se você não tem espaço para isso, o maleiro dos armários dos quartos é um bom lugar. Isso porque, em geral, são armários de difícil acesso e, dessa forma, costuma-se colocar neles coisas de pouco uso, como os itens temático festivos.

Fonte: http://www.plasticoslider.com.br
Se você dispõem de um local como os boxes de armazenamento, que existem em muitos prédios de apartamentos, embale todos os itens cuidadosamente, em caixas específicas ou reaproveitadas de papelão ou arquivos plásticos, desses usados em escritórios, e espalhe pedrinhas de cânfora (Não gosto de naftalina! O Cheiro pavoroso me faz espirrar copiosamente!) para evitar traças e baratinhas. O ideal é que as caixas sejam lacradas (Evita insetos!) e etiquetadas, descrevendo seu conteúdo e leve até o box de armazenamento onde ficarão aguardando o próximo evento festivo.

Se usar arquivos plásticos, eles têm espaço específico para estas anotações. Creia, é MUITO útil etiquetar/anotar os conteúdos de caixas armazenadas! Depois de um ano inteiro é bem difícil de lembrar tudo que você guardou numa caixa, não acha?

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