Se tem um item indispensável em organização, esse item é prateleira!
Desde as mais simples até as mais sofisticadas, a ideia central é a mesma: ocupar o espaço das paredes, As vezes decorando junto... :-)
Digo "as vezes" porque prateleiras não são úteis somente como decoração. Ao contrário! São úteis sempre, colocadas dentro ou fora de móveis.
A dica "de ouro" para escolher prateleiras é que não existe um modelo perfeito para tudo. Ou seja, o que pode resolver um problema para algumas pessoas, pode criar um problemão para outras!
Para escolher corretamente sua prateleira, comece avaliando o que vai ser colocado sobre ela. Por exemplo, se o objetivo é organizar livros (Que pesam!), naturalmente estarão excluídos os materiais de pouca resistência ou que, com o peso, possam deformar. Isso quer dizer que não posso ter prateleiras de vidro para os meus livros? Não, isso quer dizer que, se você vai colocar livros nas prateleiras de vidro, elas deverão ser feitas de vidros que tenham maior resistência e, em geral, devem mais espessas que as prateleiras destinadas a organizar enfeites, ou vidros de perfume. É uma questão de lógica! Se a prateleira não for suficientemente resistente ao peso do que será colocado sobre ela, vai cair. Ciência pura! :-)
Mas isso não quer dizer que você tem que restringir a escolha ao material somente, desprezando a estética! Ao contrário! A escolha do material é, quase, o resultado de uma relação bem sofisticada entre arte e ciência!
Cuidado com as "maravilhas" apregoadas pelas lojas de móveis planejados. Muitas das "soluções mágicas" apresentadas ficam lindas nos catálogos, mas, na prática, no dia a dia, são verdadeiras 'arapucas' para cobrar mais caro por seus projetos. Simplesmente não funcionam, quebram com facilidade ou, pior, estragam suas coisas que, ao cair, quebram, amassam, arranham-se...
- Nichos que podem ser fixados na parede com fitas adesivas? Descolam e caem.
- Cantoneiras que apresentam enormes vãos-livres apoiados somente em um único ponto de apoio? Desmontam e caem.
- Aramados, em geral para banheiros, fixados com ventosas? Desgrudam e caem da parede. Sempre.
- Prateleiras de material "leve e resistente" que não indica a norma de teste da proporção de resistência? Amassam, entortam e... caem.
Use o bom senso! Se não houver apoio e resistência suficientes ao peso, a prateleira/canto/nicho ou o que for, cai. Uma coisa chamada "gravidade" faz cair. Simples assim...
Existem normas técnicas para tudo (ABNT) e, pela lei, os produtos devem ter, no rótulo, as especificações técnicas. Prateleiras idem. Devem ter, especificado na embalagem a capacidade de peso suportada.
Não tem? Não compre!
Quando todos aprendermos a ser, de fato, consumidores conscientes, os fabricantes respeitarão as leis e normas. Porque, se não respeitarem, não vão vender seus produtos.
Medidas e materiais errados são os problemas mais comuns na escolha de prateleiras.
Madeira é, em geral, o material mais usado para prateleiras, mas elas podem ser feitas de todo tipo de materiais, como vidro, pedras, polímeros, que ainda têm a vantagem de poder ser feitos sob medida, exatamente do tamanho/modelo necessário.
Prateleiras devem ser fixadas com suportes específicos para cada fim. Os mais comuns são:
- mãos francesas,
- pinos embutidos,
- trilhos,
- nichos.
Mãos francesas
Existem vários tipos e materiais, como
ferro,
aço, com
desenhos elaborados ou
simples, de
madeira,
bambu e mesmo de
material reciclado, como
galhos adaptados, que dão um charme rústico à decoração.
Os suportes são fixado nas paredes com buchas e parafusos (adequadas ao tipo de parede) e, sobre eles, são dispostas as prateleiras, no arranjo que mais convier à sua decoração.
Esse tipo de fixação é a que sustenta maior peso por suporte, pois eles têm esse "reforço" na diagonal.
As mão francesas de alvenaria, que são chamadas de '
peanhas', também são fixadas diretamente nas paredes com parafusos e buchas. "
Seu nome vem do latim (pedanea), e originalmente era esculpida em madeira, gesso ou pedra" e são interessantes mesmo usadas sozinhas, sem as prateleiras apoiadas, como suporte de objetos. Assim, fazem às vezes delas.
Hoje em dia existem
peanhas de poliuretano colorido que são lindas e dão modernidade ao ambiente onde são usadas.
Pinos embutidos
Os pinos embutidos são feitos geralmente em metal e são eles que são fixados na parede.
As prateleiras, maciças ou não, se encaixam nesses pinos e, assim, aparentemente a prateleira parece não ter suportes que a sustentem. Dão um ar mais leve à decoração, em especial quando têm as mesmas cores da parede.
Veja um exemplo de uso de prateleiras fixadas com pinos embutidos.
Trilhos
As prateleiras do tipo 'trilhos' são as que são fixadas com auxílio de trilhos que são fixados nas paredes e, neles, são ainda fixados os suportes, semelhantes a mãos francesas.
Os trilhos são bastante úteis para lugares e composições de prateleiras onde seja preciso fixar várias delas, como uma estante, ou mesmo dentro de um armário, ou
closet.
Ficam ótimas em escritórios domésticos, os
home offices, organizando os objetos de uso contínuo.
A quantidade de trilhos e suportes necessários, bem como o tipo de material das prateleiras, depende do que vai ser posto em cima das prateleiras.
São muito práticas e podem ser instaladas com um mínimo de habilidade, na linha "faça você mesmo" (DIY), com uso de furadeiras domésticas, buchas e parafusos e podem ser reorganizadas conforme a necessidade.
Cabos e cordas
A fixação de prateleiras com cabos e/ou cordas é uma solução que pode resultar em efeitos lindos.
Do rústico das cordas e cabos navais, ao arrojamento dos cabos de aço sustentando vidros, a fixação desse tipo de prateleiras requer um pouco mais de habilidade e planejamento, mas o resultado geralmente vale a pena.
Nichos
São formas geométricas como cubos e paralelepípedos que são fixadas às paredes com buchas e parafusos, sozinhos ou em composições que podem ser feitas de acordo com a necessidade ou gosto pessoal.
Estes, na imagem ao lado, são como balões de falas, das histórias em quadrinhos, e trazem humor para a decoração.Nichos estão sendo muito usados atualmente na composição e organização de espaços verticais ou em apoio à móveis.
Nichos isolados, usados separadamente, podem dar um toque especial à um cantinho pouco charmoso, ou organizar a 'baguncinha específica', como livros de culinária na cozinha; cintos e bolsas, no quarto; ou perto da porta de entrada de casa, como local de depositar as coisas essenciais, como chaves, carteira e celular.
O uso dos nichos é bastante 'democrático'! Os feitos de caixotes ou gavetas reaproveitados e reciclados são o "xodó" da decoração atual!