sábado, 12 de janeiro de 2019

Clareando...

Fonte: http://www.balancasbordon.com.br
Como acontece com todo mundo, os 'paninhos' da nossa vida (toalhas, lençóis, panos-de-prato etc.) andavam meio amarelados, bem típico do lava-e-usa de todo dia, em que a gente coloca tudo na máquina, depois no secador e fim, tá lá usando novamente.

Mas as roupas vão mostrando sinais desse uso todo. Vão amarelando, "encardindo" mesmo e, de repente, aquele jogo de lençóis de algodão lindo e branquinho, já não está mais tão branquinho assim...

As toalhas, do mesmo modo, por mais que você tenha cuidados, com uso dos produtos de pré-lavagens, vão ganhando manchas e os panos de prato, idem, vão amarelando com o uso. Cloro, alvejantes, sabão, amaciantes e mesmo o suor... tudo isso vai impregnando os tecidos e chega uma hora que, ou você joga tudo fora, e compra novos, ou tem que agir.

Como dindim não anda nascendo no quintal, melhor que jogar fora, é cuidar!

O que fazer?

Ontem comprei um balde de alumínio bem grande (20l) e, antes de dormir, coloquei no fogão com água, bicarbonato de sódio e vinagre. Quando ferveu, coloquei dentro a roupa amarelada (fronhas, principalmente), mergulhando bem, com a ajuda de uma colher de pau bem grande, de cabo longo.

Apaguei o fogo e deixei lá até hoje, depois do almoço, quando enxaguei tudo e coloquei na máquina para lavar com sabão de coco em pó, no ciclo completo. Pendurei na corda bem esticadinho e, no fim da tarde já estava tudo seco e, olha, lindinho de branquinho!

Amanhã eu passo tudo e, pronto, mais uma temporada de usos se inicia!

E o balde? Vai acomodar latinhas de cerveja no próximo churrasco! :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário