segunda-feira, 13 de maio de 2013

Setorização

A tendência de trabalhar em casa, ou seja, home office, a gente já sabe que é forte e que veio para ficar. Mesmo porque a própria organização da vida e dos variados tipos de trabalho da atualidade nos "empurram" cada dia mais para isso.

Nem sempre é possível ter um espaço totalmente reservado ao escritório em casa, ou, ao home office. Assim, é bem comum nos encontrarmos na situação de termos que dividir os espaços domésticos com o trabalho.

Como otimizar os espaços para que sejam melhor utilizados nas suas funções? Vou falar de duas situações:

1. Sala dividindo espaço com escritório.
2. Quarto dividindo espaço com escritório.

Nos dois casos os profissionais de decoração e organização são quase unânimes em afirmar que o mais difícil é "separar" as áreas dentro do mesmo espaço. O que chama de setorizar.

Fonte: http://www.casosdecasa.com.br
Nos dois espaços mostrados nas imagens ao lalo, a sala é dividida de forma bem inteligente.

Colocar a mesa de trabalho atrás do sofá ajuda muito a setoriza o ambiente, sem 'atravanca' o espaço.

Seja num estilo mais clássico, como o primeiro exemplo, seja num mais contemporâneo, como o segundo exemplo, nos dois casos a colocação da mesa na posição estratégica faz toda a diferença na setorização.
Fonte: http://www.casosdecasa.com.br

Assim, tanto o trabalho quando o lazer ficam preservados, dentro de seus setores e, ao mesmo temo, integrados na decoração.

Mesmo que o espaço seja pequeno, experimente tentar esta organização em sua sala!

É realmente interessante e muito funcional!


Fonte: http://www.ionline.com.br
Quando a necessidade é distribuir o home office no quarto, a "regra" de organização é a mesma: setorizar.

No primeiro exemplo podemos ver a substituição da mesinha de cabeceira por uma pequena escrivaninha, no mesmo estilo dos móveis do quarto, para acomodar notebook e objetos de trabalho.

Fonte: http://papoevaidade.blogspot.com.br
Isso dá leveza ao ambiente e mantém tudo relativo ao trabalho separadinho, nas gavetas da escrivaninha, sem misturar com os objetos pessoais no quarto.

No outro exemplo, com mais espaço, um móvel de marcenaria com bancada baixa e armários aéreos organiza todo o material do escritório e de trabalho sem misturar-se com as roupas e sapatos, por exemplo.

Nos armários aéreos é possível acomodar pastas, arquivos e caixas para facilitar a organização.

São ótimos exemplos de organização sem perder a privacidade e, melhor, sem confundir os espaços, o que faz com que a "bagunça" seja controlada e o tempo, tanto de trabalho, quanto de lazer, sejam melhor aproveitados.

Como sempre digo, e repito: organização melhora a qualidade de vida das pessoas!

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