domingo, 19 de maio de 2013

Etiqueta é frescura?

Tem gente 'abestada' que, porque não sabe, acha que etiqueta é "frescura". Educação não é frescura e maus modos nunca serão "sinônimo de personalidade", são só maus modos mesmo...

Regras de etiqueta são, antes de tudo, bom senso e civilidade! Ou você não se incomoda com um mal educado comendo com péssimos modos ao seu lado num restaurante?

Excessos, como em qualquer coisa, são ruins, é claro, mas as regrinhas mínimas de "bons modos" são partes dos códigos de boa convivência e, garanto, são muito, muito simples!

Por exemplo, nas refeições.

Há vários modos de serem servidas as refeições. À francesa, à inglesa, à russa, à americana... Cada uma delas tem uma rezão de ser, que reflete modos e costumes de uma cultura. Ao optar por uma delas, você também faz opções por seguir, mais ou menos, os conceitos dessa cultura.

Em eventos mais formais o que mais "assusta" as pessoas é a disposição dos talheres, copos e louças... Uma bobagem, pois, embora sejam muitos, em algumas ocasiões, estão dispostos exatamente na ordem do cardápio e, assim, basta seguir, de fora prá dentro, a sequência deles. Inclusive dá para saber o que será servido numa refeição pela ordem e disposição do equipo de mesa.


Viu? Bom senso puro!

Facas e colher de sopa sempre na direita, garfos sempre na esquerda. Talheres de sobremesa acima do prato. Ponto. Não, não pode usar a faca na mão esquerda. Você não sabe usar a faca na mão direita?

E não venha com desculpinhas imbecis... Aprenda, hora bolas! Você não nasceu sabendo usar na mão esquerda, não é? Então tem total capacidade de aprender a usar certo, na mão direita.

O serviço à americana, ao contrário do que muita gente pensa, não é somente menos formal que o à francesa. Ele inclui, na 'simplicidade' aparente, uma concepção das refeições. E não é somente o fato dos convidados se servirem que transforma uma refeição num serviço à americana. Sim, porque pratos já servidos, entregues prontos por garçons é que caracterizam o serviço americano. Serviços de buffet é outra coisa, e um buffet bem servido também segue uma lógica para fluir melhor, veja.

Fonte: http://www.pinterest.com
Esta imagem acima, encontrada no Pinterest, ilustra muito bem a disposição correta de um buffet.

A tradução da legenda:


Breads/rolls: é onde ficam os pãezinhos e as entradas.
Butter dish: pratinho de manteiga ou acompanhamento das entradas.
Flatware: os talheres organizados pra serem práticos.
Napkins: os guardanapos.
Beverages: bebidas que acompanham a refeição.
Plates: os pratos.
Main course: o prato principal.
Hot foods: comidas quentes.
Cold foods: comidas frias (como um maionaise, por exemplo).
Salad: as saladas.


Por sinal, muita gente confunde o serviço à francesa e, na verdade, avalia o serviço de forma equivocada.

Segundo o site do Buffet Demar os tipos mais comuns de serviço, nos buffets, são (em itálico as partes retiradas co site, com informações complementadas por mim, sem itálico):


Serviço à Francesa

Usado em banquetes muito requintados ou em casa de família, trata-se de um tipo de serviço onde o convidado serve-se da comida trazida na travessa pelo garçom. O garçom somente trás a travessa ao seu lado (direito) e você mesmo se serve, já que as travessa estarão equipadas com os talheres de servir. Para retirar seu prato, quando você terminar de comer, ele irá se aproximar pelo lado esquerdo. E isso tem toda uma lógica, porque o próximo prato estará sendo servido pelo seu lado direito e, ao retirar seu prato, imagina a confusão de dois garções se esbarrando do mesmo lado?

Serviço de Buffet

Em forma de bufê, neste caso uma mesa é montada com as comidas quentes e frias. Em eventos, o serviço de bufê é uma das melhores opções, pela facilidade de o convidado servir-se no momento que ele tenha vontade.

Serviço à Russa

Originário das cortes dos imperadores russos, esse tipo de serviço é considerado nos buffets como "inadequado aos tempos modernos". Consiste em apresentar aos convidados as travessas com grandes peças inteiras, como carnes, peixes e aves que devem ser cortadas e servidas a frente do clientes. Em restaurantes é bastante usado e, por isso mesmo, é confundido com o serviço à francesa, embora se pareça de verdade com o serviço à inglesa! A comida chega em um guéridon (mesa auxiliar) normalmente com um réchaud para mantê-la aquecida. O garçom começa a servir retirando o prato do convidado da mesa, levando até o apoio para servir a comida e logo após devolvendo o prato já servido ao convidado.

Serviço à Inglesa. 

Teve origem há milhares de anos a partir de um costume inglês, cultivado pelo próprio dono da casa, de servir ele mesmo a seus convidados. Esse tipo de serviço o garçom leva a comida em travessas e serve o convidado à mesa. O prato chega à mesa em travessas e é servido pelo garçom que segura a bandeja com a palma da mão esquerda, e com a outra mão serve os convidados, prato por prato, pelo lado esquerdo. Ou, ainda, serve todos e cobre com as cloches, que são retiradas todas de uma vez, ao estarem todos os convidados servidos. Isso não é à francesa, ok?

Serviço Empratado, ou à americana.

Se até os anos 80 era considerado simples demais, hoje é uma modalidade muito utilizada em jantares. Neste tipo de serviço, serve-se o prato à mesa já previamente elaborado na cozinha. Cercado de algumas controvérsias, o serviço à americana é muito elegante, pois o prato é individualmente preparado com arte e decoração na cozinha e servido aos convidados um a um. Aqui no Brasil é muito o serviço à americana é também conhecido como "empratado" e também é confundido com o serviço francês por quem desconhece as regras efetivas de etiqueta e 'acha' que sabe as coisas... Também apresenta uma sequencia de pratos a serem servidos, como o francês, e o serviço é feito pela direita do convidado, mas a forma de vir em pratos individuais que, em ocasiões mais requintadas, vêm com a mesma cloche do serviço à inglesa indireto, que o caracteriza, faz toda a diferença!


Exemplo de prato pronto coberto com a cloche
para não esfriar a comida enquanto todos são servidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário