segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nécessaire...

Primeiro, nécessaire é um substantivo masculino, significa "necessário", em francês. Portanto, dizer "uma nécessaire" é errado. O certo é "UM nécessaire". Ok? :-)

Chamamos de nécessaire o estojo, maleta, saco, bolsa etc., onde se guardam e/ou transportam utensílios diversos destinados a algum uso preciso: 'nécessaire de toilette'. Ou seja, itens necessários ao toalete, à higiene.

Isso explicado, vamos o tema do blog: organização do nécessaire!

Não existe uma regra fixa para a organização do nécessaire, justamente porque devem estar no seu nécessaire o que você acha necessário, ok? Por exemplo, se você toma remédios diariamente, por algum motivo, esses remédios devem estar "por perto" sempre e, então, pode ser interessante ter um nécessaire de remédios em sua bolsa.

Nécessaire da linha Fun, d'O Boticário.
Na minha, tenho quatro nécessaires diferentes: um de remédios (os meus são cardíacos, mais bandaids e um estojinho de cinco cotonetes), um de maquiagem (o meu é de 'vaquinha', da linha Fun, d'O Boticário, e tem batom, base compacta, sombra neutra, lápis e blush 'rosa-saúde'), um de higiene (onde há creminhos, filtro solar, preservativos, sachês de shampoo e condicionador, pasta e escova de dentes, fio dental, desodorante e perfume, pente etc. e uma calcinha limpa. - Eventualmente durmo fora de casa, é essencial poder tomar um banho e trocar de lingerie, não acha? hehe) e um de eletrônicos. Sim, eletrônicos. Cabos, pendrives, plugues e todas as 'quinquilharias' de notebook, IPhone e afins que uso no dia a dia.

Imagem do site Papo 10.
Quando preciso de um item, é mais fácil pegar o nécessaire certo, sem ter que ficar revirando a bolsa toda oi, pior, ter o constrangimento de um absorvente cair em cima da mesa quando pego o pendrive...

Há pessoas que gostam de usar os organizadores de bolsa para esses itens e mantém o nécessaire reservado apenas para os itens de maquiagem. O site Papo 10 tem um post bem bacana, chamado de "Conheça vantagens de uso do organizador de bolsa". vale a leitura!

O que é o certo?

Não tem certo ou errado, como disse. Tem a sua necessidade e seu uso, mas é importante destacar que, em especial os itens de higiene, como escovas e pastas de dentes, e mesmo perfumes, cremes etc., podem vazar e/ou derreter e sujar os demais itens. Então, é importante que esses itens estejam acomodados em nécessaires impermeáveis.

Necessaire Jacki Design Média.
Os nécessaires de viagem incluem também itens como sabonetes, shampoos e mais itens de cuidados pessoais e, por isso, em geral são maiores.

Em viagens, para otimizar os espaços, os produtos 2 em 1 são interessantes. As embalagens "de bolsa", disponíveis em algumas linhas de produtos, são desenvolvidas exatamente para esse fim, procure conhecer. E mesmo pode ser bem  útil trocar os itens de embalagens originais, grandes, para frascos menores, de uso específico. Mesmo porque as companhias aéreas têm regras bem claras quanto ao transporte de líquidos!

Quando mudar um produto de sua embalagem original, cuidado ao escolher os novos recipientes. Use preferencialmente recipientes novos, específicos, e não reutilizados. Isso porque as reações químicas causadas pela mistura de produtos com restinhos de outros, pode ser prejudicial à sua saúde. Certifique-se dessa compatibilidade antes de reusar um frasco ou potinho!

Á cada estação do ano os itens necessários de termos por perto. Por exemplo, embora o filtro solar deva ser usado diariamente em todas as estações do ano, no verão sempre optamos por filtros mais leves, como gel e emulsão. Já inverno precisamos repor o hidratante mais vezes, e mesmo precisamos de hidratantes mais pesados, como cremes e com ingredientes como ureia etc. É interessante então optar pela troca do produto por um mais adequado, como um hidratante poderoso com filtro solar na fórmula.

Menos itens = mais conforto. Sim, porque vai pesar menos na bolsa, né? :-)

Nécessaire da linha Pixel,
da Imaginarium, que eu estou apaixonada!
Tenho a mochila e adorei a ideia
de poder combinar tudo
com esta estampa lindíssima! :-)
Particularmente gosto muito de ter na bolsa sempre álcool em gel e lencinhos umedecidos. O álcool em gel que eu uso é importado, da marca Bath & Body e tem hidratante na fórmula e cheirinho de baunilha. Assim eu não preciso ter um creme de mãos também, pois ele faz a função. Já os lencinhos umedecidos, olha, garanto, são um imenso "quebra-galhos", pode acreditar. Mas mesmo os lencinhos umedecidos têm embalagens 'de bolsa'. Procure em boas perfumarias, e não precisa carregar um pacote grande na bolsa! Tenho, ainda, um mínimo estojinho 'de costura', com agulha e linhas preta e branca... Sim, eu sou quase paranoica com a ideia de um botão cair ou um pedaço da roupa descoser... Mas isso é pessoal, você não precisa aderir à minha paranoia, ok? hehehe

Nécessair Brooksfield.
Também costumo brincar dizendo que 'desconfio' de homens que tenham nécessaire maior que o meu! hehehe Mas isso, claro, é preconceito puro. Homens também podem, e devem, se cuidar! Né? Nécessaires masculinos e femininos, atualmente, já quase não apresentam diferenças, devido aos homens estarem, cada dia mais cuidadosos consigo mesmos, mas, mesmo assim, as mulheres ainda têm, no geral, mais itens a serem armazenados.

Por isso também há maior opção de nécessaires femininos, mas existem alguns masculinos lindos e super úteis. Vale pesquisar.

Conjunto de Nécessaire
Cetim com estampa de onça.
5 peças.
Por fim, o último 'toque', porém muito importante também: verifique SEMPRE a validade dos produtos que você têm no seu necessaire! Como mantemos esses itens para uso eventual, a validade pode acabar sem que tenhamos usado tudo.

E, mesmo que não tenha acabado ainda a validade, se um produto qualquer mudar de cheiro, aparência, textura etc., PARE IMEDIATAMENTE DE USAR!

As alterações térmicas (calor e frio), balanço etc., que a bolsa provoca podem afetar as fórmulas dos produtos e, assim, alterados, eles podem causar danos sérios à você. Em especial as alergias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário