sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dez dicas para planejar a organização do guarda-roupas.

Já aconteceu de, na hora de sair, você querer encontrar um lenço, que ficaria perfeito com a roupa que você escolheu, mas não consegue, na bagunça que está seu guarda-roupas? Pois é... acontece... A ai, as vezes a gente acaba usando sempre as mesmas roupas e acessórios, mesmo tendo muitos outros, simplesmente porque não consegue encontrar na correria do dia a dia.

Ai você pensa: Não tenho roupa!

E tem! Muitas, e lindas... Só não as encontra quando quer usar. Não é verdade?

Com os espaços cada dia mais exíguos dos imóveis, é preciso arrumar tudo muito bem para não sofrer mais com isso. Mas não basta só querer arrumar um armário guarda-roupas. É preciso planejar a arrumação, para se certificar de ter em mãos o que é necessário para uma boa arrumação. Senão, você terá um trabalhão, que corre o risco de não dar em nada!

O post de hoje oferece uma listinha de dicas para esse planejamento.

1. Conte quantas roupas "de pendurar" você tem, e certifique-se de ter um número de cabides pelo menos 20% a mais. Por exemplo, se você tem 100 peças desse tipo, tenha, no mínimo, 120 cabides.

2. Compre cabides de diversos tipos. De camisas, de saias, de calças, de casados (são mais resistentes e modelado). Os melhores cabides são os de madeira. Mas também são os mais caros. Eu tenho 6 deles, de casacos, pois são mais resistentes e valem o investimento. O restante é de plástico, desses encontrados em qualquer loja.

3. Compre cestos (de plástico ou de fibras naturais), de tamanhos variados. Eles ajudam a organizar miudezas, e devem ser do tipo empilhável, para otimizar o espaço.

4. É interessante comprar também algumas capas de TNT para proteger as roupas de menos uso, como casacos pesados, ternos (no caso de uso eventual), e roupas de festa.

5. Sacos com visores, do tipo à vácuo também são úteis, apesar de caros. A alternativa são sacos resistentes de plástico e usar o aspirador de pó para tirar o ar de dentro deles. São usados para roupas de menos uso e, com a retirada do ar de dentro dos sacos, as peças ocuparão menos espaço.

6. Colmeias organizadoras, para meias e lingerie também devem ser providenciadas. Você pode comprar em lojas de organização e de material para montagem de lojas, ou pode fazer, com papel encorpado encapado. O importante é que elas ajudam a organizar as gavetas!

7. Instale dispositivos especiais para cintos e lenços nas portas dos armários. É mais fácil de encontrar na hora de usar.

8. No caso de haver poucas gavetas disponíveis, caixas plásticas ou de papelão com alças e tampa podem fazer as vezes de gavetas, arrumadas em prateleiras.

9. Sempre que possível, guarde os sapatos nas caixas em que vieram.

10. Bolsas devem ser guardadas com papel de seda amassado dentro para não amassar.

Agora, o método! :-D

Quando decidir arrumar seu armário, providencie quatro caixas de papelão bem grandes. Nelas escreva: consertar, uso frequente, festa, doação. Esvazie o armário e separe as peças dentro dessas caixas. Separe para doação tudo que não serve mais. Lembre-se: uma peça linda, mas que não cabe, ou que está precisando conserto não adianta nada estar no guarda-roupas. Providencie o conserto das que precisarem; organize as de pouco uso, ou 'de festa' nas partes de menor acesso do armário, embaladas adequadamente; e as que foram separadas para doação devem ser encaminhadas. Pratique o "desapego" sem dó! :-)

As vezes a peça é boa, sim, está em bom estado, sim, mas simplesmente não "combina" mais com seu atual estilo. Se valer muito a pena, guarde, mas dificilmente a gente volta a usar alguma coisa depois de 2 ou 3 anos sem usar, não acha? A não ser que você esteja grávida e, claro, após o parto vá voltar a usar suas roupas, roupa sem uso no armário só ocupa espaço. Não, você não vai mais usar os jeans dos seus 16 anos. Desista. Compre um jeans que agrade agora e faça o velho circular!

Caso acredite que uma peça ou outra você quer guardar, seja por que motivo for, não deixe-a junto com as de uso frequente. Separe um lugar, embale e guarde-a, longe do armário do dia a dia.

Depois de consertar o que precisa, e separar as roupas de uso frequente, experimente tudo novamente e avalie se vale a pena manter, ou se vai encaminhar para doação.

Comece a arrumação pelas gavetas, colocando as colmeias dentro delas e organizando meias, trajes de banho, lingerie etc., as peças "de dobrar" ficam noutra gaveta. Noutra ainda, separe as roupas de academia/exercícios. Se houver possibilidade, camisetas e malhas devem ser organizadas por cores, em pilhas ou enroladas, dentro das gavetas.

Depois das gavetas arrumadas, vamos aos cabides. Coloque nos cabides as peças que estão em ordem. Os cabides devem ser arrumados no suporte do armário, preferencialmente, com os ganhos todos pro mesmo lado. Isso facilita na hora de encontrar e retirar as peças no dia a dia.

Procure agrupar as peças por tipos: calças, saias, vestidos etc. isso otimiza o espaço, porque as peças têm, em geral, comprimento semelhantes e, assim, a organização fica mais uniforme e ainda pode haver a possibilidade de, por exemplo, colocar caixas de sapatos na base do armário, abaixo das camisas, que não são tão longas quanto os vestidos.

Uma ideia interessante é pendurar, no mesmo cabide da peça, os colares e/ou lenços que você costuma usar com elas. Ou os que combinam. Fica mais fácil, na hora de escolher um deles para usar.

A mesma "dica" pode ser usada para as peças que "combinam". Por exemplo, se você sempre usa uma determinada calça com uma determinada camisa, guarde-as juntas, penduradas, no mesmo cabide. É uma "mão na roda" naqueles dias mais corridos, em que a última coisa que você quer pensar é na combinação da roupa!

Viram? Planejamento, tempo, meta... está tudo ligado! Planejando a arrumação, as chances de ela ser mais duradoura são muito maiores!

Fonte: http://www.gopixpic.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário